GEAN KARLA DIAS PIMENTEL
GRACIELE CASTRO SILVA

O presente texto tem o propósito de discutir os procedimentos dos estudos denominados de estado da arte em educação, a partir de estudos realizados pelas autoras, com participação em grupos de pesquisas com o tema formação de professores. Observa-se que nos últimos anos um movimento de expansão acentuada em grupos, cursos, seminários, e cada vez mais o interesse da pesquisa envolvendo diferentes aspectos e temas sobre a educação, como formação de professores, currículo, metodologia de ensino, identidade e profissionalização docente, politicas de formação e outros realizados tanto na formação inicial quanto na continuidade.

         Com base nos estudos apontados, faltam estudos que realizem um balanço e encaminhem, para que desvende e examine e apontem enfoques, os temas mais pesquisados e as lacunas existentes. O interesse que abordam ‘estudo da arte”, deriva estudos para apontar que vem sendo tomadas e aspectos que são abordadas em detrimento de outros. A realização deste balanço contribuirá com a organização e analise na definição de um campo. Essa análise de campo investigativo é fundamental, neste tempo de intensas mudanças associadas aos avanços crescente da ciência e tecnologia. (Romanowski, 2006).

Vale ressaltar que estados da arte, contribuirá na constituição do campo teórico de uma área de conhecimento, pois procuram identificar aportes significativos da construção da teoria e prática pedagógica; apontar as restrições, as suas lacunas, identificar experiências inovadoras, apontam alternativas de solução para o problema da prática e reconhecer as contribuições das pesquisas na constituição de propostas na área focalizada, segundo as autoras.

Os estudos foram realizados a partir de uma organização dos dados conhecido como “estados da arte”, pois, recebem esta denominação quando compreende toda uma área do conhecimento, nos diferentes aspectos que reproduz as produções. Salienta a autora que esses estudos são necessários no processo de evolução da ciência, a fim de que se ordene o conjunto de informações e resultados já obtidos.

Para Messina (1988), um estado da arte é um mapa que nos permite continuar caminhando; um estado da arte é também uma possibilidade de perceber discursos que em um primeiro exame se apresentam como descontinuo ou contraditórios. Em um estado de arte está presente a possibilidade de contribuir com a teoria e prática de uma área de conhecimento.

Esses estudos são justificados por possibilitarem uma visão geral do que vem sendo produzidos na área sendo um efeito que permite aos pesquisadores perceberem a evolução das pesquisas nas áreas, bem como suas características e foco, além de identificar as lacunas ainda já existentes.

As autoras, destacam também, a metodologia de trabalho para desenvolver pesquisas de estado da arte. Para esse levantamento sobre o tema é indispensável o processo de análise qualitativo dos estudos produzidos nas diferentes áreas do conhecimento. Este estudo caracteriza-se por ser descritivo e analítico.

Vale ressaltar a importância de   realizar a consulta de outros estudos semelhantes de modo a aproximar e equilibrar as novas categorias com as anteriores. Os dados coletados em estudo do tipo estado da arte indicam atenção que os pesquisadores dão a temática, além de apontar para que a área da educação se volta a preocupação dos pesquisadores. Também apontam os temas, subtemas e conteúdos priorizando em pesquisas e mostram a necessidade de algumas pesquisas, ou seja, alguns temas, quase silenciados. Mostrara também os temas que tem preocupado os pesquisadores. (Romanowski, 2006).

Outro aspecto que esses estudos mostram são os tipos de pesquisa utilizados nas investigações, ou seja, análise de depoimento, estudo de casos, nos estudos de caso do tipo etnográfico, descritivo operatório, pesquisa-ação, ação-colaborativa, análise da prática pedagógica, a história da vida, a autobiografia, análise das práticas discursivas, pesquisa teórico, pesquisa bibliográfica.

Para a autora, mais um aspecto que deriva desses estudos é a identificação das técnicas mais utilizados tais como: entrevista, análise de documentos, observação, questionário, diário, diário ou uma combinação delas; ou se os dados forem coletados por meio de videográfica, diário.

 O que possibilitará as novas pesquisas e encaminhamentos metodológicos: dentre eles pode se destacar:

  • Como a produção atual contribuirá para o avanço do conhecimento da área?
  • Qual é a relevância e a consistência do conhecimento produzida, considerando categorias e subcategorias analisadas?
  • Quais as consequências politicas, sociais, metodológicas, resultantes desses estudos?
  • Quais as contribuições desses estudos para o cotidiano escolar dos professores?
  • Quais as possibilidades de generalização?
  • O estudo sobre a temática podem auxiliar os delineamentos de políticas públicas?
  • Quais as políticas e estratégias têm sido executadas a partir da produção diretamente relacionada ao tema?

Ressalta-se a autora a importância de se fazer comparação dos estudos de “estado da arte com outras regiões, outros estados e outros países, para se identificar problemas comuns, tendências políticas. A realização de estado da arte que tomam por base catálogos ou bancos de resumo na realização da leitura e categorização dos dados tem salientado limites de critério e de fonte utilizados.

     Concluindo este artigo, verifica-se que outras formas de divulgação das teses e dissertações e de periódico, com o uso das tecnologias tem sido viabilizado como a criação de bancos online. Cabe destacar que os estados da arte demandam tempo para realização das leituras. Para a realização de estado da arte, os estudos realizados por grupos, os mesmos, necessitam de encontros periódicos de modo aproximar as interpretações realizados. Além disso, possibilita uma abertura para análise. Para isso é imprescindível que o pesquisador faça uso de um apoio teórico e possua experiencia em análise de dados. Vale ressaltar a importância a criação de programa de registro e comunicação entre os pesquisadores. (Romanowski, 2006)


Referências bibliográficas 

Romanowski, Joana Paulinens, Romilda Teodora: As pesquisas denominadas do tipo “Estado da arte” em educação: Revista Diálogo Educacional, vol.6, núm.19, Septiembre-Diciembre, 2006, pp.37-50. Pontificia Universidade católica do Paraná-Brasil.

MESSINA, Graciela. Estúdio sobre el estado da arte de la investigacion acerca de la formacion docente em los noventa. Organización de Estados Ibero Americanos para La Educación, La ciência y Cultura. In: REÚNION DE CONSULTA TÉCNICA SOBRE INVESTIGACION DEL PROFESSORADO México, 1998.