RESUMO

A educação é uma arma que destrói e constrói a sociedade independentemente da forma da sua aplicação. A pesquisa tem como finalidade explicar as bases psicossociais que originam a violência doméstica e sua influência na aprendizagem. Realizamos um estudo do tipo exploratório onde falamos com alguns educadores e observamos algumas crianças para descrição dos comportamentos terminais tal como se espelha no ponto (3). Aplicamos para esta pesquisa métodos dedutivo, indutivo, observação e bibliográfico. Nisto percebemos que a violência doméstica origina de causas internas e externas que criam desequilíbrio no rendimento escolar da criança e na estabilidade familiar.

Palavras Chave: Violência, Família e Aprendizagem.

 1- ANÁLISE SINTÉTICA LEI N 25!11 DE 14 DE JULHO DE 2011 ANGOLA, CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA 

No Despacho número 476!11, da assembleia Nacional que decreta a lei numero 25! 11 de 14 de julho. Considera que a família é o núcleo fundamental da sociedade exigindo protecção redobrada de acordo aos princípios consagrados na constituição da republica de Angola. Reconhece que a violência domestica é um flagelo social que constitui a base da desestruturação e instabilidade emocional dos sujeitos e consequentemente da família. Esta lei estabelece que a violência pode ser: sexual, patrimonial, psicológica, verbal, física e familiar. 

2- MINHA VISÃO SOBRE A VIOLÊNCIA 

A expressão violência é caracterizada pelo acto de violar. Por isto os indivíduos violadores praticam atos que podem ser observados com a seguinte visão ou olho Psicológico: - Abusos Pisco Físicos. - Danos de atitudes e contra vontade dos violados. Ou destruição de direito de outrem - Desprezo, rejeição, tumultos. -Assédio, agressões e incivilidades. VIOLÊNCIA: é constituído por conjunto de fatores endógenos e exógenos que constituem alguma infração de falta de respeito sobre a personalidade de um individuo ou conjunto de atitudes que prejudicam a maioria e beneficia a minoria. Geralmente os que praticam a violência são assegurados por pessoas de elite. 

 3.- COMPORTAMENTO MANIFESTO DO SUJEITO EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA 

A sociedade é constituída por individualidades ou personalidades distintas com status social diferente de um ao outro. Os agentes violados ou que sofrem a violência manifestam os seguintes comportamentos:  Agressivos, destrutivos, tímidos e submissos.  Fraca capacidade de socialização e de integração.  Fuga caseira (preferem estar em outros locais diferente de seio familiar).  Crianças sujas, cabelo maltratado.  Queixam se constantemente de fome e dor de estomago.  Fraca capacidade de conhecimento sobre violência doméstica  Fraca Capacidade de retenção de conhecimentos durante a aprendizagem. Várias são estas situações que nos levaram a reflectir no seguinte: Como contribuir na função da família para prevenção da violência domestica?  [...]