The Ether Slump - Por que o Bitcoin está superando a outra estrela da criptografia
Por SHM. | 17/05/2024 | TecnologiaNegociação via Trader AI, mas precisa saber por que o Bitcoin está superando o Ether? Deixe-nos dar-lhe todas as informações!
Fonte da imagem: https://www.pexels.com/photo/round-gold-colored-ethereum-coin-1036637/
Hoje, estamos explorando um tópico que pode causar confusão: o token nativo do Ethereum, o ether (ETH), e por que ele tem tido um desempenho inferior em comparação ao Bitcoin ultimamente. Ao discutir a ação pura dos preços e a dinâmica do mercado, o Ether pareceu lento em comparação com o rei Bitcoin no ano passado.
Então, por que exatamente a segunda maior criptomoeda está sendo ofuscada pela recuperação implacável do Bitcoin este ano? Que fatores estão impulsionando a crescente divergência de domínio entre esses dois titãs? O que isso pode sinalizar sobre as perspectivas do Ether em comparação com o velho e mal-humorado BTC?
Macrocombustível do Bitcoin vs. Dúvidas sobre ETH
Primeiro, devemos reconhecer os catalisadores extremamente otimistas que impulsionam o Bitcoin a novos máximos surpreendentes este ano.
A tão esperada institucionalização do Bitcoin e uma onda de ETFs à vista recém-aprovados atingiram um grande ponto de inflexão em 2024, essencialmente dando luz verde a centenas de bilhões em capital institucional para canalizar de pensões, doações e financiamento legado para o ativo digital mais antigo e estabelecido da criptografia, como um diversificador de portfólio legítimo.
As macrotendências também impulsionaram o apelo do Bitcoin como uma proteção contra a inflação e uma alternativa ao dólar / sistema financeiro em dificuldades ao longo de 2023.
-
Incerteza persistente em torno do momento e potencial resistência dos reguladores na aprovação do ETF de éter local.
-
A competição de blockchains “Ethereum killer” mais escaláveis, como Solana, está conquistando participação de mercado.
-
Debates abertos em torno da proposta de valor subjacente do Ether e do papel fundamental em relação ao Bitcoin.
Ethereum e sua ascensão
Falando em concorrência, o surgimento de plataformas blockchain de camada 1 ultrarrápidas e escaláveis, como Solana, Avalanche, Polygon, et al. provavelmente contribuiu fortemente para a lenta trajetória de preços do éter.
Os principais fundos de risco, projetos NFT e desenvolvedores de aplicativos descentralizados como a Trader AI desviaram cada vez mais o investimento no ecossistema para essas cadeias mais baratas e mais eficientes. À medida que os especuladores perceberam esse fluxo de talentos de desenvolvedores e atividades de mercado longe do ecossistema Ethereum, eles correram para girar o capital em direção a blockchains que exibiam um potencial de crescimento mais técnico.
"Venda as notícias" no The Merge
A multidão de especialistas em ETH certamente se oporá a essas afirmações de “assassino de Ethereum” como exageradas e não reconhecerá as principais inovações pós-fusão que abrem o caminho para que Ethereum retenha a participação de mercado do ecossistema combinável.
E eles podem estar certos! Mas a especulação de preços torna-se muitas vezes uma profecia auto-realizável. A decepcionante ação do preço do Ether em torno da transição histórica do Ethereum para a prova de participação no outono passado ilustra que o ditado “compre o boato, venda as notícias” permanece vivo e bem na criptografia.
Mas logo depois que o Merge foi ao ar, a aceleração da liquidação do Ether revelou a tese “compre o boato, venda as notícias” com força total. Os comerciantes retiraram os lucros da mesa e os detentores de normies ficaram consternados ao verem a sua cobiçada visão monetária "ultrassom" evaporar-se à medida que a oferta de éter revertia rapidamente para um crescimento inflacionário.
Pressões da SEC e debates sobre status de segurança
À medida que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) reprimia agressivamente os títulos não conformes sem registros, o mercado ficou cada vez mais inseguro em torno de qual designação a SEC poderia aplicar ao token Ether nativo da Ethereum.
As exchanges de criptomoedas já estavam cautelosas em listar ativos que violassem as regulamentações de valores mobiliários e os expõem a responsabilidades massivas. Assim, à medida que os rumores e as conversas se intensificavam sobre a SEC examinando o Ether como um título não registrado, grandes plataformas como a Binance suspenderam preventivamente os futuros do Ether e os produtos de empréstimo para reduzir sua vulnerabilidade regulatória.
Fragmentação do Éter vs. Singularidade do Bitcoin
Alguns veteranos do comércio de criptografia, como Ilan Solot, da Marex Capital, acreditam que o baixo desempenho do preço do Ether decorre da fragmentação da liquidez e das energias especulativas em uma miríade de subsetores do Ethereum, em comparação com o Bitcoin, um canal de ativos singular.
“O capital fica fragmentado”, resumiu. “Há um número proporcionalmente maior de maneiras de obter exposição ao ecossistema [Ethereum] por meio dos muitos tokens da Camada 2 (OP, ARB…) e tokens de protocolo nativos em cada um.”
A maré poderia voltar?
Por mais convincentes que a tese altista para o Bitcoin e o argumento baixista para o éter pareçam no ambiente atual, seríamos negligentes em ignorar o potencial crescente de reversão dessas narrativas e da dinâmica relativa de preços à medida que 2024 se desenrola.
Por um lado, a SEC pode aprovar um ETF ETH à vista para trazê-lo de volta à paridade regulatória com o BTC. Mesmo que a SEC considere a segurança do éter baseada em aspectos técnicos, eles poderiam designá-lo como um instrumento isento adequado para produtos de investimento estruturados para convergir o tratamento regulatório.
Além disso, não vamos esquecer a propensão do Bitcoin de ver fortes quedas cíclicas de 75%, historicamente, a cada quatro anos ou mais - sugerindo que até mesmo a atual compra especulativa que alimenta o BTC sobre o éter está fadada a esfriar e reverter em algum ponto.
A hora do Ether ainda pode chegar novamente para servir uma boa fatia de torta humilde aos maximalistas do Bitcoin. Seríamos tolos se desconsiderássemos para sempre o formidável ecossistema Ethereum, especialmente para aqueles que querem comprar Ethereum e liberar futuras ondas de torrentes de investidores FOMO para recuperar participação de mercado.
Para concluir
Quer começar a usar aplicativos como Trader AI ou Cryptohopper, mas tem medo da volatilidade? Não importa em que lado da divisão BTC/ETH você está apostando, esses ciclos de ativos e rivalidades tornam os mercados fascinantes para estudar e especular. E, claro, as principais directivas do Bitcoin e do Ethereum estão demasiado interligadas com a mudança da humanidade em direcção a um futuro descentralizado de valor e finanças verdadeiramente digitais para que as suas narrativas possam ser algo menos optimistas no grande esquema.