O tipo de adestramento depende muito da funcionalidade que vai desde apenas ajudar no comportamento do cão em casa, até o curso de adestramento de cães de guarda. Existe uma área especifica que trata de diferentes tipos de adestramento:

 Cão guia

Os cães guias são muito importantes, pois auxiliam na locomoção e atividades cotidianas de cegos e um cachorro para ocupar esta função com certeza deve ser muito bem treinado. Além do treino, um cão guia deve passar por seleções, que avaliam desde sua genética até o seu comportamento, pois o cão guia deve ser um animal centrado e com ótima disciplina.

Durante o treinamento que é intenso e dura aproximadamente sete meses, o cachorro aprende a desviar de obstáculos, entrar e sair em movimentos, perceber o tráfego de carros e outras coisas que possam auxiliar o deficiente visual no seu dia- a- dia. As raças mais comuns para exercer esta função são: labrador, pastor alemão e dálmatas. Existem dois modos de um deficiente visual adquirir um animal com este tipo de treinamento  e um deles é pagando aproximadamente 25 mil reais, porém existe o Projeto Cão guia, onde a pessoa com deficiência visual podem se cadastrar e após esperar que seu nome seja chamado, não paga nada no animal.

Cão Ouvinte

O cão ouvinte também é fundamental para o auxilio a pessoas com deficiência, só que neste caso, auditiva. Ele é treinado para ajudar pessoas com problemas auditivos, para alertar o dono sobre barulhos do cotidiano, como um telefone, despertador ou uma buzina. O treinamento dura em média três meses, sendo mais simplificado do que o dos cães guia.

Cão Assistente

Os idosos normalmente precisam de vários auxílios e este tipo de treinamento, faz com que cães possam ajudar em diversas tarefas diárias, como chamar o elevador, fechar portas, desligar luzes e até mesmo encontrar alguém para prestar socorro para o dono. Os cães que recebem este tipo de treinamento podem também servir para auxiliar pessoas com outros tipos de deficiência.

Cão Policial

Os cães que recebem este tipo de treinamento normalmente são de médio à grande porte, pois necessitam de muita força e agressividade durante o seu trabalho. É necessário que tenham um treinamento intenso para apurar o olfato, pois ele trabalhará em operações que envolvem farejamento de drogas e bombas. Outras funções para as quais estes animais são treinados são: mobilização e ataques a suspeitos, farejamento de pessoas em escombros e outras operações especiais.

Cão de resgate

Estes cães devem ter um treinamento específico, principalmente em relação ao olfato. Para que eles estejam prontos para farejar pessoas soterradas ou até crianças perdidas, é necessária uma percepção tremenda, e para que isso seja possível, o adestramento deve ser feito muito bem.