TEORIAS E PRÁTICAS PEGAGOGICAS NA GESTÃO ESCOLAR (FOCOS DE OBSERVAÇÃO PARA GESTÃO EDUCACIONAL) 

 

MARCIA SANTOS DA SILVA (PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL).

MARILUCY DOS SANTOS SILVA (PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL

 

      INTRODUÇÃO

 

  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EQUIPE GESTORA

Considera-se que a gestão escolar é de suma importância na composição de uma unidade escolar.

 Por isso a prática pedagógica que acho mais significativa foi o contato direto com os professores, alunos e comunidade que a diretora  mantém. Sendo responsável por toda a parte administrativa da escola ,é uma excelente líder com sua equipe ,é uma das principais responsáveis por receber ,administrar e executar a distribuição dos recursos financeiros, está presente todos os dias na unidade escolar, cumprindo a sua carga horária.

Contudo a coordenadora também faz muita diferença na unidade escolar, atua com a diretora, buscando atender as necessidades dos alunos, pais, dos professores e funcionários, resolvendo conflitos, mas sempre mantendo o profissionalismo. Participa dos eventos, desde sua elaboração até sua execução, auxiliando os professores e funcionários.

Por outro lado, o secretário  responsável pela secretaria assume um papel importante. Observamos que o seu cargo exige muita atenção paciência e cordialidade pois auxilia na parte administrativa, atendendo diretamente o público interno e externo da escola, deixando a todos satisfeitos. 

 

  • FOCOS DE OBSERVAÇÃO PARA GESTÃO EDUCACIONAL

 

  • COORDENADOR PEDAGÓGICO

Verificamos que o Coordenador Pedagógico possui papel fundamental na elaboração do Projeto Politico Pedagógico, pois tem que mediar e orientar os profissionais, quais ações serão realizadas durante o ano. Podendo ser o plano anual que constará os projetos a serem desenvolvidos ,mesmo planejado o PPP a coordenadora busca inovar periodicamente avaliando com projetos de melhorias no atendimento as crianças e no plano de ensino da unidade.

As principais atividades desenvolvidas pelo Coordenador são de acompanhar, avaliar, analisar as atividades recomendando sugestões visando o bem estar das crianças tendo como objetivo atividades desenvolvidas com intencionalidade. Além dessas atividades a coordenação emite uma lista de relatórios, participa de reuniões com a direção da unidade periodicamente, notificando e consultando sobre todas as responsabilidades que lhe são atribuídas em seu cotidiano.

Concluindo a influência do Coordenador Pedagógico no trabalho em sala de aula ao acompanhar as atividades poderá avaliar a prática pedagógica dos professores se esta acontecendo com intencionalidade. Organiza trabalhos individuais e método de ensino que favoreçam as crianças com alguma necessidade de aprendizagem sala de aula. Acompanha e transmite didática e responde por todas as atividades pedagógicas, opina e orienta na escolha de livros didáticos e propõe debates no currículo e nas atividades lúdicas, adequando os conteúdos a faixa etária das crianças.

 

  • DIRETOR E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

Considera-se de suma importância o papel do diretor na escola pois é o responsável pela administração escolar, pela qualidade pedagógica e gestão escolar, necessitando do apoio e parceria de todos os membros da equipe educacional.

Assim o diretor precisa enxergar a escola em suas partes e no seu todo. Além de dirigir a escola, deve liderar a equipe escolar, conciliando o trabalho administrativo com o pedagógico, visando a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos.

Deste modo as principais funções do diretor são:

  • Estabelecer boas relações com os membros de sua equipe, disciplinando normas, propiciando integração entre todos. Além disso, deve criar oportunidades de capacitação aos docentes e demais funcionários.
  • Cabe ao diretor viabilizar ações e atividades que tornem possível a aplicação do projeto políticopedagógico, a supervisão e orientação pedagógica. Devendo se preocupar com a gestão democrática e o planejamento contando sempre com a participação da comunidade.
  • Envolve ainda o cumprimento de prazos, alcance de metas e solução de processos, além de cuidar das normas do sistema educacional e seguir portarias e instruções. Também tem como função a organização do trabalho burocrático e administrativo da escola.
  • Portanto podemos concluir que o diretor deve ter visão pedagógica em todas as suas ações: no planejamento, na organização das atividades burocráticas, nas ações propriamente pedagógicas, nas relações que estabelece com todos da comunidade escolar.

A escola possui uma Gestão Democrática, pois é preciso descentralizar o poder de decisões de um único individuo e atribuir responsabilidade a todos os membros representativos do contexto educacional, pois a junção da unidade escolar, a família e a comunidade é fator de grande importância para o coerente funcionamento da unidade escolar, bem como da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. A comunidade tinha contato direto com o diretor, o ambiente era harmonioso, sempre realizavam reuniões, (participavam no Conselho Escolar, no Conselho de Classe, contribuíam nas campanhas escolares e festas comemorativas, na elaboração do PPP tinham um bom diálogo entre eles, a diretora tinha uma boa visão democrática era um bom mediador de conflitos, desenvolvendo bem seu ofício.

 

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Vale ressaltar que que o exercício de gestão escolar requer capacitação continua, determinação, capacidade de liderança, sensibilidade, competência, habilidade e autonomia para resolver situações e incentivar o trabalho cooperativo da equipe.

 Finalizando a unidade escolar necessita ter uma gestão democrática, desenvolvendo o trabalho em conjunto com equipe gestora, professores, funcionários, pais de alunos e comunidade, reunindo á todos por meio do PPP, onde todos participam dos acontecimentos da unidade escolar, dando sugestões e ficando ciente das decisões tomadas na unidade.

 

 7. REFERÊNCIAS

  • Material Teórico (Cruzeiro do Sul Virtual)

O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública

Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra.Júlia de Cassia Pereira do Nascimento

Revisão Textual: Prof. MsCláudio Brites

  • Material Teórico (Cruzeiro do Sul Virtual)

Áreas de atuação da Gestão e Gestão Democrática

Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra.  Júlia de Cassia Pereira do Nascimento

Revisão textual: Prof Ms Cláudio Brites