Tempo

 

O amanhã está à minha frente e hoje, eu, aflita, quero que ele logo chegue.

Mas como, se ao chegar ele se torna hoje?

O tempo embaralha minha mente e me faz passar pelo hoje, pensando vivê-lo, mas querendo viver o amanhã .Desencontro-me de mim,que vago sem rumo... Sem que eu me dê conta disso,sem que ao menos eu me aperceba que contra o tempo,inequivocadamente nada posso, pois não está em mim ser sua senhora.  Ele não me quer, ele se basta. Ele, inexorável tempo, ri de mim, que nada posso fazer do que quero. Não posso com ele... Senhor de si mesmo.

Na tentativa de viver o tempo que passa, corro, numa idiossincrasia insana,para os três lados do triângulo do tempo, sem ater-me a nenhum. O tempo age implacavelmente...O amanhã se torna hoje, o hoje passa a ser o ontem. E eu tenho pressa  de ir a lugar nenhum. De que adianta essa minha ânsia louca , ao me dirigir freneticamente ao que nunca vou alcançar? Como já o dizia Shakespeare “...aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos e o futuro tem o costume de cair meio em vão.”

E o tempo...O tempo não volta, ele segue em frente implacável...Sem olhar para os lados, sem olhar para trás.

Ele simplesmente passa... Soberbo...Galante... Desafiador...  “O tempo passou na janela e só Carolina não viu.”¹

E só assim me dou conta que é preciso ter um tempo,para viver o tempo no tempo certo.

O arrependimento de não tê-lo vivido não é problema dele.É meu, que não o vi passar... “Quem sabe que o tempo está fugindo, descobre subitamente, a beleza única do momento que nunca mais será...”, nos diz Rubem Alves.

Ao me distrair da vida na vida, não me dei conta que tentar pegar carona no tempo do outro não leva a nada...Faz de mim “lo dabar.²

É preciso estar atenta para viver.É preciso dar as mãos ao tempo e seguir com ele à busca de algo para ser melhor. Para ter um diferencial a mais. Sheakspeare tão sabiamente escreveu que  “...o mundo não pára, para que você junte seus cacos.”

Então...Lá vou eu a procura do tempo que há em mim...Antes que ele se vá de uma vez...Para nunca mais voltar a ser o que era.

 

Heloisa Pereira de Paula dos Reis

Abril/2008

 

¹ Chico Buarque de Holanda- cantor.

² L dabar – palavra hebraica: coisa nenhuma;palavra nenhuma; dito nenhum.