ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL (Online)

 

TEMA DO ESTUDO: Tempos da Restauração

 

TEXTO ÁUREO: “Ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade” (Atos 3:21)

 

INTRODUÇÃO

 

O propósito de Deus em restaurar todas as coisas que foram atingidas direta ou indiretamente com o pecado cometido no Jardim do Éden por meio de uma atitude de desobediência a uma ordem expressa do Criador ao primeiro casal, Adão e Eva, iniciou-se naquele momento.

 

CORPO DO ESTUDO

 

A frase “até aos tempos da restauração” denota o período entre a ascensão de Jesus até a sua volta; o que perfaz um tempo de 2000 anos, aproximadamente. É exatamente durante o espaço desses dois adventos – ascensão e volta - que Cristo se encarregaria em restaurar todas as coisas decaídas; principalmente quando ele estiver reinando na terra durante o período milenar.

 

Porque a partir da queda do homem no Jardim do Éden, passou a haver uma completa desordem envolvendo todas as coisas. E isto ocorreu no campo humano, animal, vegetal, cósmico e também espiritual, enfim, sobre toda a criação de Deus que foi gravemente afetada: “PORQUE SABEMOS QUE TODA A CRIAÇÃO, A UM SÓ TEMPO, GEME E SUPORTA ANGÚSTIAS ATÉ AGORA” (Romano 8:22).

 

Assim como toda terra foi amaldiçoada após a queda do homem, não é surpresa que ela também compartilhe de sua própria  recuperação, restauração ao viver e compartilhar desta expectativa. E juntamente com esta terra que geme e aguarda pela sua restauração, está a nossa participação ao crermos que isto acontecerá em um dia bem próximo: “NÓS, PORÉM, SEGUNDO A SUA PROMESSA, ESPERAMOS NOVOS CÉUS E NOVA TERRA, NOS QUAIS HABITA JUSTIÇA” (2 Pedro 3:13).

 

Logo, o mundo não acabará de uma hora para outra conforme vem sendo anunciado ao longo do tempo pelos profetas do abismo. Quem não se lembra de Nostradamus que chegou a fixar a data do fim do mundo para o ano de 2000? No livro de Gênesis, nós vemos Deus lavando a terra da corrupção humana com as águas do dilúvio. Sendo que no futuro, ele enviará fogo sobre esta mesma terra para purificá-la de toda maldição anteriormente lavrada sobre ela a fim de restaurá-la por completo: “POIS EIS QUE EU CRIO NOVOS CÉUS E NOVA TERRA; E NÃO HAVERÁ LEMBRANÇA DAS COISAS PASSADAS, JAMAIS HAVERÁ MEMÓRIA DELAS” (Isaías 65:17).

 

Veja ainda mais: “PORQUE, COMO OS NOVOS CÉUS E A NOVA TERRA, QUE HEI DE FAZER, ESTARÃO DIANTE DE MIM, DIZ O SENHOR, ASSIM HÁ DE ESTAR A VOSSA POSTERIDADE E O VOSSO NOME” (Isaías 66:22). Haverá a necessidade de novos céus devido à rebelião se Satanás que lá ocorreu, e uma nova terra por ter sido completamente contaminada pelo pecado.

 

Então, se você está esperando pelo fim e a destruição do mundo pode tirar o seu cavalinho da chuva porque isto não irá acontecer; já que a proposta de Deus não é de destruição e sim de restauração de todas as coisas. Depois, é preciso entende que o “ENTÃO VIRÁ O FIM” de Mateus 24 não está se referindo ao encerramento de tudo na terra, mas quanto ao fim do governo humano em detrimento do reinado de Jesus sobre o mundo: “VI TAMBÉM TRONOS, E NESTES SENTARAM-SE AQUELES AOS QUAIS FOI DADA AUTORIDADE DE JULGAR. VI AINDA AS ALMAS DOS DECAPITADOS POR CAUSA DO TESTEMUNHO DE JESUS, BEM COMO POR CAUSA DA PALAVRA DE DEUS, TANTOS QUANTOS NÃO ADORARAM A BESTA, NEM TAMPOUCO A SUA IMAGEM, E NÃO RECEBERAM A MARCA NA FRONTE E NA MÃO; E VIVERAM E REINARAM COM CRISTO DURANTE MIL ANOS” (Apocalipse 20:4).

 

Por mais que existam correntes contrárias a esta forma de interpretação, o fato é que Cristo virá para estabelecer o seu governo terreno; coisa que Ele não pode fazer quando aqui esteve em sua primeira vinda: “MAS OS SEUS CONCIDADÃOS O ODIAVAM E ENVIARAM APÓS ELE UMA EMBAIXADA, DIZENDO: NÃO QUEREMOS QUE ESTE REINE SOBRE NÓS” (Lucas 19:14).

 

PALAVRA FINAL

 

Não é de admirar que esses mesmos judeus tenham dito posteriormente que eles não tinham outro rei além do Imperador César. Portanto quando Jesus voltar tudo será restaurado para sua própria glória. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

 

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)