Terreno baldio
Por Fernando Sequeira | 13/05/2016 | HistóriaExistiu um terreno baldio atrás da casa onde eu morei, mais especificamente na época da minha infância.
Haviam três pés de jaca, em que da janela onde eu observava dava a impressão que havia uma só. Essa árvore era grande, dela observava-se a direção certa do vento e especialmente no verão, começava a dar origem à novos frutos. Havia logo a frente alguns pés de banana, cana e um pé de mamona que todos os dias espalhava suas sementes por todo o quintal. Logo atrás uma casinha abandonada, que dava a sensação de ser mal-assombrada e em dias de ventos fortes as suas telhas moviam-se. Atrás dessa mesma casinha existia uma outra árvore, cheio de folhas.
Tudo isso era um encantamento para mim. Durante o dia esse terreno dava ar de vida, através da luz do sol e os pássaros e a noite dava a sensação de sombrio, ás vezes ouviam-se passos e barulhos desconhecidos no mato, fazendo os cachorros latirem.
Todo esse encantamento hoje não existe mais, pelo fato que hoje esse terreno deu lugar a tijolos e concretos, casas altas de no mínimo dois andares. Hoje a luz do sol brilha mais timidamente e os pássaros não se sentem mais tão à vontade assim para festejar e cantar naquele lugar. Hoje a única lembrança que existe esta dentro da minha memória, não tenho fotos e nenhum arquivo guardado daquele lindo lugar.
De fato as coisas mais simples da vida são aquelas que mais nos dão significados e nos marcam para sempre. Hoje o prestar a atenção a essas coisas simples tornou-se algo raro, já que o fazer e o materialismo se tornou algo primordial na vida da grande maioria do mundo.