Altina Costa Magalhães

A cada minuto são disponibilizadas novas informações em todos os meios de comunicação. As informações abrangem todos os aspectos da vida: político, econômico, social, religioso, científico e cultural. Constantemente essas informações são atualizadas. Os avanços tecnológicos promovem a formação da sociedade em rede, da economia globalizada, e da cultura da virtualidade, o que favorece a reorganização da classe social dominante e ao mesmo tempo cria uma nova forma de exclusão da classe menos favorecida, a exclusão digital.
Cabe à escola criar espaços para o uso das mídias, das tecnologias de informação e conhecimento, proporcionar ao aluno conhecer essa nova forma de diálogo com o mundo globalizado, assim como educá-lo para saber utilizar todos os recursos tecnológicos para a busca e a seleção de forma critica e criteriosa das informações que o permita resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de sue contexto.
O computador, a Internet e outras tecnologias disponíveis atualmente possibilitem a criação de ambientes de aprendizagem em que os alunos possam pesquisar, confirmar o conhecimento prévio sobre algum assunto, fazer antecipações e simulações, experimentar, construir e ainda permite a socialização do conhecimento com outros indivíduos e comunidades.
Os professores tem pouca familiaridade com estas mudanças, é ainda muito comum dúvida, indagações e receio, entretanto a grande maioria compreende que o avanço e as transformações que estão ocorrendo no mundo estão ocorrendo também no perfil do professor. Acredita-se que é possível absorver estas mudanças paulatinamente, de forma equilibrada, integradora, critica e aos poucos inserir os instrumentos tecnológicos no fazer pedagógico, aprendendo com os alunos e com os outros professores.
Começar esse processo de mudança é possível quando o professor reconhecer que suas competências não se reduzem somente ao domínio do conteúdo a ser trabalhado, mas também quando aceitar a idéia de que ele precisa evoluir junto com a sociedade. Continuar a mudança é um processo que acontecerá através de leituras sobre o assunto, de cursos, sobre a incorporação de novas tecnologias na sala de aula, aprender a dominar as TICs, e o uso destas e inseri-las no contexto da sala de aula.