TIPOS DE ENSINO: QUAL TIPO DE ABORDAGEM DIDÁTICA O INFLUENCIA COMO ALUNO OU COMO EDUCADOR?

Resumo

 A didática é a parte da pedagogia que trata as atividades educativas de acordo com o que é estabelecido pelas diretrizes. Uma prática ainda comum nas escolas é a utilização dos paradigmas conservadores como método de ensino. No entanto, numa sociedade em constante mudança e na qual o desenvolvimento tecnológico tem atingido até as camadas mais subordinadas, torna-se questionável o emprego de metodologias que exijam do aluno mera passividade e não lhe permitam o desenvolvimento da autonomia, já que o professor não é mais o único detentor do conhecimento ao qual se tem acesso. O professor passa a ser um facilitador do aprendizado do aluno. Ensinar é despertar no aluno aquele interesse pra buscar sempre mais informações a respeito do que esta sendo explanado.

  1. introdução:

A didática é a parte da pedagogia que trata as atividades educativas de acordo com o que é estabelecido pelas diretrizes. Minha visão de didática vai de encontro a abordagem comportamentalista, o professor –facilitador deve constatemente estimular o aluno a raciocinar o porque das coisas serem desta forma e não de outra maneira? Não exigir necessariamente uma resposta certa ou errada mas uma resposta que possa ser aceita, solucionadora da problemática na questão abordada. Fazer com que o aluno perceba que o professor também não tem uma resposta pronta para cada assunto abordado, e 

 Que ambos estão indo de encontro a uma resposta até porque são múltiplos as facetas que envolve o ato de aprender. Ao longo da história da educação, várias abordagens de ensino foram disseminadas. Cada abordagem sofreu influências de diferentes teóricos, realizando assim, os seus posicionamentos didáticos. A escola, fundada nas concepções dessa abordagem, é o lugar por excelência onde se realiza a educação. 

Uma prática ainda comum nas escolas é a utilização dos paradigmas conservadores como método de ensino. No entanto, numa sociedade em constante mudança e na qual o desenvolvimento tecnológico tem atingido até as camadas mais subordinadas, torna-se questionável o emprego de metodologias que exijam do aluno mera passividade e não lhe permitam o desenvolvimento da autonomia, já que o professor não é mais o único detentor do conhecimento ao qual se tem acesso. BEHRENS, (2005). 

O tipo de abordagem que me influenciou desde dos tempos de faculdade, foi o tipo de abordagem humanista, eu achei um tanto interessante e me chamou a atenção principalmente no método de avaliação. De acordo com BEHRENS, A proposta de junção entre abordagem sistêmica, abordagem progressista e abordagem do ensino com pesquisa busca responder a essa necessidade e a autora acredita que esta possa dar um novo rumo à educação oferece um modelo de projeto pedagógico desenvolvido para facilitar a prática docente de acordo com o paradigma emergente e a autora apresenta-o como sugestão de trabalho para professores. 

As abordagens pedagógicas da Educação  a implantação da hegemonia do pensamento pedagógico e científico da área, através de discussões a respeito do melhor método (AZEVEDO; SHIGUNOV, 2001). 

No método expositivo como atividade normal, está implícito o relacionamento professor-aluno: o professor é o agente, o aluno é o ouvinte. O trabalho intelectual do aluno será iniciado, propriamente, após a exposição do professor, quando então realizará os exercícios propostos. 

Tal tipo de método tem por pressuposto basear a aprendizagem no exercício do aluno. A motivação para a realização do trabalho escolar é, portanto, extrínseca e dependerá de características pessoais do professor para manter o aluno interessado e atento. 

A abordagem humanista na minha concepção é a melhor escolha de se ensinar e aprender, entretanto é um pouco difícil o educador achar que usa 100% de uma determinada abordagem de ensino pois o método tradicional ainda é predominantemente impregnado nas mentes dos docentes, fazendo com que horas alternamos de uma abordagem a outra, flexibilizando o processo mas eu acredito que estamos sempre oscilando ao tradicional. 

A abordagem tradicional ensino e aprendizagem, a ênfase é dada às situações de sala, onde os alunnos são “instruidos” pelo professor. Os conteúdos e informações precisam ser adquiridos, os modelos imitados e a relação professor-aluno é vertical, ou seja: o professor detem o poder decisório quanto a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interpretação. O professor já trás o conteúdo pronto e o alunno de limita passivamente a escuta-lo. Esse tipo de abordagem é difícil para o professor saber quem está precisando de ajuda porque ele só fala. Utilização do método expositivo. 

Abordagem comportamentalista em seu libro Escola e Democracia Saviani (1984) relata a aborddame comportamentalista do ensino como pedagogia tecnicista, revelenado que esse tipo de abordagem é atribuída ao objeto de ensino. 

Assim consiste em um arranjo e planejamento da contigência de reforço sob os quais os estudantes aprendem e é responsabilidade do professor assegurar a aquisação do comportamento, estímulo resposta, onde o aluno é o objeto de aprendizagem e um plano para alcançar o objeto proposto.

De acordo com o autor Libâneo (2008) faz uma comparação comportamentalista entre abordagem tradicional renovada-progressista e renovada não diretista. Já o autor Loureiro (2009), citando Piaget, fala que, a construção da aprendizagem requer o desenvolvimento de estruturas cognitivas no individuo capazes de responder a questão derivadas de experiências. Ou seja: para Piaget, a aprendizagem ocorre quando ações físicas ou mentais sobre objetos resultam na assimilação dessas ações e na construção de esquemas. 

Professor-aluno, aos educadores caberia o controle do processo e aprendizagem, um controle científico da educação, o professor tem a responsabilidade de desenvolver o sistema de ensino e aprendizagem. Na abordagem homem e mundo, o homem é tratado como um ser independente de seu meio, sendo então possível de ser inserido ao método de análise comportamental através do qual se determina certas condições a qual está incerido. BORDENAVE (1984). 

A avaliação está ligada aos objetivos estabelecidos, é realizada no decorrer do processo, já que são definidos os objetivos. Esta avaliação consiste na própria aprendizagem, uma vez que fornece dados para o arranjo de contingências. Há forte influência, a qual o sujeito se vê na necessidade de agir conforme as exigências do seu meio, a resposta adequada a ser emitida, reforçador positivo ou negativo dependendo do objetivo almeijado. 

Abordagem humanista Essa abordagem também dá ênfase a relações interpessoais e ao crescimento que desta resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, dos seus processos e organização pessoal da realidade em sua capacidade de atuar como uma pesoa integrada. O conhecimento é inerente a atividade humana. O ser humano em curiosidade natural para o conhecimento.         A experiência pessoal subjetiva é o fundamento sobre o qual o conhecimento é construído, no decorrer do processo de vir-a-ser da pessoa humana. O objetivo último do ser humano é a auto-realização,  o uso pleno de suas potencialidades e capacidades. O professor deve propor problemas aos alunos sem ensinar-lhes a solução, fazendo desafios. Cabe a ele evitar rotina, fixação de respostas, hábitos. 

Cabe ao educador observar e desenvolver um estilo próprio para faciltar a aprendizagem dos alunos incentivando os a pesquisar os conteúdos. O de avaliação feedback e auto-avaliação, o professor é facilitador da aprendizagem. Cabe ao aluno um papel essencialmente ativo, e suas atividades básicas entre outras, deverão consistir em: observar, experimentar, comparar, relacionar, analizar, justapor, compor, encaixar, levantar hipóteses, argumentar, etc. E ao professor cabe orientação necessária para que os objetos sejam explanados pelos alunos, sem jamais oferecer-lhe solução pronta. 

Teoría Piagetiana. Nós precisamos derefinir a apredizagem, precisamos pensar de forma diferente. Anates de tudo, a aprendizagem depende do estado de desenvolvimento, ou da competencia, como os embriologistas preferem. E desenvolvimento não é simplesmente a soma total do que o individuo aprendeu. Em segundo lugar, oensando em reforço, debemos pensar não só no reforço externo, mas no reforço interno, através da auto-regulação. PIAGET, em Evans, (1979ª P. 80). 

A aprendizagem verdadeira só se dá no exercício operacional da inteligencia. Só se realiza quando o aluno elabora seu conhecimento. Tudo que se ensina a criança à impede de inventar ou descubrir. PIAGET, em Bringuier 1978 p.38). cabe ao profesor criar situações, propicinando condições onde possa establecer reciprocidade intelectual e cooperação moral e racional.

[...]