TEORIAS E PRÁTICAS PEGAGOGICAS NA GESTÃO ESCOLAR (FOCOS DE OBSERVAÇÃO PARA GESTÃO EDUCACIONAL) 

 

MÁRCIA SANTOS DA SILVA (PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL).

MARILUCY DOS SANTOS SILVA (PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL).

LUCIENE MARIA MEIRA(PEDAGOGA,ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL).

CONCEIÇÃO DA SILVA CAMPOS(PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL)

      INTRODUÇÃO

 

  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EQUIPE GESTORA

Considera-se que a gestão escolar é de suma importância na composição de uma unidade escolar.

Por isso a prática pedagógica que acho mais significativa foi o contato direto com os professores, alunos e comunidade que a diretora  mantém. Sendo responsável por toda a parte administrativa da escola ,é uma excelente líder com sua equipe ,é uma das principais responsáveis por receber ,administrar e executar a distribuição dos recursos financeiros, está presente todos os dias na unidade escolar, cumprindo a sua carga horária.

Contudo a coordenadora também faz muita diferença na unidade escolar, atua com a diretora, buscando atender as necessidades dos alunos, pais, dos professores e funcionários, resolvendo conflitos, mas sempre mantendo o profissionalismo. Participa dos eventos, desde sua elaboração até sua execução, auxiliando os professores e funcionários.

Por outro lado, o secretário  responsável pela secretaria assume um papel importante. Observamos que o seu cargo exige muita atenção paciência e cordialidade pois auxilia na parte administrativa, atendendo diretamente o público interno e externo da escola, deixando a todos satisfeitos. 

 

  • FOCOS DE OBSERVAÇÃO PARA GESTÃO EDUCACIONAL

 

  • COORDENADOR PEDAGÓGICO

Verificamos que o Coordenador Pedagógico possui papel fundamental na elaboração do Projeto Politico Pedagógico, pois tem que mediar e orientar os profissionais, quais ações serão realizadas durante o ano. Podendo ser o plano anual que constará os projetos a serem desenvolvidos ,mesmo planejado o PPP a coordenadora busca inovar periodicamente avaliando com projetos de melhorias no atendimento as crianças e no plano de ensino da unidade.

As principais atividades desenvolvidas pelo Coordenador são de acompanhar, avaliar, analisar as atividades recomendando sugestões visando o bem estar das crianças tendo como objetivo atividades desenvolvidas com intencionalidade. Além dessas atividades a coordenação emite uma lista de relatórios, participa de reuniões com a direção da unidade periodicamente, notificando e consultando sobre todas as responsabilidades que lhe são atribuídas em seu cotidiano.

Concluindo a influência do Coordenador Pedagógico no trabalho em sala de aula ao acompanhar as atividades poderá avaliar a prática pedagógica dos professores se esta acontecendo com intencionalidade. Organiza trabalhos individuais e método de ensino que favoreçam as crianças com alguma necessidade de aprendizagem sala de aula. Acompanha e transmite didática e responde por todas as atividades pedagógicas, opina e orienta na escolha de livros didáticos e propõe debates no currículo e nas atividades lúdicas, adequando os conteúdos a faixa etária das crianças.

 

  • DIRETOR E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

Considera-se de suma importância o papel do diretor na escola pois é o responsável pela administração escolar, pela qualidade pedagógica e gestão escolar, necessitando do apoio e parceria de todos os membros da equipe educacional.

Assim o diretor precisa enxergar a escola em suas partes e no seu todo. Além de dirigir a escola, deve liderar a equipe escolar, conciliando o trabalho administrativo com o pedagógico, visando a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos.

Deste modo as principais funções do diretor são:

  • Estabelecer boas relações com os membros de sua equipe, disciplinando normas, propiciando integração entre todos. Além disso, deve criar oportunidades de capacitação aos docentes e demais funcionários.
  • Cabe ao diretor viabilizar ações e atividades que tornem possível a aplicação do projeto políticopedagógico, a supervisão e orientação pedagógica. Devendo se preocupar com a gestão democrática e o planejamento contando sempre com a participação da comunidade.
  • Envolve ainda o cumprimento de prazos, alcance de metas e solução de processos, além de cuidar das normas do sistema educacional e seguir portarias e instruções. Também tem como função a organização do trabalho burocrático e administrativo da escola.
  • Portanto podemos concluir que o diretor deve ter visão pedagógica em todas as suas ações: no planejamento, na organização das atividades burocráticas, nas ações propriamente pedagógicas, nas relações que estabelece com todos da comunidade escolar.

A escola possui uma Gestão Democrática, pois é preciso descentralizar o poder de decisões de um único individuo e atribuir responsabilidade a todos os membros representativos do contexto educacional, pois a junção da unidade escolar, a família e a comunidade é fator de grande importância para o coerente funcionamento da unidade escolar, bem como da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. A comunidade tinha contato direto com o diretor, o ambiente era harmonioso, sempre realizavam reuniões, (participavam no Conselho Escolar, no Conselho de Classe, contribuíam nas campanhas escolares e festas comemorativas, na elaboração do PPP tinham um bom diálogo entre eles, a diretora tinha uma boa visão democrática era um bom mediador de conflitos, desenvolvendo bem seu ofício.

 

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Vale ressaltar que que o exercício de gestão escolar requer capacitação continua, determinação, capacidade de liderança, sensibilidade, competência, habilidade e autonomia para resolver situações e incentivar o trabalho cooperativo da equipe.

 Finalizando a unidade escolar necessita ter uma gestão democrática, desenvolvendo o trabalho em conjunto com equipe gestora, professores, funcionários, pais de alunos e comunidade, reunindo á todos por meio do PPP, onde todos participam dos acontecimentos da unidade escolar, dando sugestões e ficando ciente das decisões tomadas na unidade.

 

 7. REFERÊNCIAS

  • Material Teórico (Cruzeiro do Sul Virtual)

O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública

Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra.Júlia de Cassia Pereira do Nascimento

Revisão Textual: Prof. MsCláudio Brites

  • Material Teórico (Cruzeiro do Sul Virtual)

Áreas de atuação da Gestão e Gestão Democrática

Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra.  Júlia de Cassia Pereira do Nascimento

Revisão textual: Prof Ms Cláudio Brites