ESCOLA MUNICIPAL ANTENOR NAVARRO

JOÃO PESSOA PB

 

MENSAGEM DE NATAL

“O MENINO E O NATAL DE JESUS”

PROF :Waldemar Arruda

PARTICIPAÇÃO : GILDÁSIO R TEIXEIRA

 

NARRADOR – É natal, todos dizem que é dia de festa, de presentes, dia de amor.

É natal, a vida na minha casa entra em agitação, mas ninguém reclama, é natal.

É natal, mamãe agora encontra tempo para tudo, faz bolo, assa o peru, papai compra refrigerante, tudo por causa do natal.

É natal, toda a minha família compra roupa nova, sapatos, minhas tias pintam as unhas, escovaram os cabelos, minha vó ficar mais nova, é natal.

É natal, minha família canta uma bela canção que só a ouço no final do ano, ela é mais ou menos assim.

 

“Noite feliz, noite feliz, ó Jesus Deus de amor, pobrezinho nasceu em Belém, beijo a lapa Jesus nosso Rei, dorme em paz ó Jesus, dorme em paz ó Jesus...”

 

É natal, mas o que é o natal,

 

JUNIOR - Papai o que é o natal?

 

PAPAI – Ó filho pergunta para a sua mãe, não vê que eu estou decorando a arvore com os presentes.

 

JUNIOR – Mamãe o que é o natal?

 

MÃE – Ó filho mamãe está muito ocupada, o peru está no forno, pergunte para a sua tia.

 

TIA – Tia o que é o natal?  Ó Júnior isto é hora de perguntar o que é o natal, depois eu respondo.

 

JUNIOR – Eu não preciso de ninguém para me dizer o que é o natal, eu já sei. Natal deve ser a festa em que as pessoas comemoram o recebimento de muito dinheiro, pois gasta muito, apesar de passarem o ano todo reclamando que tudo está caro; é deve ser isso. É tem até um velhinho chamado de papai Noel que aparece em todas as lojas me perguntando se eu fui um bom menino e me prometendo um belo presente se eu me comportar bem, mas esse presente eu nunca recebo, e eu não sei nem quem é ele. Não, natal não deve ser só isso, há algo no natal que faz as pessoas ficarem mais alegres, mais legais, mais bondosas. Já sei a quem vou perguntar.

 

NARRADOR – E o menino se dirige ao presépio, e vai até a manjedoura e diz:

 

JUNIOR – Ei menino o que é o natal, e porque você está deitado nesse lugar feio, cheio de bicho, será que seus pais são tão pobres que você não pode ter uma cama? A você é só um boneco, não vai me responder nada, você não sabe nada. 

Alguém deve saber o que é realmente o natal, vou até o lado de fora, vou olhar para a casa de Deus, papai disse que Ele mora no céu, e mamãe disse que Ele sabe de tudo. Com certeza Ele é o único que vai me responder o que é o natal.

Ei Deus você está me escutando, ou está dormindo, eu acho que você está acordado, também com tanto barulho aqui na terra é impossível você dormir. Mas já que o Senhor está acordado por favor me responda o que é o natal.

 

NARRADOR –  Uma voz ecoou do céu e disse:. “O natal é a data em que se comemora o nascimento do meu Filho Jesus.”

 

JUNIOR – Mas Senhor, Jesus não é aquele homem que morreu na cruz, porque se comemora o seu nascimento se Ele está morte, não é feio isso.

 

NARRADOR –             “Não Junior, Ele está vivo, Ele nasceu, cresceu, morreu, e ressuscitou por você.”

 

JUNIOR – Deus, se Jesus ressuscitou onde está Ele que eu não o vejo?“

 

NARRADOR – Eu que te falo sou Jesus, aquele que ressurgiu dos mortos, aquele que tem a vida eterna para dar, o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, Eu sou Jesus, aquele que morreu para dar vida ao homem, Eu sou o teu presente de natal”

 

JUNIOR – Se o Senhor morreu por mim, tirou meus pecados com a sua própria vida, e me diz que é o meu presente de natal, agora eu com certeza sei o que é o natal.

 

                                   (O MENINO COMEÇA A CHORAR)

 

NARRADOR – “Não chores Júnior, porque você ficou triste.”

 

JUNIOR – Eu estou triste por você, Hoje é o seu aniversário e ninguém te chamou para te dar um presente, cantar parabéns, tirar um retrato para guardar de lembrança. Sabe, o ano passado eu tirei um retrato com papai Noel, mas eu não tenho nem um com você.Você deve está muito triste ai no céu.

 

NARRADOR – “Não, Eu não estou triste, eu entendo a indiferença do homem quanto a minha presença, mas Eu os amo mesmo assim. Júnior olha para o céu, ele é muito bonito, eu fiz para você, você já tomou banho no meu mar, fui eu que te dei de presente os rios, as montanhas, as florestas, os pássaros as cachoeiras, o vento, o sol, tudo eu fiz e te dei de presente. Eu quero te ver sorrindo, feliz, esse é o maior presente que os seres humanos podem me dá; uma vida feliz ao meu lado.”

 

JUNIOR – Senhor, o dia do natal não pode ser só isso. Dar presentes, comer peru, beber refrigerante e ficar bonito, isso não pode representar o natal. Temos que entender através da tua revelação o que é o natal, O natal eu acho que deve ser o Senhor Jesus vivendo dentro de cada um de nós... Agora eu sei por que se coloca aquele boneco na manjedoura, é para fazer de conta que você está nascendo de novo. Mas isso está errado, você só nasceu na manjedoura uma vez. O natal é para dizer ao homem que você quer nascer no nosso coração, quer nos dar a vida eterna, quer nos ensinar a amar os nossos semelhantes, quer nos perdoar os pecados, quer que nós sejamos felizes, mesmo na pobreza, pois o Senhor falou que a riqueza maior para os homens é está sempre ao seu lado. Agora eu entendo o que é natal, e posso dizer a todos o que significa  o natal.

 

NARRADOR – “Junior, Eu quero te dar um presente, escolhe o que você quiser, pede em meu nome que Eu te dou.”

 

JUNIOR – Jesus, eu sei que o Senhor me ama, sei que o Senhor morreu naquela cruz por mim, sei que o Senhor quer me ver feliz, eu agora sei de tudo isso, mas me falta algo que eu quero te pedir.

 

NARRADOR – “Diga o que você precisa”

 

Eu preciso do Senhor na minha vida, eu preciso do Senhor nascendo e morando em mim. Jesus, eu te peço, faça uma manjedoura no meu coração e venha nascer nele, pois desde que eu nasci, ele se encontra vazio. Eu sei que nele mora minha mãe, meu pai, meus irmãos e parentes, meus colegas, mas mesmo assim ele tem um espaço enorme que falta ser ocupado, e eu quero te dar esse espaço. Mora em mim Senhor Jesus, para que eu seja realmente feliz.

 

NARRADOR –“Junior, alegra-te, Eu atendi o teu pedido, pois ele foi feito com amor sinceridade e arrependimento, Eu já estou morando no teu coração.”

 

JUNIOR – Obrigado Senhor por me amar muito e agora por morar em mim. Correndo para dentro de casa, o menino gritou para todos. Eu sei o que é o natal, eu sei o que é o natal ! É o nascimento de Jesus dentro dos nossos corações, e Ele acaba de nasceu em mim. Viva Jesus. Feliz Natal.

 

 

 

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

 

 

projeto socyet folclore vivo - eye geographyc socyety " grt" - blogger

gildasiorteixeira.blogspot.com/2014/10/projeto-socyet-folclore-vivo_10.html?m=0

10 de out de 2014 - A escola como espaço de construção do conhecimento e que tem a função social de educar de forma integral os ... GILDÁSIO RTEIXEIRA YHWH .... PROJETO SOCYETY TEATRO NA ESCOLA "GILDÁSIO RODRIGU.

projeto socyety teatro na escola - eye geographyc socyety " grt"

gildasiorteixeira.blogspot.com.br/2015/04/projeto-socyety-teatro-na-escola.html

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA. PROJETO SOCYET TEATRO NA ESCOLA. Projeto elaborado com o intuito de estimular uma consciência maior sobre o ...