Telecomunicações

 

Introdução

            A necessidade de acesso à informação, estimulada pela globalização dos mercados nos últimos anos, fez com que um maior número de pessoas e empresas passarem a utilizar os meios de comunicações como um dos instrumentos mais eficazes para acesso.  Fazer uma ligação telefônica internacional, conversar pelo celular, ouvir um programa em FM, enviar um e-mail pela Internet e etc. Situações que fazem parte do cotidiano dos seres humanos que usufruem de tais comodidades do mundo atual. Transformando o estágio das telecomunicações em um imperativo da modernidade, tornando um fator essencial para a integração comercial e sócio-cultural do mundo como um todo.

1 Definição

Telecomunicações consistem na transmissão de uma mensagem de um ponto para outro, geralmente com a mais-valia de ser bidirecional.  Abarca todas as formas de comunicação à distância.  Prefixo “tele” no grego, que significa “distância” ou “longe”, e Comunicação o processo pelo qual uma informação gerada é transferida a outro ponto no tempo chamado destino. Fazendo a transmissão, por fio, meios ópticos ou sendo ele qualquer outro processo, de símbolos, caracteres, sinais, imagens etc. Exemplos: a telefonia, o rádio, a televisão e a transmissão de dados através do computador.

2 Surgimento

A história das telecomunicações começou a desenvolver-se na primeira metade do século XIX, com o telégrafo (que permitia enviar mensagens com letras e números). Posteriormente, apareceu o telefone, que veio acrescentar a possibilidade de comunicar com recurso à voz. Mas foi ao final do século XVIII que as telecomunicações tiveram o seu começo, e a partir dos principais sistemas empregados para a transmissão à distância que as pessoas puderam se comunicar em tempo real. Embora, seu uso definitivo tenha ocorrido na segunda metade do século XX, proporcionando assim um avanço exuberante da eletrônica em geral e das ciências inter-relacionadas à automatização de sistemas.

Entretanto, é entre os Séculos XIX e XXI que as telecomunicações vêm revolucionando. E, como seu início foi de forma discreta, hoje as mudanças são abrangentes e velozes alavancando a economia mundial e interferindo no modo de agir das pessoas. Historicamente podemos dizer que foram três invenções marcantes para o surgimento das telecomunicações até os dias atuais. A primeira ocorreu em 1844, quando Samuel Morse inventou o telégrafo. E a segunda surgiu em 1876, através de Graham Bell inventor do telefone; Por fim, em 1895 o grande Marconi inventa o rádio.

Porém foi Graham Bell, aos 29 anos, que se destacou como o grande personagem da época no mundo das telecomunicações. E como ele era professor e cientista, teve a oportunidade de criar o primeiro protótipo do telefone. Portanto, Bell em 14 de fevereiro de 1876, ingressa com o pedido de patente de seu invento, algumas horas antes de outro inventor, Elias Gray, patentear o seu. Alguns historiadores afirmam que Gray desperdiçou uma oportunidade de ouro, pois não consegui obter o título de inventor do telefone, devido à falta de sorte e não ter ajuda de um profissional talentoso como Thomas Watson que ajudou Bell no desenvolvimento do primeiro projeto protótipo do telefone.

3 Evolução

Através dos tempos, o homem tem se esforçado em desenvolver a capacidade de se relacionar com o próximo. Desde a descoberta do fogo aos primeiros gritos e gestos, as formas de comunicação foram evoluindo até a padronização das representações, para melhor expressão dos desejos e necessidades. Para que a comunicação fosse eficiente e pudesse servir ao interesse de tribos ou grupos, o homem se utilizava de sinais para seus comunicados. Primeiro foram às tochas de fogo; depois, os reflexos de metais polidos. Mais tarde idealizou a vela. Seguiram-se o vidro e o espelho, que sob a luz proporcionavam a comunicação entre grandes distâncias.

Fatos Históricos:

  • 1876 – 7 de março - Alexandre Graham Bell obtém a patente da invenção do telefone.
  • 1877 – O primeiro telefone do país é instalado no Rio de Janeiro.
  • 1878 – O primeiro telefone público é instalado nos EUA.
  • 1879 – D. Pedro II autoriza o funcionamento da primeira empresa de telefonia no Brasil.
  • 1883 – A 1ª estação telefônica do Brasil é instalada em Santos, com 75 assinantes.
  • 1884 – Os primeiros telefones começam a funcionar na cidade de São Paulo.
  • 1885 – Lars M. Ericsson revoluciona o design do telefone, acoplando bocal e fone numa única peça.
  • 1892 – Alon B. Strowgeer inaugura, em Indiana, a primeira central telefônica automática.
  • 1893 – As primeiras transmissões de sinais telegráficos e da voz humana em telefonia sem fio no mundo são realizadas pelo Padre Landell de Moura, na cidade de São Paulo.
  • 1922 – Os serviços de telegrafia e telefonia via rádio são introduzidos no Brasil, entre o Rio de Janeiro e Nova Iorque. Nesse mesmo ano inaugurada a primeira central telefônica automática do país, em Porto Alegre.
  • 1946 – Entra em funcionamento o primeiro computador eletrônico dos Estados Unidos, o Eniac.
  • 1956 – Começa a funcionar o primeiro cabo telefônico transatlântico entre Estados Unidos e Grã-Bretanha.
  • 1958 – O primeiro sistema de discagem direta à distância (DDD) da América do Sul é implantado no Brasil, entre Santos e São Paulo.
  • 1962 – Entra em operação o primeiro satélite mundial de telecomunicações, o Telstar, construído pelos Laboratórios Bell.
  • 1966 – Início da aplicação de fibra óptica em telecomunicações.
  • 1971 – A Intel anuncia o invento do microprocessador, base dos futuros computadores.
  • 1972 – É criada a holding Telebrás, responsável pelas empresas governamentais de serviços públicos de telecomunicações do Brasil. São instalados os primeiros telefones públicos (os orelhões) no Rio de Janeiro e em São Paulo.
  • 1975 – O Brasil integra-se ao sistema de discagem direta internacional (DDI).
  • 1978 – A Telefonia Móvel Celular é ativada no Japão.
  • 1982 – A primeira central de CPA (Central com Controle por Programa Armazenado) da América Latina é instalada em São Paulo.
  • 1990 – A primeira cidade brasileira a usar a Telefonia Móvel é o Rio de Janeiro.
  • 1995 – Implantada a Internet comercial no Brasil.
  • 1996 – Implantada a Telefonia Móvel comercial em Belém do Pará – Brasil.
  • 1998 – Privatização do Sistema Brasileiro de Telecomunicações – Telebrás - Início da competição no mercado nacional de Telecomunicações com a concorrência das operadoras "espelho" para o STFC (Sistema Telefônico Fixo Comutado).
  • 1999 – A Telefônica introduz em São Paulo a tecnologia ADSL, que possibilita enviar e receber dados e imagens em altíssima velocidade.
  • 2000 – Escolha da faixa de 1.8 MHz para o PCS (Personal Communication Service).
  • 2001 – Assinatura das primeiras licenças GSM.

4 Tendências no Brasil

A fusão das telecomunicações com internet, a partir da década de XX, produziu mudanças radicais entre o país das “velhas telecomunicações”. Com as inovações tecnológicas, a indústria tem vivido níveis de crescimento constantes e improcedentes nos últimos 20 anos. Todos esperam grandes tendências das tecnologias e inovações no ramo de telecomunicações, por exemplo, o avanço da banda larga móvel é a próxima engrenagem de telecomunicações; as receitas dos tradicionais serviços de voz estão saturadas e, com o surgimento e a adoção das comunicações móveis,  temos visto uma queda gradual dessas receitas. A banda larga móvel, no entanto, está vivendo sua época de ouro. Em 2014, o número de assinantes de banda larga móvel terá crescido 10 vezes, A Expansão da 3G que continuar ampliando suas redes no Brasil, dando oportunidades para fabricantes de smartphones, tecnologias wireless e fornecedores de infraestrutura produzir a tecnologia 4G.

A Videoconferência utilizando alta definição, baseada em vídeo, câmeras 3D é que fazem as pessoas se sentirem como se estivessem presentes em uma reunião pessoal, entrevista de emprego, demonstração de produtos ou conferência de design. Tudo isso estando a centenas de quilômetros de distância. Encontros virtuais eliminam o tempo perdido com viagens e custos desnecessários, aumentando assim a produtividade dos funcionários e o tempo de comercialização ajudando as empresas a tomarem melhores decisões em menor tempo, a velocidades de transmissões mais elevadas e etc.

Assim, novos meios, novas mudanças, ou outros métodos para produzir bens e serviços, em especial o das telecomunicações, vêm contribuindo para um aumento e melhoria na prestação de serviços, sejam as transmissões de cidades, ou qualquer região, tendo assim um processo de globalização. Tudo isso deve-se aos cabos, redes e satélites previamente conectados e configurados, levando a proximidades dos fatos e maiores ligações e fusões entre empresas e mercados.

                 

5 Conclusão

As evoluções de telecomunicações contem fatos e tendências onde contribuí para mudanças significativas e dinâmicas no processo de globalização, função e propósitos múltiplos das organizações, onde ocasiona redução de custos, convergência de redes, criação de novas oportunidades de negócios entre outros. Tendo como uma importância crescente a Informação, que contribui fortemente para sua evolução e sucesso das organizações.

Mais do que nunca, as demandas do mercado estão estimulando a inovação nas Telecomunicações, após enfrentar desafios importantes, o setor de telecomunicações está retomando a força, motivado por várias transformações. Os serviços são um catalisador de crescimento na economia nacional em geral, um incentivo à produtividade e um impulso de inovação que vai muito além de seu setor.

6 Referências

http://www.teletime.com.br/10/03/2011/orelhoes-na-berlinda/tt/216956/revista.aspx, último acesso 22 de fevereiro de 2012.

http://ccaetanoa.blogspot.com/2010/02/evolucao-das-telecomunicacoes.html, último acesso 19 de fevereiro de 2012.

http://www.hsm.com.br/artigos/o-grande-desafio-do-brasil, último acesso 21 de fevereiro de 2012.

http://www.artigosinformativos.com.br/Call_Centers_Sobral_Ceara-r954149-Sobral_CE.html, último acesso 20 de fevereiro de 2012.

http://www.artigosinformativos.com.br/Telecomunicac%C3%B5es_Crato_CE-t394_Crato+CE.html, último acesso 22 de fevereiro de 2012.

http://www.etice.ce.gov.br/, último acesso 23 de fevereiro de 2012.