O curso de fotografia online abordará diferentes aspectos da fotografia, entre eles a iluminação para estúdio com diferentes pontos de luz. Serão enfatizadas diferentes possibilidades tanto para quem tem acesso a um estúdio com pé direito alto, quanto os menores, levando em consideração as características de cada set.

O tamanho da luz e seu posicionamento influenciam na foto, bem como a adaptação do fundo.

O tamanho do estúdio interfere na luz e também na cor do fundo, pois e estúdios menores a luz reflete no fundo. Nem sempre isso é ruim, mas será necessário que o fotógrafo aprenda a vivenciar essas limitações e aproveitá-las. Em um estúdio maior a luz reflete menos, possibilitando sombras mais marcadas ou mais distantes, de acordo com a proposta do ensaio.

Iluminação com um ponto de luz

Iluminação

É possível usar apenas um ponto de luz para seus ensaios fotográficos em estúdio, entretanto é preciso que ela seja difusa, ou seja, uma luz que se espalha mais e que causa uma sombra que se dissipa mais. A luz pode ser quente ou fria, contudo é preciso que ela se adeque as necessidades do fotógrafo, por isso é importante usar um difusor. Você pode usar rebatedores, sombrinha, softbox ou até mesmo isopor para diminuir a intensidade e aumentar a abrangência da luz.

É importante também que a luz tenha regulagem de altura, assim é possível enfatizar um determinado elemento ou ângulo. Você pode colocar a fonte de luz na lateral do modelo ou elemento a ser fotografado, gerando uma sombra sob um ângulo reto, dessa forma, uma parte fica iluminada e outra gera a profundidade adequada para a foto. A segunda forma de uma única luz é sob o ângulo de 30 graus, que permite uma dissipar uma sombra mais tênue e escondida, conforme as necessidades da fotografia. Elevar a luz para proporcionar uma sombra no chão também é uma forma de gerar uma sombra dissipada.

Luz direta

IluminaçãoA luz também pode ser usada diretamente no objeto ou modelo sob um ângulo direto, ou seja, a trás do fotógrafo. Dependendo da cor do fundo ele poderá ser eliminado, de acordo com a fotometria.

Nesses casos é importante deixar a velocidade um nível a baixo para conseguir um bom resultado. Uma regra simples pode ser feita com o número de passos para o clique. A cada passo para trás o abaixa-se um número na velocidade do diafragma. Para diminuir a luz que incide no fundo, o fotógrafo pode usar bloqueadores que não deixam a luz chegar ao fundo. Pode ser um isopor ou pano de cor escura que não precisa aparecer na foto, mas ficar em volta do objeto.

Tons do fundo

Geralmente se usa o fundo de cor branca, cinza ou preta, cada uma gerando um tipo de fotografia diferente. Alguns fotógrafos ainda trabalham com fundos de outras cores, mas isso vai de acordo com o gosto de cada um. É importante saber utilizar bem o fundo, fazendo com que ele fique desfocado e é aí que entra a luz.

O posicionamento da luz mantém o controle da tonalidade do fundo, podendo ser usadas mais de uma fonte de luz.

Quem usa duas fontes pode escolher ângulos diferentes para desfocar o fundo, tornando a sombra mais tênue ou mais dura de acordo com a proposta do ensaio. Se preferir eliminar totalmente a sombra, o ideal é usar três fonte de luz, uma central e outras duas em ângulos de 30 e 180 graus, um de cada lado do objeto.

Se a proposta é usar fundos mais escuros, o ideal é bloquear a luz que ilumina todo o fundo deixando – a focada no primeiro plano. Isso pode ser sanado colocando bloqueadores ou trazendo o modelo para próximo da luz, aumentando a distância entre o modelo e o fundo.