A FAMÍLIA E A ESCOLA.

Rachel de Oliveira Augusto

Sob a Orientação do Profº Carlos Zeni 

Atualmente vivemos em uma sociedade que esta começando a se interar mais com seus direitos e deveres, contudo, ainda temos pessoas que pensam apenas nos seus interesses particulares e esquecem-se do bem comum.

Temos essa ação com maior clareza na atuação dos pais da nova atualidade, suas prioridades estão mais voltadas às preocupações individuais do que as com seus filhos, podemos até dizer que os pais de hoje em dia estão apenas colocando seus filhos no mundo e deixando de lado prioridades como criação e ensinamentos de respeito mútuo e educação com o próximo.

É claro que devemos ter ciência de que a integração da família com a escola é necessária e essencial, todavia é a família quem demonstra o maior grau de sustentabilidade as crianças, as mesmas são espelhos cada vez relevante nas ações das crianças, é visível isso no momento que as crianças nos olham e dizem:

_Ah, mas por que não pode se meu pai ou minha mãe fazem!

Que argumentos utilizar com uma reação desta, como sancionar uma resposta ou ação errada?

Este texto poderia iniciar com o principio do nascimento da criança, onde ela tem como ensinamentos seus referencias  de cheiro, gosto e imagens logo ao se interar com o mundo atual.

Neste momento podemos gerar inúmeros questionamentos sobre nossa diversidade familiar e institucional, então de que forma podemos trabalhar com essa nova sociedade? Quantos questionamentos podemos fazer e ter nesse momento?

Ainda nestes pontos relatados no decorrer deste texto, poderíamos  citado o artigo 21 do ECA que transpõem alguns favorecimentos da criança da família.

Sociedade esta que atualmente esta mais preocupada com o materialismo do que com seus princípios, esquece que nem tudo esta embasado nos bens próprios e sim em pequenos bens que nos tragam satisfação.

Nem sempre nossas crianças vão estar preocupadas com os luxos e satisfações constantes, mas, a presença de pessoas queridas a sua volta serão constantemente carregadas em sua memória e em seu futuro!

06 de Outubro de 2011