O processo de ensino aprendizagem depende da capacidade individual de cada professor, de sua aceitação e compreensão e do relacionamento com seus alunos, sendo de fundamental importância que o professor funcione como um facilitador no acesso a informações, e como um bom amigo que auxilia o aluno a conhecer o mundo e seus problemas, fatos e suas injustiças de forma que o aluno possa caminhar com liberdade de expressão. Para que o professor concretize esse processo é necessário que ele saiba o nome do seu aluno, Pois só assim o aluno perceberá que sua presença é importante na sala de aula.

Há professores que, por medo, ignorância ou arrogância, não conseguem ter um bom relacionamento com os alunos e deixam de lado a aprendizagem afetiva, colocando em prática somente a pedagogia tradicional utilizando regras que na maioria das vezes prejudica, mas que de certa forma é importante. Não havendo nesse método trocas, críticas e crescimento há apenas platéia e ouvintes. Um dos caminhos para mudar esse método, é através de procedimentos metodológicos com os estilos de aprendizagem dos alunos encontrando um elo entre o processo cognitivo e emocional.

Porém é preciso ficar evidente que o professor agora é um formador e como tal precisa ser integrador, comunicador, questionador, criativo, colaborador, flexível, gerador de conhecimentos e comprometendo-se com as mudanças.

Assim deve ser a relação professor-aluno, o aluno precisa aprender a aprender e o professor precisa aprender a reaprender sempre.