Religião é um bem comum a humanidade, tão antiga quanto a própria origem do ser humano.
Aquele que destrói uma religião não é religioso é sim um fundamentalista.
"Pau que bate em Chico também bate em Francisco". Aquele que maltrata um Religioso seja de qual denominação for, não é  religioso é sim um doente que precisa de tratamento, é simplesmente um irmão ausente em Deus.
De forma ecumênica tomemos conta das religiões, Ela é um patrimônio, é um direito humano de processar a sua crença.
Repito tomemos conta da religião, de todas as religiões sem destinação e de todos os religiosos que sob o amparo do estado deve manifestar e exercer sua fé na mais suprema liberdade e recebendo toda a proteção e todo amparo que a constituição e os direitos humanos lhe facultam.
O estado é laico e por esse motivo deve proteger e amparar todas as religiões e todos os religiosos sem distinção.
Se não ama, respeite, pois o respeito é uma forma de amar o que a Priore não se compreende.
Essa é minha opinião e forma de se manifestar diante dos fatos de intolerância ocorridos relacionados as religiões de matriz africana no Rio de janeiro.
Esse ato me chocou como umbandista que sou, como também me chocaria caso um irmão de uma outra denominação tal como islâmica, judia ou cristã, sofresse dessa violência moral que é pior que a física, pois marca a alma e toda a eternidade que a compreende.
E sabe por que me chocaria caso acontecesse isso com outro irmão?
Me chocaria porque sou religioso e reconheço a legitimidade e o direito em exercer a religião em todo ser humano independente de raça, cor, etnia, crença e opção sexual.
Protejamos o direito de ser Religioso e manifestar a nossa fé, não pedimos a compreensão do poder público e sim somente o respeito em ser o que somos da forma que somos. Isso para mim e para todos que encontram na fé, na crença e na religião uma forma de vivenciar a sua vida despertando um estado mais elevado de consciência.

Axé

Por: Pablo Araujo