Tipos de floresta na Amazônia: conhecendo a campinarana e campina  

Grande quantidade de conhecimento científico que temos sobre as florestas que constituem a Amazônia foram conseguidos estudando florestas denominadas de “floresta de terra firme” que são constituídas por árvores atingindo, em média, de 25 a 35 metros de altura e que crescem sobre solos ricos em argila e localizados em áreas altas e planas no relevo de forma a praticamente não sofrerem influência dos corpos d´água.

No entanto, a floresta Amazônica é composta também por outros tipos de floresta com portes diferentes desse que acabamos de mencionar. Esse é o caso das florestas de campina e campinarana. Quanto às campinas, trata-se de uma floresta com porte de 4 a 7 metros de altura ao passo que as campinaranas possuem um porte um pouco mais elevado (10 a 18 metros). Tanto campina quanto campinarana são formações florestais que crescem sobre solos mais ricos em areia e distribuem-se em áreas mais declivosas e perto dos cursos de água. Desse modo, como pode-se notar, quando se fala sobre Amazônia, há diversos tipos de florestas que constituem essa grande área florestal. Campinarana e Campina são apenas alguns deles.

Para ver uma foto de uma campina, por favor, clique no link http://www.oeco.org.br/reportagens/22342-as-campinas-da-amazonia/

Preparado a partir de:

ZANCHI, F.B. et al. Water balance, nutrient and carbon export from a heath forest catchment in central Amazonia, Brazil. Hydrological Processes, v.29, p.3633-364, 2015.