TERCEIRO SETOR DA ECONOMIA: ESTUDO DE CASO NAS IGREJAS

EVANGÉLICAS BATISTAS REGULARES

 

Alessandra Dantas de Sousa

Centro Universitário Paraíso (UNIFAP) | Rua da Conceição, 1228 - São Miguel | Juazeiro do Norte, Ceará | CEP.: 63010-465 | (88) 3512-3299 | [email protected]

[email protected]

 

RESUMO

 

O terceiro setor não é público nem privado, mas sim uma fusão da sociedade com o privado para um fim público, suprindo muitas vezes as falhas do Estado. Ele é composto por organizações, institutos e associações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela participação voluntária, que tem finalidade social de interesse público, cuja intenção é proporcionar benefícios à sociedade e promover a melhoria na qualidade de vida. O objetivo deste artigo é analisar quais os meios aplicados pelas Igrejas Evangélicas Batistas Regulares para auferir rendimento financeiro e suprir com suas despesas. A metodologia partiu de uma abordagem qualitativa através de um estudo de caso num universo de Igrejas Evangélicas. Espera-se com esse artigo adquirir conhecimento sobre essas entidades, tirar dúvidas existentes sobre os meios utilizados pela igreja para arrecadação e como esses recursos serão aplicados.

 

PALAVRAS-CHAVE: FinanceiroIgrejas Evangélicas Batistas Regulares. Terceiro Setor.

 

INTRODUÇÃO 

 

O terceiro setor é o setor da economia que atua na área das atividades humanas, pautadas no oferecimento de serviços e na prática do comércio. É o setor que é voltado tanto para o poder público como o privado é considerado um método de inclusão social e muitas vezes suprem as falhas do estado, onde a atividade religiosa está diretamente ligada a este setor.

Partindo desta explanação, este trabalho levanta o seguinte problema: como as igrejas evangélicas batistas regulares conseguem se manter sem ter uma fonte financeira pré-determinada?

Com base nessa indagação o presente trabalho busca informações dentro do campo das igrejas evangélicas, mais especificamente nas igrejas batistas regulares, observando se há colaboração dos fiéis, a comercialização de artigos religiosos e se a organização de eventos geram receitas para estas entidades.

Portanto como objetivo o trabalho busca observar quais os meios utilizados pelas igrejas evangélicas batistas regulares para obter ganho financeiro e arcar com as despesas, verificando a distinção entre essas entidades com outras organizações cuja finalidade é lucro, além de investigar se há investimento na entidade e não remuneração de seus participantes em eventos e descrevendo se há comercialização de artigos religiosos.

Esta pesquisa tem a importância de investigar como as igrejas batistas regulares se sustentam com o intuito de adquirir conhecimento sobre essas entidades, tirar dúvidas existentes sobre a entrada de recursos e aplicação dos mesmos. 

 

 

REFERENCIAL TEÓRICO

 

O terceiro setor é o setor da economia que atua na área das atividades humanas pautadas no oferecimento de serviços e na prática do comércio. É o setor que é voltado tanto para o poder público como o privado, é considerado um método de inclusão social e muitas vezes supri as falhas do estado. É composto por organizações, institutos e associações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela colaboração voluntária, que tem objetivos sociais e de interesse público.

 

 

(...) o terceiro setor é composto de organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária, num âmbito não governamental, dando continuidade a práticas tradicionais de caridade, da filantropia e do mecenato e expandindo o seu sentido para outros domínios, graças, sobretudo, à incorporação do conceito de cidadania e de suas múltiplas manifestações na sociedade civil. (FERNANDES apud LUCA, 2008, p.23).

 

 

Conclui-se então que o terceiro setor com a crise financeira irá buscar o bem estar da sociedade, reforçando a ideia de trabalhos voluntários, gerando mais entidades sem fins lucrativos e tentando corrigir falhas do estado. Visará à produção de bens e serviços para a ajuda mútua.

Segundo Tenório (2004), citado por Luca (2008, p.22) o terceiro setor é a união de iniciativas de grupos privados predestinados ao interesse público. Distinguem-se do primeiro e do segundo setor, criando ações de vários aspectos, como associações, entidades de classe, fundações privadas, instituições filantrópicas, movimentos sociais organizados, organizações não governamentais, assim como outras organizações assistenciais ou caritativas da sociedade civil. Conceitua o terceiro setor como a reunião de atividades espontâneas, não governamentais e sem fins lucrativos, visa o bem da sociedade, trabalham de maneira autônoma dos outros setores, sendo que possa ou necessite receber colaboração.

Paes (2000) citado por Silva (2008, p.17), afirma “A tradição religiosa está ligada com os principais propósitos do setor” ajudar ao próximo, o dividir e a preocupação social. A filantropia chegou ao Brasil por meio das santas casas de misericórdia, onde foram constituídas as primeiras redes de serviços assistenciais paralelas ás instituições do estado, fazendo-se presente na origem do terceiro setor. As atividades das entidades coligadas á igreja, estavam carregadas com o conceito de benemerência e durante mais de três séculos a filantropia desenvolveu-se neste país sob a prática assistencial, predominando a caridade cristã.

De acordo com Carrion (2000) citado por Silva (2008, p.18), houve momentos importantes do desenvolvimento do terceiro setor no Brasil. O primeiro ocorreu da colonização até meados do século XX, quando houve o desenvolvimento das associações voluntárias, fundadas pelas igrejas, de acordo com valores da fé cristã. Certas organizações assim ainda existem e atuam na área da saúde e da educação.

Partindo dessa explanação sobre o terceiro setor e sabendo que as igrejas são entidades sem fins lucrativos e que fazem parte desse setor entrar-se-á no tema do seguinte projeto.

As redes evangélicas são divididas entre protestantes históricas, pentecostais e neopentecostais, diferenciando-as pelo campo litúrgico, organização ministerial, e pela forma como cada denominação alcança novos membros ou fieis. Para enfatizar o tema do presente trabalho tratar-se-á sobre as igrejas evangélicas batistas regulares.

Segundo o portal batistaregular.wordpress.com a igreja batista regular é uma denominação cristã evangélica, de orientação batista mais conservadora e fundamentalista.

A doutrina dos batistas regulares é bem mais tradicionalista, do que a de outros batistas. Dependendo da congregação, pode variar em relação ao protestantismo.  Para se tornar uma igreja batista regular não precisa fazer parte de uma associação mais é necessário que a história e as doutrinas batistas regulares sejam respeitadas e praticadas, uma das praticas impostas para as mulheres é o uso de vestimentas compostas e maquiagem suave e os homens por sua vez devem se posicionar como líderes da família, tanto no aspecto espiritual como no secular. São valores e práticas que diferenciam de outras congregações, ou seja, uma doutrina própria que os distinguem do resto da cristandade. (SITE BATISTA REGULAR.WORDPRESS.COM).

“A paixão batista pela liberdade é uma das principais razões pelas quais há tanta diversidade na vida batista. Os batistas divergem e suas diferenças são frequentemente amplas e profundas.” (SHURDEN apud BACOCCINA, 2016, p.39). Os batistas lutavam pela liberdade em um cenário de aprisionamento, tentando expressar suas ideias, crenças, vontades, na luta por seu espaço na sociedade, pois viviam momentos aprisionadores onde a religião tornava-se o sentido da sua existência.

 

 

Este “sentimento” é a marca do movimento batista desde a sua fundação, que o torna um movimento libertador por um lado, mas separatista por outro, já que prega a liberdade de cada indivíduo, também perceberemos que o desejo de liberdade faz com que o movimento tenha como missão pulverizar suas ideias libertadoras, seja de ordem política ou religiosa, transformando lugares e espaços. Assim, os batistas, de forma geral, sonham com homens livres de qualquer tipo de opressão. (BABOCCINA, 2016, p.35).

 

 

Hoje por meio da liberdade religiosa os batistas seguem uma orientação que pode ser identificada a doutrina reformada, pois rejeitam o pentecostalismo, o ecumenismo e qualquer de suas expressões.

 

 

 

METODOLOGIA 

 

O projeto realizará uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa através de estudo de caso num universo de igrejas evangélicas. Tomar-se-á como amostra a igreja batista regular, localizada na cidade de Juazeiro do Norte.

Marconi e Lakatos (2010) citado por Araújo (2013, p.03) definem abordagem qualitativa como:

Uma abordagem qualitativa se trata de uma pesquisa que tem como premissa, analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento humano e ainda fornecendo analises mais detalhadas sobre as investigações, atitudes e tendências de comportamento. Assim, o que se percebe é que a ênfase da pesquisa qualitativa é nos processos e nos significados.

 

 

Usar-se-á o método de entrevista face a face para a realização da coleta de dados, que permitirá aos pesquisadores explorarem o material para obtenção de resultados.

Será levado em consideração o fato de que a pessoa entrevistada poderá omitir informações limitando assim a veracidade dos dados.

Analisar-se-á os dados coletados e mediante as informações apresentadas será tomado como verdade, respondendo assim o problema da pesquisa, a fim de saber como as igrejas evangélicas batistas regulares se mantêm financeiramente.

 

 

ANÁLISE DOS RESULTADOS

 

Os resultados da pesquisa foram obtidos através da entrevista face a face que teve como objetivo identificar como as Igrejas Evangélicas Batistas Regulares se mantem financeiramente. O entrevistado foi o tesoureiro e contador da Igreja Batista Regular de Juazeiro do Norte.

Perguntou-se quais os meios utilizados pela Igreja Batista Regular para se manter financeiramente e obteve-se como resposta que as Igrejas Batistas Regulares se mantem financeiramente através da arrecadação do dízimo que é equivalente a 10% do valor dos salários dos fiéis e também por meio de ofertas que são voluntárias sem valor estipulado.

O dizimo é citado na bíblia como a décima parte de algo e é considerado como sendo a fidelidade do fiel e sua atitude de adoração a Deus. As igrejas utilizam-se do dizimo como principal meio para estarem se sustentando e dando continuidade a obra divina.

Ao ser inquirido se na Igreja Batista Regular há a comercialização de artigos religiosos e se as receitas obtidas pelas vendas desses artigos são destinadas à própria instituição foi respondido que a Igreja Batista Regular não pratica a comercialização de nenhum artigo religioso.

Na maioria das igrejas ocorre comercialização de artigos, esta é uma das formas utilizadas por essas entidades para manter-se e dar seguimento à suas doutrinas, porém a Igreja Batista Regular não se utiliza desse recurso.

Indagado sobre a organização de eventos em prol da captação de recursos para Igreja Batista Regular teve-se como afirmação de que a Igreja Batista Regular não realiza eventos para a entrada de receitas na Igreja.

Os eventos organizados pela Igreja Batista Regular são gratuitos, apenas cobrado o valor da inscrição no caso de vir algum palestrante de fora da região. A Igreja Batista Regular organiza com seus fieis comemorações em datas importantes que constam no calendário como dias das mães, semana santa, natal.

A igreja Batista Regular não se utiliza dos seus eventos para arrecadação em prol da manutenção da igreja, apenas para cobrir despesas do próprio evento.

Solicitado para falar de um evento que consta no calendário da Igreja Batista Regular o entrevistado citou o evento PROCLAMAR que acontece todos os anos na cidade de Juazeiro do Norte no ginásio poliesportivo e reúne os fieis das Igrejas Batistas da Região do Cariri.

Geralmente os eventos anuais realizados por essas organizações são feitos com o intuito de divulgar esse grupo e fazer com que mais fiéis possam segui-los.

Em relação à questão de que a Igreja Batista Regular colabora com alguma instituição beneficente foi falado que os recursos arrecadados com o dizimo e as ofertas são destinadas a ajudar missionários da Igreja mensalmente que hoje é composto por dezoito pessoas e que atualmente a Igreja Batista Regular não contribui financeiramente com nenhuma instituição beneficente, porém já contribuiu por alguns anos com a IACC.

As pessoas que ajudam na disseminação da fé não têm um trabalho remunerado fora da igreja, assim fazendo-se necessária uma colaboração para os mesmos se manterem.

Questionou-se sobre a relação financeira entre o colégio Batista e a Igreja Batista Regular e foi dito que a Igreja Batista Regular hoje em dia é uma instituição independente, mais que por algum tempo foi vinculada ao colégio Batista que está localizado nas dependências da Igreja.

O colégio Batista recebe alunos de qualquer religião, sendo que o fluxo maior de estudantes frequenta a igreja Batista Regular. Até hoje o colégio e a igreja são relacionados pelo nome em comum, não havendo de fato uma ligação direta.

Interrogado a respeito dos valores que é destinado aos pastores recebeu-se como retorno que os pastores recebem mensalmente uma quantia que varia de 3 a 6 salários dependendo da arrecadação mensal da Igreja.

Com relação a todo trabalho de dedicação à religião e todas as atividades feitas na igreja têm-se o Pastor como peça fundamental, sendo ele totalmente comprometido por tal função oferecendo ao mesmo o direito de um ordenado. 

Interpelado acerca de qual a média de arrecadação mensal da Igreja Batista Regular após o confronto das despesas com as receitas e se havia alguma forma de prestação de contas alcançou-se a conclusão de que a arrecadação mensal da Igreja Batista Regular mensalmente varia entre vinte mil a trinta mil reais.

           Na igreja Batista Regular há uma assembleia geral, sendo composta por famílias que frequentam a Igreja Batista Regular constantemente e que colaboram com o dízimo, os responsáveis pela arrecadação e prestação de contas entregam às famílias relatórios do que foi feito na Igreja com os valores recebidos do dízimo e das ofertas.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A preparação deste trabalho buscou informar à sociedade como as igrejas Batistas Regulares se sustentam, e que meios são utilizados para alcançar tal resultado. Dessa forma, podemos concluir que a principal fonte de sustento destas entidades são os dízimos que os fiéis entregam à igreja como ato de fé e para colaborar com a disseminação da mesma dentro da sociedade.

 

 

REFERÊNCIAS 

 

ARAUJO, Rafaela Albuquerque Valença de. Abordagem qualitativa na pesquisa em administração: Um olhar segundo a pragmática da linguagem. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2013/2013_EnEPQ196.pdf>. Acesso em 23 out. 2016.

 

BACOCCINA, Carlos Alberto dos Santos. Uma missão ao interior: o início do movimento batista regular no Brasil (1936-1950). Disponível em: <http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1569#preview-link0>. Acesso em 15 out. 2016.

 

LUCA, Camila de Almeida. O terceiro setor na economia brasileira. Disponível em: <http://tcc.bu.ufsc.br/Economia292158>. Acesso em 05 set. 2016.

 

Portal Batista Regular. Disponível em: <https://batistaregular.wordpress.com/quem-somos/>. Acesso em 16 out. 2016.

 

SILVA, Francielle Molon da. Terceiro setor e o desafio da sustentabilidade: aspectos políticos, técnicos, econômicos e sociais. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/12554/000630054.pdf?sequence=1>. Acesso em 19 set. 2016.