Sydney Pinto dos Santos (2016)

Desde os tempos da pré-história os animais vêm fazendo a diferença dentro do espaço que hoje é dominado pelo ser humano; ser este que se julga pensante, matreiro, sagaz, perspicaz. No entanto, comparado com outros seres "menos inferiores" este dito ser pensante se torna tão estúpido a ponto de ser comparado com outros que não estão em sua ordem.

Ou seja, ser inteligente por natureza, pode até o homem ser, marcar território, brigar por espaços que não lhes pertencem, mas comparados aos outros seres do reino animal, deixa muito a desejar. Não significa que este ser pensante não saiba construir nada; muito pelo contrário; é apto a destruir o outro para conseguir seus mais úteis e inúteis objetivos. Muitas vezes pelo simples fato do domínio, de marcar território e/ou subjugar o outro.

Assim sendo, o ser humano como tal, perde se comparado com ÁGUIAS, COBRAS, RATOS, BURROS ou mesmo simples e inocentes PINTOS. Pois, como sabemos, eles estão nas diferentes cadeias alimentares, pertencendo ou não ao outro como alimento.

Desta forma, os animais são aqueles que por sua capacidade de locomoção, rapidez, agucidade no olhar, no bote, na espreita e paciência na espera da presa, tornam-se tão eficientes, que o "homem" ficaria a quilômetros na evolução no mundo e na natureza.

Assim sendo, conhecemos "ÁGUIA – do Latim aquila, aparentemente o feminino de aquilus, “de cor escura”. Os romanos tinham o adágio Aquila non captat muscas, “A águia não pega moscas”, para dizer que certos assuntos estão abaixo de dignidades elevadas." Ou seja, águia é o único animal que para viver e sobreviver mais 40 anos de vida, arranca suas unhas e bico, e passa 3 meses esperando que novos "instrumentos" estejam aptos e prontos para serem usados.

Já "cobra; esta vem do Latim colubra, “cobra, serpente”. Serpente, ali ao lado: sua origem é o Latim serpens, particípio presente deserpere, “rastejar”, do Sânscrito sarpati, “ele rasteja”. Esta palavra originou o Grego herpein,“rastejar”, que é usado na designação de uma doença viral, o herpes-zóster, assim chamada porque apresenta lesões de pele que se espalham como se rastejassem em determinado trajeto do paciente. Que no caso são aquelas pessoas que rastejam para chegar ao ápice de sua conduta como ser humano, não possuem atitudes próprias. Sãos as chamadas "Maria vai com as outras".
Rato: do latim científico rattu-, «rato» +latim vorare, «devorar»; ou seja, está sempre à espreita para adentrar a uma nova oportunidade e mudar as coisas de acordo com suas necessidades. Se for o caso de um inverno rigoroso, possibilita-se a fazer a hibernação para refazer e reproduzir energia, para uma nova luta em novo período. Latim burrus ("ruço, pardo avermelhado"), como parte da expressão asinus burrus ("asno ruço"). Aquele que fica vermelho, emburrado, em situações que lhes desagrada.

O nome Pinto é um nome tirado do latim, derivado da palavra “pinctus” e posteriormente ainda “pictus”, que se configuraria como o passado particípio do verbo “pingere” que significaria pintar. O nome Pinto é um nome oriundo da língua portuguesa mais arcaica. O português arcaico ou antigo seria originado a partir da forma verbal do passado particípio do verbo pintar. Está ligado com a atividade de pintar algo ou alguém ou ainda algo que foi pintado. Os pintinhos, assim como a grande maioria das aves, nascem com um pequeno dente especial para quebrar o ovo.

Conclui-se que, para uns a esperteza vem de berço, para outros animais, ela é aprimorada de acordo com as necessidades básicas e de sobrevivência, principalmente. Nunca espera que ÁGUIAS, COBRAS, RATOS, BURROS OU PINTOS se dê as mãos. Mas que vivam de acordo com o que a natureza lhe garantiu: A SOBREVIVÊNCIA, nem que seja passando por cima do outro para conseguir tal.

Mas lembre-se sempre COBRA não come ÁGUIA, e em sangue de BURROS e CAVALOS são injetados venenos de cobra para fazer o mais potente soro. E que RATOS aprendem ser cobaias para que o SER HUMANO, prossiga sonhando com a vida eterna. E o PINTO, bem este deve ter nascido antes que o OVO? Pois a própria etimologia da palavra diz, pinto, é algo pintado, uma imagem, uma interpretação, um sonho. E assim o sonho está antes de quaisquer criações do ser humano.