Hibisco Ornamental para seu jardim

Muitas casas e condomínios hoje em dia estão enfeitando seus quintais e ambientes públicos (no caso de apartamentos e condomínios de casas) com jardins de várias formas. Quem tem muito espaço faz de um jeito, quem tem pouco espaço, inova e faz de outro. Opções é que não faltam para ter plantinhas em casa. E se você tem espaço de sobra, nada melhor do que enfeitar a casa com muitas plantinhas – e claro, depois que planta é preciso também saber cuidar delas.

Considerado como terapêutico para muitas pessoas, fazer seu próprio jardim é praticamente como se fosse um filho – você rega e dá alimento, que no final ele dá os frutos prometidos. Você pode até ficar frustrado alguns momentos, esperando algo, e não vingar, mas não se preocupe, com paciência, todas suas plantinhas se desenvolverão da melhor maneira possível se você der atenção a ela.

O verde e o colorido que algumas plantas tem, é como se fosse o dom de dar vida a algum lugar. Ainda mais se estiver bem cuidado, aparado e podado. Muitas pessoas que não tem paciência para cuidar das plantas todos os dias, acabam desistindo e largando a belezinha de qualquer jeito, e ela fica lá abandonada. Pode até dar frutos e se desenvolver – pegando a água da chuva e tomando a luz do sol de forma certa – mas sem sua supervisão, ela pode chegar a morrer. E isso não é nada legal em um jardim que tem seu toque pessoal não é mesmo?

Mas antes da semente ser plantada e crescer e render frutos, antes é preciso um planejamento básico. Para quem tem pouco espaço, é preciso saber como vai organizar o ambiente e quais plantas vai utilizar – que não precisam de muito espaço para criar raízes e crescer. Já quem tem um espaço grande, também tem que saber como vai utilizar o espaço para que todas as plantas recebem luz suficiente e tem seu espaço respeitado pelas outras plantas.

Uma das opções para quem tem pouco espaço é fazer jardim verticais, onde você utiliza somente uma parede e pode plantar várias coisinhas. Já quem tem um quintal grande, pode fazer uma coleção de plantas ornamentais. Pedras, rochas, e plantas que trazem cor e vida para sua casa. Nessa lista, inclusive, está uma plantinha que muitas pessoas recentemente utilizam para perder peso e acelerar o metabolismo de forma líquida: o Chá de Hibisco.

Várias utilidades

O Hibisco faz parte da história da vida humana. Ela é a flor símbolo do Havaí e está presente no Brasil também, mesmo não sendo originária daqui. Ela é muito utilizada na forma ornamental para fazer cercas vivas, ou até mesmo como uma planta isolada, que vive com muita abundância de sol, que é o que não falta no nosso país.

Com muita variedade, a espécie ainda pode ser dividida entre duas categorias: um de folhas mais estreitas, variegatas e de flores com pétalas crespas, outro com folhas largas e flores mais com pétalas inteiras. 

Essa divisão pode ser aplicada também, em relação ao uso paisagístico, sendo as de folhas variegadas normalmente mais utilizadas como planta isolada, aproveitando a beleza das folhas e salientando a beleza escultural dessa planta quando não sofre poda excessiva.

Curiosidades

Além de ser utilizado em forma de chá de hibisco, essa planta ainda pode ter outros fins na cultura humana. Suas sementes servem como alimento em regiões da África, que pode ser esmagada e destilada, e assim misturadas a sopas, com farinha e feijão, já que elas são ricas em proteínas e tem um gosto um pouco amargas. Elas ainda podem ser substitutas do café e como torrada também.

Já uma outra variedade da planta que deu origem ao chá de hibisco, é que além de ter várias partes comestíveis, ela pode ser utilizada como plantas ornamentais, sozinhas ou como cercas vivas e até mesmo para criar fogo. Sua lenha também é de grande utilidade já que a lenha do hibisco é a ideal para iniciar fogo sem fósforo ou outro recurso.