As mudanças climáticas são cada vez mais frequentes, o que nos deixa inseguros, no caso das construções é preciso tomar várias iniciativas para que tudo esteja sobre controle.

Na hora de construir sejam casas residenciais ou mesmo condomínios são necessários muitos cuidados, um deles parte do princípio que a obra deve ser acompanhada por um engenheiro eletrônico, o uso do terrômetro é usado por eles uma vez que o seu valor é exorbitante para qualquer um possuir esse aparelho, seu uso é essencial para um bom aterramento.

O uso do terrômetro consiste em colocar uma saída no aterramento que será analisado e as outras duas saídas com eletrodos no solo dessa maneira é feita a aferição.

O engenheiro após utilizar esse aparelho lhe passa a informação, se o solo esta em condições e caso contrário passam as mudanças necessárias para serem providenciadas.

Cabe ao responsável pela obra manter a sua segurança ou optar por adiar o que deve ser feito.

Muitos profissionais dessa área alegam que dificilmente as descargas de raios vêm pela rede elétrica, explicam que caso fosse assim nossos vizinhos também teriam seus equipamentos eletrônicos queimados, já que estamos ligados em rede pela companhia elétrica. Os mesmos não tomam partido entre seus clientes e a companhia de rede elétrica.

Mesmo que os engenheiros não tomem partidos, existem providências a serem tomadas e os responsáveis das obras por negligência ou economia sem fundamento, porque afinal com segurança não se brinca.

Por isso, é necessário em toda obra fazer o aterramento necessário, pois além de correr riscos com equipamentos eletrônicos, sabemos que corremos risco de vida, uma vez que o Brasil é o campeão em recebimento de raios.