Prof.º Dr. João Ferreira da Silva Filho

Prof. Dra. Jedida Melo

Introdução

Este artigo de opinião trata de uma singela discussão sobre o papel do fonoaudiólogo dentro da escola ajudando no processo de ensino e aprendizagem. Mostraremos algumas benéfices que a figura deste profissional representa para uma comunidade escolar.

 

Desenvolvimento

O fonoaudiólogo lida com pessoas com dificuldades da fala, dentre outras atribuições. Daí entendemos que dentro de uma escola encontramos muitos estudantes enfrentando dificuldades em aprender com problemas decorrentes da fala, oriundas da genética ou adquiridas ao longo da vida.

Estes problemas são os mais diversos: gagueira, surdez, mudez... e tudo isso gera situações que dificultam a aprendizagem cognitiva e social dos estudantes; causando solidão em alguns casos.

O fonoaudiólogo presente na escola poderá não só detectar os problemas relativos à fala, como poderá conduzir ao tratamento trazendo melhorias para o estudante e familiares do mesmo.

Este profissional deve trabalhar junto ao professor, psicopedagogo escolar, psicólogo escolar a fim de disponibilizar um ambiente que proporcione condições de aprender e de socializar de maneira plena aos estudantes que possuam alguma das patologias supracitadas.

 

Conclusão

Encerramos esta pequena discussão ratificando a importância de a escola possuir os profissionais de saúde junto aos profissionais da educação em prol de uma oferta digna aos estudantes de escolas públicas, principalmente, pois é lá onde estão os sujeitos que por muitas vezes estão à margem da sociedade e precisam que encontrem nas ambiências públicas escolares a ponte para atravessarem dificuldades e transporem barreiras. E o fonoaudiólogo é um desses profissionais que pode e muito contribuir para que a educação seja de boa

qualidade.

 

Referência Bibliográfica

RUSSO, I.C.P.; SANTOS, T.M.M.  Audiologia infantil. 4.ed. São Paulo: Cortez. 1994.