TEMPO BOM! NO CEARÁ É ASSIM.

A expressão muda de sentido de uma região para outra no Brasil.

O termo aqui acima citado diferencia em nosso Estado: O Ceará

Já para as bandas de lá, digo, na Região Sul e Sudeste, por exemplo, tem sentido conotativo, digo a vós, muda completamente.

Assim vejamos:

Para muitos, tempo bom é àquele em dias de sol, nuvem limpa, horizonte aberto com paisagem límpida e nada de nebulosidade, sem nenhuma nuvem carregada.

Na Região Nordeste muda o sentido e também de figuração. Chamo de figuração, mas na Geografia (ecossistema) conhecemos amiúde como Fenômeno da Natureza.- Função climática.

E, dependendo da região ou estado do país onde você reside “Tempo Bom” possui um duplo sentido.

Quando chove aqui no Ceará, para muitos principalmente os que vivem na zona rural, chamamos de tempo chuvoso – tempo bom.

É chegada a hora de arregaçar as mangas nessas bandas de cá e ir para a lida, pra trabaiá de modo arrastado do regionalismo daqui e do povoado da região que vivem nos arredores e no campo.

Pois bem; aqui quando chove, e o céu aparece nublado, com nuvens acinzentadas, com previsão de chuva, chamamos de tempo bom. Quem acompanha a previsão do tempo na TV nos principais jornais do país sabem o que vos falo.

E que Deus nos abençoe com a santa chuva nos trazendo água para os nordestinos com esse bom tempo trazendo fartura na mesa e nos dando o pão de cada dia.

_______________

¹José Wilamy Carneiro Vasconcelos é professor, historiador, poeta, cronista, pesquisador, memorialista. Formado em Direito e especialista em Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral – Ceará..