Introdução

Este artigo  tem como objetivo analisar a motivação, mediante a expectativa de compensação para alcançar certo resultado.

A influência da motivação humana e importante na Administração, bem como a complexidade de seu estudo, sua repercussão sobre as atitudes das pessoas e sobre os resultados finais da empresa.  

São apresentados conceitos, relações existentes entre motivação e comportamento/desempenho das pessoas, quais motivos e/ou necessidades que podem causar efeito motivador, e, por fim, alguns aspectos das teorias motivacionais, com ênfase na Teoria das expectativas desenvolvida por Victor H. Vroom.

A TEORIA DA EXPECTATIVA

Livro relacionado:

“O termo expectativa refere-se à probabilidade de que um esforço chegue a um resultado”.

A teoria das Expectativas é conhecida como uma das muitas teorias que procuram explicar as motivações humanas foi desenvolvida, inicialmente, pelo psicólogo Victor H. Vroom em 1964.

Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos.

Esta teoria consiste numa abordagem cognitiva, que considera que o comportamento e o desempenho são resultado de uma escolha consciente, sendo que geralmente o comportamento é escolhido.

Pressupostos da Teoria 

O idealizador desta teoria definiu pressupostos sobre os comportamentos dos indivíduos nas organizações:

  • Comportamento é motivado por uma combinação de fatores do indivíduo e do ambiente;
  • Os indivíduos tomam decisões sobre seu comportamento na organização;
  • Os indivíduos têm necessidades, desejos e objetivos diferentes;
  • Os indivíduos decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas de quando um determinado comportamento levará a um resultado desejado.

OS PRINCIPAIS COMPONENTES DA TEORIA

  • Valor: é o valor subjetivo relacionado a um incentivo ou recompensa.
  • Instrumentalidade: é a relação entre o desempenho e a recompensa.
  • Expectativa: é o conjunto de esforços para o primeiro nível de resultados.

Valor

As diferentes compensações ligadas às alternativas A, B e C terão diferentes valores ("valências) para uma pessoa. Um novo emprego, por ex., poderá ter como valores positivosum maior salário e uma maior visibilidade e poderá ter como valor negativo uma carga maior de trabalho e uma mudança para outra cidade.

Instrumentalidade

Toda pessoa tem um percepção da compensação que terá se alcançar certo resultado. Ela pode, por ex., estar convencida de que se chegar a B será promovida. Essa relação entre desempenho e compensação, na linguagem de Vroom, é chamada de "instrumentalidade".

Expectativa

Uma pessoa avalia a probabilidade de obter certo resultado comparando os esforços necessários para tanto com suas próprias capacidades. Se ela entender que a probabilidade ligada à alternativa A, por exemplo, é muito baixa, ela irá fazer sua escolha entre B e C. Se ela achar que, para ela, é impossível atingir C, ela não fará qualquer esforço para isso. "Não, isso não dá para conseguir de jeito nenhum!" ou "Não tem problema; eu chego lá!" são posturas típicas decorrentes dessa expectativa.

Se um determinado esforço for exercido por um indivíduo que disponibilize de meios e competências para atingir o sucesso, o resultado será um desempenho bem sucedido (expectativa esforço-desempenho).

Por outro lado, há que ter em consideração a expectativa de que, se um determinado esforço tiver sucesso será obtida uma recompensa (expectativa esforço-resultado).

MOTIVAÇÃO

Estudar a motivação é procurar entender quais são as razões ou motivos que influenciam o desempenho das pessoas, uma vez que este desempenho depende da motivação.

De acordo com CHIAVENATO (2003), “motivo são forças conscientes ou inconscientes que levam a pessoa a determinado comportamento”.

Vroom considerava que a motivação é o produto do valor previsto atribuído a um objetivo pela probabilidade de alcançá-lo.

A motivação constitui um processo que pressupõe escolhas entre comportamentos, sendo que o indivíduo tem noção das conseqüências de cada alternativa de ação como um conjunto de possíveis resultados decorrentes do seu comportamento.

Formula da Motivação 

 [VALOR] X [INSTRUMENTALIDADE] X [EXPECTATIVA] = MOTIVAÇÃO esta fórmula significa que todos os termos têm que ser maiores do que zero para que realmente haja a motivação como valor positivo (nenhum dos fatores pode estar ausente).

O quadro inicial seria: aquele em que uma pessoa poderia escolher entre as funções A, B ou C.

A motivação desta pessoa para escolher uma das alternativas (A, B ou C) dependeria dos fatores valor, percepção e expectativa.

Fatores que Influenciam na Motivação

1º Fator

Valor que ele atribui ao resultado advindo de cada alternativa (que Vroom chama de "valência" ou “valor”).

2º Fator

Percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação (que ele chama de "instrumentalidade").

3º Fator

Expectativa que ele tem de poder obter cada resultado (referido como "expectativa").

Pessoa motivada

Portanto, para que uma pessoa esteja "motivada" a fazer alguma coisa é preciso que ela, simultaneamente:

a)  Atribua valor à compensação advinda de fazer essa coisa;

b)  Acredite que fazendo essa coisa ela receberá a compensação esperada;

c)  Acredite que tem condições de fazer aquela coisa.

[...]