Tentativas de definição da filosofia
Por Daniel Alexandre Ngovene | 06/05/2020 | FilosofiaFilosofia 11ª classe
Licão n˚2
A filosofia é a juncão de duas palavras gregas FILO e SOFIA, traduzida na língua portuguesa significa Amor à Sabedoria . O primeiro filosofo a usar este termo foi Pitágoras no seculos VI a.C., ele era considerado o homem mais sábio daquela época e, ao negar de ser chamado de sábio, afirmou que era amigo da sabedoria e ela pertence aos deuses, e não aos homens, o papel dos homens é ir a busca do conhecimento “Demanda da verdade e não a sua posse”.
O filósofo é aquele que busca constantemente a sabedoria, nunca se considera sábio ou dono do conhecimento, ele deve ser amante, amigo do verdadeiro conhecimento. Para Karl Jaspers filosofar significa estar-a-caminho, isto é, na filosofia são mais importantes as interrogações do que as respostas. A máxima socrática “só sei que nada sei” é um dos exemplos que todo aquele que pretende iniciar uma investigar, busca do conhecimento, primeiro deve reconhecer que ele não sabe nada, reconhecendo isso estaria a abrir uma janela para o conhecimento entrar.
A filosofia não possui uma definição universal, de tal modo que todos os filósofos possam seguir, cada filósofo de acordo com seu objecto de estudo define a filosofia, por isso na filosofia temos muitas definições.
Referências bibliográficas
ANTISERI, D e REALE, G. (1990). História da Filosofia: antiguidade e idade média. São Paulo, Paulinas, V.1.
BIRIATE, Manuel e GEQUE, Eduardo. (2010). Pré-universitário: Filosofia 11. Maputo, Longman.
BORGES, T,F; PAIVA, M e TAVARES, O. (2017). Introducao a filosofia 11ª classe. Maputo, plural Editores.
CHUI, Marilena. (1995). Introdução á Historia de Filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. 2.ed., São Paulo, Brasiliense, V.1.