Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.

José Carlos Libânio.

Como Libânio entende a Pedagogia de tendência progressista crítico-social dos conteúdos, uma tendência diferente das demais, sobretudo da libertadora ou libertária.

Motivo pelo qual ela valoriza os conteúdos no embate com a realidade social e política. A função da escola é preparar o aluno para o embate com mundo adulto e as contradições resultadas das diversas lógicas e suas ideologias.

Objetivo fornecer instrumento de domínio cultural por intermédio de aquisição de conteúdos através do desenvolvimento dos processos de sínteses.

 Visando à participação do aluno a sociedade politicamente organizada por meio da democratização da mesma.

O mundo é essencialmente político, a política faz parte da natureza da sociedade e das relações sociais, o homem é um ser político, Aristóteles.

 Sendo que o referido é diferente dos animais por dois motivos básicos: um deles devido ao desenvolvimento da linguagem, a outra razão, pelo fato de organizar-se politicamente.

Considerando esses princípios fundamentais, a cultura e a linguagem, a visão de tendência da Pedagogia dos conteúdos, entendem o princípio fundamental da aprendizagem significativa.

 Aceitando a priori que o aluno já sabe alguma coisa no seu desenvolvimento do processo de aprendizagem pelo mecanismo da acumulação de síntese.

O que é importante ressaltar nessa pedagogia que a lógica da relação de aprendizagem se movimenta na realização do saber pelo mecanismo do acúmulo de síntese.

 Numa luta permanente de superação de visões parciais e confusas nos primeiros momentos do desenvolvimento acadêmico.

Com o acúmulo de sínteses aos poucos adquire uma perspectiva, mais objetiva e o saber caminha pelo seu mecanismo de unificação, defendendo sempre a natureza fundamental dos conteúdos.

Sendo que os referidos estão num permanente confronto com as realidades sociais, o modelo político e produtivo de uma determinada sociedade que em nosso caso especifico é a sociedade política liberal capitalista.

Nesse sentido que a escola passa ter finalidades especificas servir como mediadora entre o individuo e a sociedade na ajuda de ensinar ao aluno evitar os possíveis conflitos, por outro lado, favorecer ao desenvolvimento de acúmulos dos processos de sínteses.

Para efetivar importante tarefa a escola estimula o saber elaborado, na formulação de novas sínteses e dessa forma consecutivamente na evolução natural do educando.

De acordo com a reflexão formulada por Libânio o fato das tendências pedagógicas liberais: tradicional, renovada, tecnicista, por acharem neutras, não comprometem com as transformações da sociedade.

No entanto, no mundo prático, procura legitimar a ordem econômica e política do sistema capitalista, elas coadunam sempre com os fundamentos do liberalismo econômicos, são pedagogias essencialmente opressoras do mesmo modo que é o modelo econômico.

As outras tendências pedagógicas denominadas de progressistas, em oposição às formulações conservadoras em contradição as liberais, tem como fatores em comum a análise crítica do sistema capitalismo.

Isso não significa que desejam a mudança radical da sociedade, ou seja, a superação da sociedade capitalista, mas pelo menos não aceita pacificamente as práticas conservadoras de domínio tipicamente do liberalismo econômico.

Edjar Dias de Vasconcelos.