TEORIAS DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA: dos gregos antigos ao surgimento da pedagogia

Daniela Praça Soares

Erica Patricia dos Reis Oliveira[1]

A educação não existe apenas nos espaços institucionalizados, nas escolas, ela nos perpassa quando entramos em contato com a cultura do outro e isso existe desde o nascimento da humanidade. Para Brandão (1981) a educação nos ajuda compreender cada sujeito em sua singularidade possibilitando pensarmos em seu modo de vida e suas ações mediante determinada situação. Em toda relação de troca humana há educação, quando se ensina e quando se aprende ensinando.

 Os gregos criaram uma reflexão sobre os fundamentos educacionais, entretanto não criaram a educação, ninguém à criou. Pensando em uma educação além da tradição, da religião e da autoridade, agora há espaço para as sociedades modernas centradas na racionalidade na ciência e na técnica marcando o Renascimento e o começo da modernidade que vai até o século XVIII.

A cultura e a sociedade moderna tomam forma a partir do descobrimento dos “Novos Mundos” (as Américas) marcando a passagem de uma sociedade fechada para uma sociedade aberta.

Diante de novas formas de educação, pensadas agora de forma crítica e racional, é que cabe ressaltar os sofistas, designados por alguns como primeiros professores, sendo eles de grande cultura e letrados, são promotores da cultura em gera, criticam os costumes fundados sobre a natureza e pensam a partir de um ensinamento democrático. A exemplo dos sofistas, temos Sócrates e Platão. Sócrates era muito crítico, definia estreita ligação entre aprender e ensinar já que julgava não saber nada, um homem dialógico e humilde, foi o inventor da definição e tem por método a maiêutica que é a arte do diálogo. Platão foi discípulo de Sócrates e propõe uma educação além do discurso, capaz de transformar os homens e mudar a presente crise política da época, ele pensa a educação como um continuo processo de aprendizagem que se concretiza de acordo com a idade de cada indivíduo.

Os gregos antigos foram ótimos educadores, entretanto ainda não existia a instituição chamada escola, como já foi dito sempre existiu a educação, contudo a instituição escolar se funda somente na Idade Média por conta do cristianismo. A igreja teve papel vital na perpetuação da cultura, pois com a queda do império romano, em 476, a igreja se torna a única propagadora da herança cultural, principalmente por meio da criação das escolas cristãs. As escolas cristãs não ensinavam apenas conteúdos organizados, ela era primeiramente um local de formação intelectual, em que se enquadra o indivíduo por completo.

Outro estudioso que merece destaque foi Carlos Magno, primeiro a pensar em organizar o conteúdo à ser ensinado criando a escola do Palácio com o trivium: gramática, retórica e dialética e o quadivium: aritmética, astronomia, música e geometria.

Em contrapartida surge a escolástica contrapondo as teorias de Carlos Magno com seu conceito de união da razão com a fé. Ainda não existia uma estrutura pedagógica definida, nem uma sistematização do que exatamente ensinar, era preciso pensar na criação e manutenção das escolas.

Esse período da Idade Média precede um outro grande período chamado de Renascimento, criado a partir da nova forma política democrática. No Renascimento o homem se posiciona como centro, lugar que era ocupado por Deus, assim ele deixa de subordinar-se das coisas divinas e passa ser autor se si próprio. Três grandes correntes foram de encontro ao pensamento do Renascimento: a reforma religiosa, o humanismo e o pensamento científico. A reforma religiosa com a Ruptura de Lutero com a Igreja católica, nascendo desse modo o protestantismo, defende uma ligação direta do homem com Deus sem precisa de intermediação dos homens. O humanismo lutou para que o homem fosse consciente, liberto e feliz sendo um movimento que refez a imagem do homem e do mundo através de propostas humanistas. O pensamento cientifico do Renascimento deu espaço para o progresso por meio da ciência e da técnica, em que as máquinas e o poder se tornam cada vez mais importantes no progresso das cidades.

Fazendo ligação com a educação, pode-se dizer que o Renascimento e o humanismo foram importantes na transformação das finalidades educativas da época, pois foi a partir desse momento que pode se propor um objetivo específico para a educação fazendo críticas a escolástica.

Até então a preocupação ainda era fundar mais escolas, não havia uma reflexão sobre alguma dimensão pedagógica. Ela nasce, a partir da necessidade de uma melhor organização nas escolas, já que essas tiveram considerável aumento em termos de espaço e alunos, consequentemente era preciso pensar em métodos que “resolvessem” os problemas que surgiam no ensino, ou seja, a pedagogia surge com o principal intuito de ordem e controle nas escolas.

Entre outros fatores que contribuíram para o surgimento da pedagogia está a Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica, pois a partir desses movimentos tanto a igreja católica como a protestante implantavam um maior número de escolas com o intuito de professarem sua religião, ou seja, era uma disputa religiosa que aumentava cada vez mais o número de escolas e com o crescente número de alunos surgia a necessidade de uma organização, da criação de métodos e técnicas.

Outro fator foi a nova forma de se pensar a infância, começam a perceber que a criança não é um adulto em tamanho reduzido, percebendo que a infância é um período da vida com suas diferenças e particularidades, entretanto pensavam ser um período negativo da vida o qual deveria ser controlado colocando as crianças em locais que substituíam a família.

A juventude também era vista como problema, pois os jovens ficavam pelas ruas perambulando e na maioria das vezes causando desordens, sendo assim também era necessário ocupar o tempo desses jovens e, assim como as crianças, colocá-los nas escolas para educa-los.

A partir desses quatro fatores: a reforma protestante; a contrarreforma católica; o novo sentimento da infância e o problema dos jovens na rua, surgiu a necessidade de aumentar o número de escolas. Visto que não bastava aumentar apenas os espaços sem ter organização, método e controle nasce a pedagogia que surgiu com o intuito de estabelecer métodos e os procedimentos à serem ensinados.

[1] Licenciadas em Pedagogia- Rondonópolis/MT.