TEOLOGIA BÍBLICA

SILVEIRA, Rodrigo - Em 23 de Março de 2019

 

CHAMADA (PROVOCAÇÃO):

[TEOLOGIA BÍBLICA] Aula Grátis Revela Que É Possível Você Ler, Compreender e Interpretar as Escrituras Sagradas Usando somente a Bíblia! {Saiba como!}

 

INTRODUÇÃO:

Olá meu nome é Rodrigo Silveira, e deixa eu te perguntar:

É possível entender a Bíblia?

Será que eu consigo entender a Bíblia com a clareza suficiente para eu ter certeza do que devo colocar e não colocar em prática na minha vida? Já que cada denominação religiosa diz uma coisa diferente.

Será que é possível realmente entendermos a Bíblia ao ponto de termos certeza de sua mensagem e ao mesmo tempo termos ferramentas de entendimento de reconhecermos quando estamos errados?

E se é possível, como seria isso?

Bom! Essas e algumas outras importantes perguntas podem ser respondidas através da TEOLOGIA BÍBLICA.

Porém para chegarmos ao entendimento do que é a TEOLOGIA BÍBLICA precisamos construir uma base de conhecimento.

 

PRÉ CONTEÚDO:

Primeiro precisamos entender o que é TEOLOGIA?

TEOLOGIA provém da junção de duas palavras gregas: Theos (DEUS) e Logos (PALAVRA, ESTUDO). Então podemos definir TEOLOGIA como "o estudo de Deus e de seus atributos".

Mas cuidado, não seja inocente ao ponto de atribuir que todo tipo de TEOLOGIA tratará do Deus da Bíblia, haja vista que o próprio Deus dos Hebreus ordena no livro de Deuteronômio, capítulo 6, no versículo 14,

[Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós;

Deuteronômio 6:14]

Logo existem outros deuses, entretanto perceba, que são deuses com letra minúscula propositalmente, pois ao decorrer das escrituras DEUS deixará claro que, na verdade, não há outros deuses, apesar dos homens tratá-los como se fossem ao ponto de elaborarem teologias para eles.

Logo quando falamos em TEOLOGIA precisamos perguntar:

Quem é o deus-alvo deste estudo, agora você pode compreender mais facilmente que existem milhares de tipos de TEOLOGIA, dentre os quais, muitos deles não estão preocupados necessariamente com o DEUS revelado na Bíblia.

Veja alguns exemplos de Teologia, além da Teologia Cristã:

  • Teologia Judaica,
  • Teologia Islâmica,
  • Teologia Budista,
  • Teologia Kardecista,
  • Teologia Umbandista,
  • Teologia Seicho-no-ieísta...

Como você pode perceber são inúmeras, das mais variadas e diferentes preferências.

 

CONTEÚDO:

Nós aqui focaremos na Teologia Cristã, onde como o próprio nome auto explica-se, nos remete a Cristo, a pessoa de Jesus.

E agora pasmem, no que podemos chamar de Teologia Cristã temos milhares de teologias! Apenas para você ter uma ideia mais aproximada de nossa realidade teológica brasileira, somente no Brasil temos mais de 33.000 denominações religiosas cada uma defendendo, ensinando e se esforçando em sua própria Teologia. Imagine quantas se tem no mundo!

Enfim para facilitarmos nossa busca do entendimento do que é a TEOLOGIA BÍBLICA, vamos pegar todas as teologias ditas cristãs existentes e dividi-las em 3 tipos:

 

PRIMEIRO TIPO: TEOLOGIA FILOSÓFICA

 

Essa Teologia procura explicar Deus e os seus atributos baseando-se nas ciências humanas, tais como psicologia, filosofia, biologia, química, física, matemática e etc. Usa a Bíblia como se fosse mais uma dessas ciências, logo coloca o entendimento do homem em relação ao universo na mesma importância das palavras inspiradas encontradas na Bíblia.

 

Temos como exemplo o Racionalismo Cristão:

 

[O que é o Racionalismo Cristão?

Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que explica o que somos e o que fazemos no planeta-escola Terra. A partir de conceitos claros e objetivos, orienta que o Todo Universal – a Vida do Universo no seu aspecto amplo e construtivo – é regido por leis evolutivas, às quais todos estão sujeitos. A partir da compreensão dessa realidade, entendemos melhor o nosso viver, obtendo os recursos espirituais necessários para alcançar bem-estar e felicidade.

www.racionalismocristao.org]

Segundo eles mesmos esclarecem em seu próprio site.

 

SEGUNDO TIPO: TEOLOGIA RELIGIOSA

 

Essa Teologia usa a Bíblia como base, entretanto a Bíblia não é a única palavra de autoridade. Temos os líderes religiosos que colocam as suas interpretações, deduções e afins no mesmo nível da Bíblia. O auge desta Teologia podemos perceber quando declaradamente o líder religioso coloca as suas afirmações em pé de igualdade com os textos bíblicos contrariando ou, muitas vezes, ultrapassando estes textos. Costumeiramente mistura-se nesta teologia experiências pessoais, tradições, usos e costumes atuais nos textos antigos, corrompendo o objetivo das mensagens inspiradas.

Aqui temos como exemplo:

[1870: Papa é declarado infalível

 

No dia 18 de julho de 1870, a Igreja Católica adotou o dogma da infalibilidade dos papas em questões referentes à fé cristã. O dogma da infalibilidade foi instituído pelo Concílio Vaticano I, convocado por Pio IX.

 

De acordo com a doutrina da Igreja Católica, o papa não é um ser humano perfeito, mas é infalível quando se pronuncia a respeito de temas concernentes à fé. Ou seja, quando o bispo de Roma fala ou decide oficialmente como pastor de todos os cristãos, em nome da Igreja, ele supostamente não erra. Nessa condição, "ele possui a infalibilidade para decisões definitivas no campo da fé e da ética", diz a doutrina.

 

https://www.dw.com/pt-br/1870-papa-%C3%A9-declarado-infal%C3%ADvel/a-319592]

Finalmente temos o terceiro tipo.

 

TERCEIRO TIPO: TEOLOGIA BÍBLICA

 

Essa Teologia tem como base exclusivamente a Bíblia, somente ela. Este é o nosso alvo. Esta será a nossa ferramenta que nos proporcionará ler, entender e interpretar os textos sagrados de forma mais coerente. Eu afirmo isso sem maiores preocupações, exatamente pelo método do que poderíamos chamar de padrões desta Teologia:

1. DEUS: Quem inspirou e providenciou para que estes mesmos textos sagrados chegassem até nós hoje, foi o próprio Deus através do Seu Santo Espírito! Logo a Bíblia é perfeita e somente ela é infalível! Podemos confiar nela 100%.

Vejamos:

[Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

2 Timóteo 3:16, 17]

 

2. Regra do SEMPRE e do NUNCA: Todo entendimento de quaisquer textos bíblicos SEMPRE estarão em harmonia com o restante da Bíblia, SEMPRE! Logo se há incoerência ou contradição o problema é conosco e NUNCA com a Bíblia, NUNCA!

[Pois Deus não é Deus de desordem (confusão), mas de paz.

1 Coríntios 14:33a]

3. Para se chegar a uma conclusão sobre quaisquer assuntos precisamos esgotar este assunto percorrendo e entendendo os textos e contextos em que são citados ao longo da Bíblia, sempre levando em consideração o foco do autor inspirador que é:

[Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

1 Timóteo 2:3,4]

Enfim agora sim estamos entendendo o que é a TEOLOGIA BÍBLICA, para completarmos nosso entendimento sobre este, como poderíamos chamar... método, precisamos agora falar do tripé de sustentabilidade:

 

TRIPÉ DE SUSTENTABILIDADE DA TEOLOGIA BÍBLICA

 

1. Temor e Respeito: Pois O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. Provérbios 1:7, vemos também que O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. Provérbios 9:10 e por outras milhares de passagens bíblicas fica evidente de que quem não respeitar Deus jamais chegará à verdade.

 

2. Humildade: Devemos ter uma atitude de humildade, pois sem essa atitude não vamos entender o que é a verdade, veja o que está escrito em Jeremias: Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor. Jeremias 9.23-24.

 

3. Confie em Deus: Não confie na sua própria capacidade, nem na capacidade de autores humanos, pois em Provérbios 3:5-7 está escrito: Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite  mal.

CALL TO ACTION:

Agora sim, vimos o que é Teologia, suas diversas vertentes. Vimos a Teologia Filosófica, a Teologia Religiosa e a Teologia Bíblica. Na Teologia Bíblica vimos o seu tripé de apoio que são Temor e Respeito, Humildade e a Confiança em Deus.

Deus o abençoe.