TIPOS DE LESÕES NOS ESPORTES

Amanda Gabrielle Souza Cunha*, Laila Nunes Pereira*, Thaís Cristina Campos de Sousa*.

*Discentes do Curso de Educação Física Bacharelado do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO

A lesão esportiva é aquela que acontece  no momento  da prática esportiva podendo ser no jogo ou no treino, fazendo com que o atleta possa perder parte ou todo o treinamento e a competição.

As lesões estão associadas ao esporte praticado pelo individuo. O membro, articulação e ou grupo muscular que mais sofre estresse e esforço será o local mais afetado. 

As lesões podem ser:

Agudas são caracterizadas pela alta magnitude da carga aplicada. A força sobre determinada estrutura do corpo é tão grande que em um único evento já promove a lesão. Podemos citar lacerações na pele, contusões, distensões ,entorses, e fraturas e luxações.

Crônicas conhecidas por lesões por esforço repetitivo. Nesse tipo, a causa não é a magnitude da carga, mas sim a quantidade de vezes que ela é aplicada sobre determinada estrutura promovendo o surgimento de microtraumas que se acumulados podem se transformar em uma lesão. Podemos citar tendinites e bursites. 

LESÕES AGUDAS

CONTUSÕES

É uma lesão traumática, aguda, sem corte e acontece por causa de um trauma nos tecidos moles, causando dor e inchaço.

ENTORSE

Define-se como uma lesão do ligamento de uma determinada articulação, encontrando como sinais e sintomas a dor, inchaço. Verifica-se imediata ou gradualmente uma incapacidade para a movimentação do local.

É o acidente mais frequente no meio esportivo que afeta, sobretudo joelhos e tornozelos.

DISTENSÃO

 Se caracteriza pelo rompimento de fibras musculares, provocadas na maioria das vezes quando  o atleta faz um esforço que não está preparado. Todos os músculos do nosso corpo possui uma capacidade elástica limitada, e se esse limite for ultrapassado, uma  lesão pode acontecer.

LESÕES CRÔNICAS

BURCITE

É um inflamação das bolsas cheias de líquido (bursas) que protegem as articulações.

TENDINITE

É a inflamação do tendão, em consequência do esforço repetitivo de movimentos. Muito comum nos atletas que sobrecarregam demais alguma articulação durante os treinos.

PREVENÇÃO E O PAPEL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O profissional de educação física deve estudar de forma árdua a sessão programada e conhecer bem as regras do esporte; Analisar os riscos que cada exercício pode provocar no individuo; Avaliar a parte clínica, física e psicológica dos atletas; Fazer um treinamento específico para cada modalidade. Os Atletas que só jogam no final de semana tem uma maior probabilidade para ter traumas graves; Realizar o alongamento antes e depois de qualquer exercício; Manter sempre o equilíbrio muscular, ou seja, a força; Os atletas devem usar os equipamentos de proteção e as roupas adequadas a cada esporte, como capacetes, protetores de ombros, tornozelo, boca e joelheiras.

REFERÊNCIAS

ARBEX, Flávia Silva ; MASSOLA, Ricardo Martineli. Lesões Desportivas (LD): Conceitos Básicos e Aspectos Epidemiológicos. Disponível em:  https://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/deafa/qvaf/saude_coletiva_cap7.pdf. Acesso em 10 de abr. de 2018

JUNQUEIRA, Lívia de Oliveira. Lesões esportivas: agudas e crônicas. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/lesoes-esportivas-agudas-e-cronicas/13837. Acesso em 10 de abr. de 2018

PORTAL EDUCAÇÃO FÍSICA. As lesões nos esportes: classificações, prevenção e tratamentos. 2014. Disponível em: Acesso em: 11 de abr. de 2018