OBJECTIVOS 

Ao completar esta unidade, você deve ser capaz de:

•    Distinguir as diversas formas de organização empresarial;
•    Calcular o nível óptimo de produção da empresa dados os reecursos;
•    Saber optimizar a escala de crescimento da empresa;

SUMÁRIO

•    Organização e tipo de empresas
•    Função produção
•    Noção do produto total, médio e marginal
•    Curto e longo prazos 
•    Produção com dois factores variáveis
•    Progresso tecnológico
•    Custos de produção 

4.    TEORIA DA EMPRESA: ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO 


4.1.    ORGANIZAÇÃO E TIPO DE EMPRESAS

No começo as pessoas dedicavam-se a colecta de frutos silvestres e à caça. As suas habitações eram grutas ou cavernas e cobriam o corpo com folhas das árvores.

Com o andar dos tempos começaram a curtir as peles para confeccionarem as vestes e erguer tendas para acampamentos. Todas estas actividades eram feitas pela mesma pessoa e em condições adversas e os recursos  por vezes rareavam. 

Era necessário que alguns recursos fossem reproduzidos dai que surge agricultura e pastorícia. Estava lançada a semente para a divisão social de trabalho consubstanciado em pequenos ferreiros, cantineiros, comerciantes e diversos artesãos.

Dai  surgiram todo o tipo de actividades que o estudante bem conhece desde o ensino secundário.

Actualmente a maior parte dos bens e serviços são produzidos por empresas que vão podem ser de pequena à grandes dimensões.

Podia-se muito bem deixar que as pessoas cultivassem a terra, semear, sachar, colher moer e amassar o trigo, cortar lenha preparar o forno, assar o pão etc. construir a casa, fazer mobílias, construir automóvel, fabricar relógios, televisores, vídeos telefones etc..

A razão fundamental da existência da divisão do trabalho e a organização da produção em empresas é a especialização que permite o aumento da produtividade gerando assim as economias da produção em massa, a angariação de fundos e a organização do processo de produção. 

Anualmente são feitos vários estudos que permitem determinar qual a maneira mais eficiente para a produção de bens e serviços. 

Importa salientar que algumas vezes as tarefas a serem executadas com eficiência requerem  a produção em larga escala. 
Mas a produção em larga escala requer fundos.

Uma  MOZAL - a fabrica de alumínio cujo projecto inclui a construção de uma vila, várias infra-estruturas e edifícios, uma central telefónica com mais de 400 linhas, ou uma nova refinaria de petróleo a ser erguida em Maputo ou Nacala ou ainda o projecto Mozaflorestal entre outros grandes projectos requerem fundos que não desembolsados por homens ricos como nos séculos Passados (XIX ou XX) mas que são resultados da utilização de lucros ou do dinheiro obtido através de empréstimos nos mercados financeiros, o que de outro modo seria impensável.

Esse conjunto de recursos precisam de ser capitaneados por uma pessoa que organiza a produção, introduz novas ideias, produtos ou processos, toma decisões e é tido como o responsável do pelos resultados - geralmente designado por Gestor. nessa  função pode ser assistido por outras pessoas ou não, dependendo da dimensão e da complexidade da empresa.

Como em qualquer país em Moçambique existem empresas de tamanho pequeno até empresas de grande dimensão.

Nas pequenas empresas incluem-se pequenos quiosques, lojas familiares etc., estas empresas geralmente são em nome individual onde a responsabilidade é na totalidade assumida pelo dono da empresa. Exemplos Casa Lisa no Xipamanine, Quinta do Trevo na Machava ou Quiosque que vende hambúrgueres na Faculdade de Direito.

Um caso bastante peculiar do nosso pais são vendedores de esquina ou nas próprias casas, machambas dos camponeses e outras pequenas actividades que não estão recenseadas nem licenciadas que absorvem a maior parte dos agregados familiares que exercem as suas funções sem remuneração e exigem esforço pessoal enorme mas os rendimentos mal chegam para o sustento da própria família, como o caso de meninos que vendem de tudo nas ruas.

 Existem empresas de sociedade limitada em que os intervenientes são pessoas próximas - conhecidos ou familiares que querendo usar os seus talentos se agrupam.

A inconveniência destas sociedades é a solidariedade nos compromissos assumidos por um dos sócios na dimensão limite do valor da sociedade e geralmente estas sociedades tem o período de vida muito curta. O numero de elementos varia de pelo menos dois elementos.
Exemplo: Oliveiras Transporte e Turismo Lda, Neoquímica Lda. este constitui o maior numero das empresas no país.

Um caso particular são as sociedades unipessoais que surgem por desistência dos outros e que legalmente não pode manter-se em actividade no tempo mais do que 90 dias.

As sociedades anónimas de responsabilidade limitada  são constituídas em Moçambique em empresas com mais de três accionistas e a propriedade da empresa é determinado pelo numero de acções que cada membro possuir e este pode ou não transaccionar a estranhos mediante o que rezam os estatutos.
A direcção destas empresas é assumida pela direcção executiva nomeada pelo CA e o período de vida destas empresas é geralmente longa. a desvantagem desta sociedade é a dupla tributação que os accionistas sofrem.

Outro tipo de empresas são as estatais cujo controlo directo é exercida pelo estado através da designação do Director Geral sem autonomia e que responde perante um Ministro.

As empresas publicas são geridas pelo CA cujo o presidente é apontado pelo governo, com certa autonomia mas amarrado a um contrato programa geralmente de três anos.

As empresas mistas formadas entre o governo e parceiros externos e que gozam de certas facilidades como insenções, monopólio etc.
Tudo o que acima foi dito representa as diversas formas de organização para a realização a produção.

[...]