A Temperatura é uma grandeza física que quando se associa a um sistema, caracteriza seu estado térmico. A forma mais comum de se medir a temperatura de um corpo, é colocar um termômetro em contato direto com ele. Ambos chegarão ao que se chama de equilíbrio térmico. O termômetro receberá calor do corpo, variando sua própria temperatura, mostrando assim o valor associado ao estado térmico do outro. Um termômetro de globo é capaz de medir a temperatura de um local, eficaz pra diversas finalidades, sendo a maioria para fins de controle da temperatura do meio. Bem comum nos centros das cidades é o termômetro de globo digital.

Existem desde que foi criado o termômetro, diversas escalas termométricas. Cada país tem liberdade para adotar uma. Em países cujas temperaturas do meio são mais frias, como os Estados Unidos, utilizam-se da escala Fahrenheit. No Brasil a escala Celsius é mais usual.

Um termômetro de globo é um dispositivo muito comum em locais de trabalho, laboratórios e grandes cidades. Há um interesse em manter a temperatura de locais de trabalho, especialmente os que dizem respeito à saúde, como hospitais, dentro de um limite. Isso por que fungos e bactérias podem se proliferar mais rapidamente em determinadas temperaturas.

Em seu funcionamento, o termômetro de globo digital, possui uma antena com um diodo semicondutor em sua extremidade. O diodo, que é associado a outros componentes eletrônicos, de modo a forma um circuito que se alimenta de uma tensão. Em uma variação de temperatura no ambiente, a recepção no termômetro se dá na forma de uma corrente elétrica, que aumenta ou diminui, no diodo, que transmite tal variação ao circuito interno, que por sua vez altera o valor da temperatura na amostragem.

A indústria oferece diversos modelos de termômetro de globo, com variações na escala de leitura de temperaturas, resolução e precisão da medida, temperatura de operação, entre outros. Em locais públicos, deve-se tomar cuidado  com o valor de temperatura atribuído pelo termômetro de globo. Isso se deve ao fato de que em ambiente aberto, o que se tem na verdade é uma sensação térmica e não um valor definido de temperatura, pois o vento “engana” o sensor em dias frios, assim como os raios solares, em dias quentes. Assim, para tais locais, leva-se em conta a que altura o termômetro se encontra. Pode-se avaliar em valores aproximados de temperatura para tais casos.