Jules Henri Fayol, nascido em Istambul em 29-07-1841, filho de pais franceses. Seu pai era metalúrgico e Fayol formado em engenharia também foi trabalhar em uma empresa de minas, metalúrgica e carbonífera, onde seguiu carreira como um engenheiro que gostava de assuntos ligados a gestão.

Foi considerado o primeiro autor que pensou realmente em gestão porque focou na organização estrutural das empresas e por ter vivido na época da Revolução Industrial sofreu a influencia desse movimento o que facilitou o desenvolvimento de sua teoria. Fayol, foi um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, foi fundador da Teoria Clássica da Administração e autor do livro "Administração Industrial Geral".

Esta obra trouxe ideias importantes, pois Fayol busca interpretar as funções e obrigações de um administrador quando dirige uma empresa. Ele diz que a administração é muito importante e diz que ela deveria fazer parte do currículo de varias faculdades da época. Fayol mostra a importância da divisão do trabalho em todos os níveis e a divisão de funções de um administrador.

Fayol focou o seu trabalho na empresa como um todo, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ou seja, dos administradores para os operários procurando ensinar que o sucesso da organização estava na estrutura, ao contrário das ideias adotadas por Taylor que focou no trabalhador da fabrica (tempos e movimentos) e Ford que procurou focar os seus estudos na visão de dono do negócio. Juntamente com Taylor e

Ford, os três são considerados os pioneiros da administração.
Seu modelo de administração baseava-se em seis funções ou áreas: produção, comercial, contabilidade, gestão, administrativa e segurança.

Fayol também elaborou os 14 princípios básicos e as cinco funções do administrador para a boa administração de uma empresa.

O Autor procurou demonstrar as consequências satisfatórias da previsão cientifica (métodos de Taylor) e métodos adequados de gerencia (funções de um administrador).

Taylor apontou como caminho aumentar a eficiência da empresa pelo aumento de eficiência no nível operacional (chão de fabrica), partiu das partes para o todo. Fayol procurou aumentar a eficiência das empresas focando a estrutura da organização e das suas inter-relações, Fayol partiu do todo para garantir a eficiência das partes.

(Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria, Técnico em Contabilidade e Blogueiro , www.falandodegestao.com.br).