(me empresta um bom guarda-chuva?)

Gosto muito de chuva... ela faz a gente parar – nem que seja por poucos segundos – para contemplar a dinâmica do planeta. Os pingos no vidro, o cheiro molhado e o barulhinho bom nos interrompem, mandando o recado: "Vá com calma... Há outras coisas acontecendo lá fora."

Isso se a gente está no frente do computador, em casa ou no trabalho, ou bem abrigado numa cama quentinha.

Na rua, sem guarda-chuva, a situação é outra.

Nasci no Sudoeste do país, e tendo visitado muitas regiões litorâneas, inclusive no exterior, sei bem o que significa uma tempestade, com raios e trovões.

Em uma situação como esta a melhor opção, senão a única, seria buscar um abrigo seguro e esperar o sol brilhar novamente.

Para instigar mais ainda nossa imaginação, trago à memória uma estória de ficção, onde certo planeta tinha uma chuva contínua, tão intensa que as plantas cresceriam em torno de alguém que se deitasse ao relento.

Invenções à parte, cabe aqui a menção não ao que é físico, mas sim ao que é EMOCIONAL, INTANGÍVEL e mesmo ESPIRITUAL.

Seguramente todo ser humano vive sob uma chuva de desafios: na saúde, na família, nos relacionamentos, no disse-me-disse que magoa, na necessidade de superar, na competição do trabalho, no sonho que nunca chega a se concretizar. Sem falar dos trovões das traições e dos raios ferrenhos dos "mui" amigos...

Nesse caso não adiantam as capas e os guarda-chuvas convencionais, nem umas poucas telhas ou marquises - um tanto impróprias. De um jeito ou de outro, os respingos e salpicos nos atingem...

É preciso procurar outra alternativa.

E você também não terá resultados se erguer os pulsos e tentar parar a chuva. Ela meramente existe e faz parte da vida real.

A saída é encontrar um refúgio garantido, e este – sem querer ser religioso, mas consciente da realidade divina – é nada menos que próprio o Senhor do Universo (e de todas as chuvas):

"Ó Senhor, tu és meu Deus,...fortaleza do necessitado na sua angústia; refúgio contra a tempestade e sombra contra o calor; porque o sopro dos opressores é como tempestade contra o muro". (Isaías 25:1-4).

Hoje é um bom dia para colocar em prática a "técnica" ensinada pelo rei Davi, um grande amigo de Deus:

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do onipotente descansará". (Salmos 91:1).

Descanse em Deus e verá as tempestades ameaçadoras se tornarem dias claros e ensolarados.

Texto de autoria de Pastor Elcio Lourenço. Pastor desde 1968.

www.pastorelcio.com