TEORIAS E PRÁTICAS PEGAGOGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (FOCOS DE OBSERVAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL)

 

MARCIA SANTOS DA SILVA (PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL).

REGINALVA ROCHA DA SILVA SANTOS (PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL).

LUCIENE MARIA MEIRA (PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL).

CONCEIÇÃO DA SILVA CAMPOS (PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL)

  • Introdução

Considera-se o brincar no processo de aprendizagem da criança de suma importância, pois contribui para o desenvolvimento estimulando a criatividade, flexibilidade, individualidade e coletividade.

Observamos que através dos momentos do brincar as crianças podem adquirir conhecimentos, desenvolvendo motricidade e raciocínio lógico. Deste modo o ato de brincar permite a socialização onde aprendem sobre o respeito, a partilhar e a divisão de tarefas no cotidiano. Assim acontece o desenvolvimento de aprendizagem sem esforço e ainda colabora para que se tornem mais alegres, equilibradas e até mesmo afetuosas. Segundo Vygotsky “o ato de brincar é essencial para o desenvolvimento infantil, pois as crianças se relacionam de diversas formas”.

Desta maneira a brincadeira se usados adequadamente contribuem na construção e compreensão do conhecimento, sendo importante que o educador conheça cada tipo e seus objetivos, para proporcionar um trabalho de qualidade. É por meio da brincadeira que as crianças descobrem o mundo, comunicam e desenvolvem sendo inseridas dentro do contexto social.

Portanto é necessário que no ambiente escolar tenha um espaço e materiais, uma estrutura montada (mobílias e brinquedos adequados) que enriquecerão o brincar das crianças. Assim quando brincam aprendem muitas coisas como, por exemplo: a ser um ser social, ter amizades entre si, o uso sensorial e uso de seus movimentos, disto fazer da brincadeira uma maneira de educar e ensinar.

FALAREMOS DE DOIS FOCOS DE OBSERVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

  • FOCO 1: MÚSICALIDADE

Ao observar em sala de aula verifiquei que ao trabalhar música com os alunos acontecia de uma forma lúdica, em que parlendas, cantigas de ninar, canções folclóricas e brincadeiras cantadas faziam parte do cotidiano.

Algumas delas são: Música do Alfabeto (estimulava a aprender o alfabeto), Música Estátua (estimulava a decifrar as vogais), Música a Galinha do Vizinho (aprendem a contar os ovos), Música Mindinho (aprendem sobre os seus dedinhos da mão) e Música Domingo (aprendem os dias da semana) entre outras.

Deste modo o papel da música no desenvolvimento da criança é de suma importância pois é uma ferramenta pedagógica que ajuda em seu desenvolvimento se for planejada e contextualizada.

A música faz com que as crianças sintam se bem, desenvolve o movimento, contribui para a interação social, além de potencializar a atenção e a concentração.

Constata-se que a construção da música acontece por meios de sons e silêncio, é importante situar a criança. Brincadeira de estátua e dança das cadeiras são ótimos para trabalhar o contraste entre o som e o silêncio, desenvolvendo na criança concentração, disciplina, expressão corporal, regras e limites. Durante as atividades musicais é muito importante que a criança reconheça o silencio: ela começará a perceber sons nunca ouvido.

Trabalhar com música na Educação Infantil tornou-se um conteúdo indispensável para todas as escolas que hoje em dia até se programam para estudos de meio em visitas externas a teatros, cinemas e musicais. Portanto a música é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso ritmo, do prazer de ouvir a música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

  • FOCO 2:JOGOS E BRINCADEIRAS

De maneira geral a unidade educacional necessita de diferentes espaços físicos para que as crianças possam brincar livremente, interagir a até descansar quando sentirem cansados. Sendo necessário possuir uma brinquedoteca (onde possui diversos brinquedos num ambiente propicio a lúdicidade ,com liberdade ,sentido ou seja um mundo de fantasia que estimula a imaginação).Considera-se os jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem de suma importância, pois contribui para o desenvolvimento estimulando a criatividade ,flexibilidade, individualidade e coletividade.

Observamos que através dos momentos do brincar as crianças podem adquirir conhecimentos, desenvolvendo motricidade e raciocínio lógico. Deste modo o ato de brincar permite a socialização onde aprendem sobre o respeito, a partilhar e a divisão de tarefas no cotidiano. Assim acontece o desenvolvimento de aprendizagem sem esforço e ainda colabora para que se tornem mais alegres, equilibradas e até mesmo afetuosas. Segundo Vygotsky " o ato de brincar é essencial para o desenvolvimento infantil pois as crianças se relacionam de diversas formas ". Desta maneira os jogos e brincadeiras se usados adequadamente contribuem na construção e compreensão do conhecimento, sendo importante que o educador conheça cada tipo e seus objetivos para proporcionar um trabalho de qualidade. É por meio da brincadeira que as crianças descobrem o mundo, comunicam e desenvolvem sendo inseridas dentro do contexto nacional.

Portanto é necessário que no ambiente escolar tenha um espaço e materiais, uma estrutura montada (mobílias e brinquedos adequados) que enriquecerão o brincar .Assim quando brincam aprendem muitas coisas como por exemplo: a ser um ser social ,ter amizade entre si ,o uso sensorial e uso de seus movimentos.

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Concluímos que nós Pedagogas, Especialista em Educação Infantil devemos nos esforçar para aperfeiçoarmos ao lidar com as crianças, saber achegar a elas, termos entrosamento e intimidade, despertando nelas afeto e carinho para com nós. E através disto fazer da brincadeira e musicalidade  uma maneira de educar e ensinar. Conseqüentemente cuidar, educar e brincar são práticas inseparáveis, sendo a brincadeira importante para todas as áreas do conhecimento e aprendizagem das crianças.

  • REFERÊNCIAS
  • Material Teórico (Cruzeiro do Sul Virtual

Jogos e Brincadeiras, o Papel do Espaço Físico no Desenvolvimento da Criança, o Professor e a Educação inclusiva.

Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Júlia de Cassia Pereira do Nascimento

Revisão Textual: Profa. Ms. Selma Aparecida Cesarin.

  • Material Teórico (Cruzeiro do Sul Virtual)

Música, Contação de Histórias e Artes Visuais.

Responsável pelo Conteúdo:  Profa. Dra.  Júlia de Cassia Pereira do Nascimento

Revisão textual: Profa. Ms. Selma Aparecida Cesarin.