Percebe-se no mundo moderno que as pessoas estão sempre correndo, com pressa, muitas vezes não dispõem de tempo para si e esquecem ou desconhecem os benefícios que a ociosidade oferece.

            O sociólogo Domênico Damásio, na década de 90, sublinhou a importância da alegria e da satisfação pessoal no dia-a-dia, pois aumentam a criatividade, fazendo crescer o potencial de imaginação, contribuindo para um melhor desempenho no trabalho.

            É comum vermos pessoas se culparem quando não estão desenvolvendo nenhuma atividade, percebem-se como preguiçosas. Estar ocioso e aproveitar esse tempo para analisar, refletir, criar é algo saudável, pois boas ideias podem surgir e serem aproveitadas no dia-a-dia. Já não fazer nada por preguiça não leva o indivíduo a lugar nenhum. Daí a importância de destacar a diferença existente entre o ócio e a preguiça, muito bem expressada por Damásio. No seu entendimento, o ócio gera produtividade, é significativo, ao passo que a preguiça é insignificante por si só.

            O ideal é que consigamos encontrar o equilíbrio entre as necessidades pessoais, profissionais, emocionais e o lazer. Isso contribui para que nos sintamos bem, possamos encontrar o prazer e a alegria nas coisas que fazemos. Para que tenhamos a sensação de bem estar, visto que está contribuirá para evitar o estresse e doenças por ele ocasionadas.

            Existem pessoas que referem ter a necessidade de estar sempre preenchendo o seu tempo, pois caso contrário, sentem-se só, vazias, são tomadas pela tristeza e pela desesperança. Isso ocorre porque não sabem aproveitar o tempo ocioso. Provavelmente, o transformam em um ócio alienante, que gera sofrimento.

            A dificuldade de se permitir viver o ócio pode estar vinculada a dificuldade de entrar em sintonia consigo mesmo, do automatismo, da dificuldade de pensar, do agir de forma impulsiva, da necessidade de contemplar o imediatismo da sociedade atual.

            Infelizmente, muitos são os que desconhecem as benesses trazidas pelo ócio. O tempo ocioso usado com sabedoria será produtivo, pena que nem todos conseguem ter essa consciência, usando o tempo ocioso de forma negativa.