TEOLOGIA 

O que é teologia? Para que estuda-la? Porque fazemos tantos questionamentos sobre as coisas de Deus? Porque duvidar da Sua existência? por que simplesmente não O aceitamos?
É inquestionável a necessidade que o homem tem de acreditar na existência de algo ou alguém superiores a eles. Desde início da história da humanidade, o homem demostra essa necessidade sobrepondo seres e/ou coisas superiores a eles, seja: a lua, o sol, as estrelas, as arvores, o fogo, a água, uma pedra, um pedaço de madeira, alguma criação abstrata ou personagens vivas ou mortas, demonstrando que o homem foi criado para adorar a Deus, e por vários motivos, essa necessidade, ou condição natural, tem sido desviada, sendo direcionado para outros alvos.
Por questões como estas, o estudo da teologia tem ganhado muita força, são varias as linha de estudos com discursos bastante convincentes, tentando cada qual a sua maneira, explicar a enigmática palavra de Deus e até mesmo o próprio Deus.
Em pesquisas pela internet podemos chegar a algumas definições do termo teologia e sua origem, os significados mais próximos são: “Estudo da palavra de Deus”, “Estudo das coisas de Deus”, “Estudo da existência de Deus”, “Estudo da Bíblia”, ou até mesmo, “Estudo de Deus”. Na verdade existem muitas definições, e todas tem origem nas palavras gregas: “theos” (deus, termo usado no mundo antigo para nominar seres com poderes além da capacidade humana) + “logos” (palavra que revela), por extensão “logia” (estudo)1. Não podemos, nesse trabalho acadêmico, impor uma definição como sendo a correta, pois nossa posição como seminaristas não nós permite formular conclusões, entretando, o termo mais correto seria: “Estudo da palavra de Deus”. No capitulo 2 iremos aboradar mas sobre esse assunto, dando maior clareza ao termo. Doutra forma, vejamos algumas definições de grandes teológicos em termos mais informais a fim de explicar o que é a teologia.

1.2. Algumas definições de grandes teólogos a respeito do termo “teologia”.


a) “Teologia é a ciência dos fatos da revelação divina até onde esses fatos dizem respeito à natureza de Deus e à nossa relação com ele, como suas criaturas, como pecadores e como sujeitos da redenção” (Charles Hodge 1872)2.
b) “Teologia é a ciência que discorre acerca de Deus e do seu relacionamento com o homem e o mundo.” B.B. Warfield (1896)3.
c) “Pensamentos e palavras derivados de um conhecimento de Deus”. Bruce Milne (1982)4.
d) “Ciência que trata de Deus”. James P. Boyce (1887)5.
e) “À capacidade espiritual para ensinar e defender a Palavra de Deus, em suma, para exercer as funções do ministério cristão nos moldes escriturísticos (II Co 3:5-6), quer de modo objetivo, ou abstrato, para designação da doutrina cristã, seja em seu todo, seja em parte, apresentada tanto oralmente como por escrito, II Tm 1:13.” John T. Mueller (1934)6.

1.3. Origem do termo “teologia”

A palavra teologia, bem como outros termos teológicos, não são descritos na bíblia. A maioria dos termos são heranças adquiridas do antigo mundo grego em sua contribuição histórica. Antes do surgimento do cristianismo, os poetas gregos (Grécia clássica) já recebiam o título de teólogos por compor e recitar versos aos seus deuses

Desde o período clássico da Grécia Antiga, Sócrates se referia a uma das três disciplinas da filosofia teórica como "teologia”, a qual, mais tarde ficou conhecida como "metafísica". Já nos anos entre 427-347 a.C, Platão, usou o termo “teologia” para sintetizar seu discurso crítico racional sobre os deuses da mitologia. Logo mais, Aristóteles entre os anos 384-322 a.C, usa o termo para referir ao estudo do “Ser” supremo, ou o mais excelente7. Hoje, temos o termo teologia, em sua forma mais popular, sendo, o estudo da palavra de Deus, ou estudo da bíblia, dessa forma, evitamos discursões teologia sobre a correta tradução da palavra entre aqueles que tem a teologia como ciência de se conhecer mais a Deus.


1.3.1. Porque estudar “Teologia”.

Todos cristão, em algum momento da sua vida cristã, já deve ter se questionado e refletido sobre e a existência de Deus e/ou sobre Suas palavras, isto é, a bíblia. Não é algo fácil, simples de aceitar, somos dotados de dúvidas, questionadores por excelência, dessa forma, sentimos a nossa necessidade de estar próximo de Deus, mas isso não significa que aceitamos essa necessidade, ainda mais as coisas de Deus. Seria correto afirmar que todo cristão é um teólogo, não por formação acadêmica, mas pela busca do conhecimento a respeito de Deus e por suas palavras. Seja qual for a religião, todas terão suas “teologias”, a final, a teologia tem muitas ramificações, e todas com propriedades bem solidas a respeito daquilo que se defende, e é nessa primícias que os cristãos buscam resposta sobre suas indagações religiosas sobre Deus e tudo que o envolve. Buscamos na teologia o conhecimento que envolve nossa fé. Queremos saber se que nós cremos é correto, dessa forma, o estudo acadêmico teológico não deveria ser uma forma de defender doutrinas a fim de estabelecer uma crença como observamos em seminários, mas entender a crença e aplicar as doutrinas advindas da própria crença, sem humaniza-la. 

Dividiremos esse trabalho em duas partes, abordando os principais tópicos sobre a teologia cristã e diversidades religiosas a fim de entender melhor a aplicabilidade da teologia na vida dos cristãos e como tem se difundindo e ganhando novos contextos para se adequar ao contexto atual e suas particularidades nos mais diversos grupos sociais.