Negociação via Trader AI, mas precisa saber por que o Bitcoin está superando o Ether? Deixe-nos dar-lhe todas as informações!

Free Round Gold-colored Ethereum Coin Stock Photo
Fonte da imagem: https://www.pexels.com/photo/round-gold-colored-ethereum-coin-1036637/

Hoje, estamos explorando um tópico que pode causar confusão: o token nativo do Ethereum, o ether (ETH), e por que ele tem tido um desempenho inferior em comparação ao Bitcoin ultimamente. Ao discutir a ação pura dos preços e a dinâmica do mercado, o Ether pareceu lento em comparação com o rei Bitcoin no ano passado.

Então, por que exatamente a segunda maior criptomoeda está sendo ofuscada pela recuperação implacável do Bitcoin este ano? Que fatores estão impulsionando a crescente divergência de domínio entre esses dois titãs? O que isso pode sinalizar sobre as perspectivas do Ether em comparação com o velho e mal-humorado BTC?

Macrocombustível do Bitcoin vs. Dúvidas sobre ETH

Primeiro, devemos reconhecer os catalisadores extremamente otimistas que impulsionam o Bitcoin a novos máximos surpreendentes este ano.

A tão esperada institucionalização do Bitcoin e uma onda de ETFs à vista recém-aprovados atingiram um grande ponto de inflexão em 2024, essencialmente dando luz verde a centenas de bilhões em capital institucional para canalizar de pensões, doações e financiamento legado para o ativo digital mais antigo e estabelecido da criptografia, como um diversificador de portfólio legítimo.

As macrotendências também impulsionaram o apelo do Bitcoin como uma proteção contra a inflação e uma alternativa ao dólar / sistema financeiro em dificuldades ao longo de 2023.

  • Incerteza persistente em torno do momento e potencial resistência dos reguladores na aprovação do ETF de éter local.

  • A competição de blockchains “Ethereum killer” mais escaláveis, como Solana, está conquistando participação de mercado.

  • Debates abertos em torno da proposta de valor subjacente do Ether e do papel fundamental em relação ao Bitcoin.

Ethereum e sua ascensão

Falando em concorrência, o surgimento de plataformas blockchain de camada 1 ultrarrápidas e escaláveis, como Solana, Avalanche, Polygon, et al. provavelmente contribuiu fortemente para a lenta trajetória de preços do éter.

Os principais fundos de risco, projetos NFT e desenvolvedores de aplicativos descentralizados como a Trader AI desviaram cada vez mais o investimento no ecossistema para essas cadeias mais baratas e mais eficientes. À medida que os especuladores perceberam esse fluxo de talentos de desenvolvedores e atividades de mercado longe do ecossistema Ethereum, eles correram para girar o capital em direção a blockchains que exibiam um potencial de crescimento mais técnico.

"Venda as notícias" no The Merge

A multidão de especialistas em ETH certamente se oporá a essas afirmações de “assassino de Ethereum” como exageradas e não reconhecerá as principais inovações pós-fusão que abrem o caminho para que Ethereum retenha a participação de mercado do ecossistema combinável.

E eles podem estar certos! Mas a especulação de preços torna-se muitas vezes uma profecia auto-realizável. A decepcionante ação do preço do Ether em torno da transição histórica do Ethereum para a prova de participação no outono passado ilustra que o ditado “compre o boato, venda as notícias” permanece vivo e bem na criptografia.

Mas logo depois que o Merge foi ao ar, a aceleração da liquidação do Ether revelou a tese “compre o boato, venda as notícias” com força total. Os comerciantes retiraram os lucros da mesa e os detentores de normies ficaram consternados ao verem a sua cobiçada visão monetária "ultrassom" evaporar-se à medida que a oferta de éter revertia rapidamente para um crescimento inflacionário.

Pressões da SEC e debates sobre status de segurança

À medida que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) reprimia agressivamente os títulos não conformes sem registros, o mercado ficou cada vez mais inseguro em torno de qual designação a SEC poderia aplicar ao token Ether nativo da Ethereum.

As exchanges de criptomoedas já estavam cautelosas em listar ativos que violassem as regulamentações de valores mobiliários e os expõem a responsabilidades massivas. Assim, à medida que os rumores e as conversas se intensificavam sobre a SEC examinando o Ether como um título não registrado, grandes plataformas como a Binance suspenderam preventivamente os futuros do Ether e os produtos de empréstimo para reduzir sua vulnerabilidade regulatória.

Fragmentação do Éter vs. Singularidade do Bitcoin

Alguns veteranos do comércio de criptografia, como Ilan Solot, da Marex Capital, acreditam que o baixo desempenho do preço do Ether decorre da fragmentação da liquidez e das energias especulativas em uma miríade de subsetores do Ethereum, em comparação com o Bitcoin, um canal de ativos singular.

“O capital fica fragmentado”, resumiu. “Há um número proporcionalmente maior de maneiras de obter exposição ao ecossistema [Ethereum] por meio dos muitos tokens da Camada 2 (OP, ARB…) e tokens de protocolo nativos em cada um.”

A maré poderia voltar?

Por mais convincentes que a tese altista para o Bitcoin e o argumento baixista para o éter pareçam no ambiente atual, seríamos negligentes em ignorar o potencial crescente de reversão dessas narrativas e da dinâmica relativa de preços à medida que 2024 se desenrola.

Por um lado, a SEC pode aprovar um ETF ETH à vista para trazê-lo de volta à paridade regulatória com o BTC. Mesmo que a SEC considere a segurança do éter baseada em aspectos técnicos, eles poderiam designá-lo como um instrumento isento adequado para produtos de investimento estruturados para convergir o tratamento regulatório.

Além disso, não vamos esquecer a propensão do Bitcoin de ver fortes quedas cíclicas de 75%, historicamente, a cada quatro anos ou mais - sugerindo que até mesmo a atual compra especulativa que alimenta o BTC sobre o éter está fadada a esfriar e reverter em algum ponto.

A hora do Ether ainda pode chegar novamente para servir uma boa fatia de torta humilde aos maximalistas do Bitcoin. Seríamos tolos se desconsiderássemos para sempre o formidável ecossistema Ethereum quando se trata de liberar futuras ondas de torrentes de investidores FOMO para recuperar participação de mercado.

Para concluir

Quer começar a usar aplicativos como Trader AI ou Cryptohopper, mas tem medo da volatilidade? Não importa em que lado da divisão BTC/ETH você está apostando, esses ciclos de ativos e rivalidades tornam os mercados fascinantes para estudar e especular. E, claro, as principais directivas do Bitcoin e do Ethereum estão demasiado interligadas com a mudança da humanidade em direcção a um futuro descentralizado de valor e finanças verdadeiramente digitais para que as suas narrativas possam ser algo menos optimistas no grande esquema.