Com o passar do tempo o processo tecnológico vem se desenvolvendo cada vez mais no mundo todo, tudo que usamos, de alguma forma usou algum tipo de tecnologia para ser criado e desenvolvido.

A tecnologia vem para facilitar a nossa vida no nosso dia a dia em várias coisas, na educação é uma grande ferramenta que auxilia muito no processo de ensino e aprendizagem quando usada corretamente e o professor tenha os plenos conhecimentos para se trabalhar com as tecnologias disponíveis na escola.

Atualmente a tecnologia tem um leque de abertura muito grande no processo de ensino e aprendizagem, abriu caminhos para que várias pessoas tivessem oportunidades de estudos, facilitou o ingresso na faculdade de pessoas que não tinham condições financeiras de pagar as mensalidades e as faculdades à distância (online) vieram com valores de mensalidades mais acessíveis e atingiu uma boa parte das pessoas de baixa renda, facilitando que um pai de família pudesse pagar uma faculdade para os seus filhos.

Com a pandemia da COVID – 19, as escolas tiveram que se adaptar tecnologicamente, pois todos os estudos foram obrigados a serem online, evitando o contato, ou seja, estamos em um momento de distanciamento social. Cada escola se adaptou da melhor maneira possível, utilizando as tecnologias disponíveis no seu ambiente escolar.

As aulas estão ocorrendo remotamente, com atividades propostas aos alunos, e encontros pelas plataformas online, como o Zoom. Nas aulas são tratados todos os assuntos que seriam tratados em sala de aula, estão sendo utilizados os recursos onde os alunos tenham acesso às propostas escolares e são eles as plataformas digitais, vídeos, grupos no Facebook e WhatsApp com as participações dos pais, para enviarem as atividades feitas por seus filhos.

Essa mudança tecnológica na educação foi muito rápido e muitos profissionais da educação não estavam preparados, muitos ainda trabalhavam de forma tradicional sem usar nenhum tipo de tecnologia em suas aulas, tiveram que buscar conhecimentos e mesmo assim muitos destes profissionais ainda têm muitas dificuldades em elaborar as aulas online.

A maior dificuldade encontrada pelo professor na elaboração das aulas remotas são as quantidades de aulas, e também pensar em atividades que sejam de aprendizado e ao mesmo tempo lúdicas para as crianças. Há ganhos com certeza com essa experiência de pensar em estratégias para os alunos realizarem as suas atividades em suas casas, pois conseguem desenvolver com maior criatividade as atividades, que poderão ser utilizadas em sala de aula.

Toda essa tecnologia que veio para agregar, mas há os pontos negativos que são relativamente muito significantes, pois muitos alunos não têm condições de ter um computador ou um celular para participarem das aulas online ou não possuem os conhecimentos e não tem ajuda de pessoas (pais) que saibam lidar com um computador ou um celular.

A desigualdade social é muito grande e consequentemente é refletida, hoje especialmente, na educação devido a falta de recursos tecnológicos disponíveis para todos os estudantes.