1. Introdução

No presente trabalho, intitulado técnicas de impressão, foram desenvolvidos aspectos como o historial da imprensa, sua definição, seus tipos e sua discrição, sabendo que para Johannes Gutenberg o pai da imprensa moderna diz que Impressão é a actividade de transferir ou passar para um suporte ou material qualquer seja: tecido, plástico, madeira, chapa, papel, vidro etc. um determinado conteúdo ou conjunto de signos, letras, palavras, textos, figuras, gráficos, Armazenados em um formato digital para fins comunicativos.

2. Historial da Impressão

Tudo começa nos meados de 1455, quando o alemão Johannes Gutenberg concretizou seu grande desejo. Após anos de pesquisas e investigação, alcançou seu sonho em forma de livro, impresso com uma técnica eficaz. Essa técnica de impressão já não era novidade porque já tinha sido criada há 14 séculos por chineses por vias da impressão de gravuras. Mas, com a criação do alemão, que moldara já com um material bem mais duro e que os usados na China, ficando assim muito mais infalível e rápida. A impressão em grandes quantidades já erra possível, transformando os aspectos sócias e culturais do ocidente para sempre.

3. Definição de impressão

Segundo Johannes Gutenberg, o pai da imprensa moderna, Impressão é a actividade de transferir para um terminado suporte qualquer seja; papel, tecido, plástico, acetato, madeira, chapa, vidro etc.) um determinado conteúdo ou conjunto de conteúdos sejam; signos, letras, palavras, textos, figura etc. armazenados em um formato digital ou não com o objectivo de informar.

4. A Importância da impressão

É importante porque a partir da dessa podemos imprimir vários suportes importantes em quantidades variadas entre elas poder ser; fotografias, jornais, revistas, livros, cartas, documentos, fôlderes, entre outras peças gráficas, como embalagens de vários produtos.

5. Gravura A Gravura é uma imagem da impressa de uma matriz artesanal, esse material e definido pelo tipo de gravura a saber: 5.1. Gravura horizontal O trabalho é positivo no final porque o sulco ou superfície possuí tinta. 5.2. Gravura em relevo O sulco aparece em negativo (sem a presença da cor da tinta) porque a superfície é em altorelevo e é que recebe a tinta. 5.3. Técnicas da gravura A xilogravura é uma técnica antiga e simples, e seus princípios são bem práticos. Retiramos de uma superfície lisa (matriz de madeira), com materiais de corte (goivas) remove se com detalhes as partes que não terão cor na gravura. Aplicamos tinta na superfície, colocamos a mesma no papel. Ao adicionar pressão sobre a folha a imagem da mátris é transferida para o papel. No séc. XV a Europa deu início do uso da calcogravura ou calcografia que é a técnica em metal como; zinco, alumínio, cobre ou latão usados para fazer placas que serviam de matriz, e Estas eram gravadas com incisão directa ou pelo banho de ácido. As técnicas mais usuais possíveis são Água-tinta, Água-forte, ponta seca. Coloca-se a tinta na matriz de metal e com a ajuda de uma prensa transfere-se a imagem para o pano ou para o papel. [...]