O teatro empresarial pode ser uma forma criativa de motivar e treinar os funcionários deixando-os mais confiantes em suas funções e assim trazendo melhores resultados na empresa em que trabalha. A vantagem de aprender novos conceitos através do teatro é que o funcionário saberá por em prática tudo aquilo que se aprendeu com mais confiança e eficiência.

É possível se encontrar empresas que se especializam em teatro para empresas no Rio de Janeiro, elas se adaptam conforme a necessidade da empresa estimulando os funcionários a adquirir uma postura profissional diferenciada, também traz empatia entre a equipe de trabalho e faz com que compreendam melhor a forma de agir frente às situações do dia-a-dia na empresa. No teatro é possível assistir, participar, tocar e sentir tornando muito claro e descomplicado aquilo que se aprendeu, é uma forma prazerosa de impulsionar os profissionais a gerarem melhores resultados para a empresa.

No teatro para empresas os atores interagem com a platéia e mesmo sendo algo que já foi ensaiado, o teatro sempre abre a possibilidade de improvisos para a diversão e para a motivação de quem assiste a peça teatral. Em alguns casos é possível envolver os funcionários da empresa sendo eles mesmos os atores com preparação e ensaios ou pelo menos os envolvendo em alguma situação no improviso, mostrando como é fácil desenvolver uma comunicação com os colegas de trabalho e com os clientes da empresa, desta forma os profissionais podem experimentar as sensações que lhe trás o novo comportamento.

Os profissionais sempre gostam de aprender se divertindo por ser motivador e por ser muito mais fácil de compreender em como por tudo que aprendeu em prática no dia-a-dia, sem contar que muitos profissionais adorariam fazer algum curso de teatro, de algum instrumento ou de canto. Mesmo sendo fácil se achar um curso de teatro no RJ muitas vezes os profissionais não tem o tempo necessário ou não encontram uma oportunidade para se dedicarem, por isso algumas empresas oferecem os serviços para treinarem um grupo de profissionais da empresa através de ensaios durante alguns meses e os próprios funcionários apresentarão a peça de teatro, desta forma os esses funcionários terão a oportunidade de aprender a se expressar melhor, expor novas idéias, a planejar de forma eficiente, a ouvir as novas idéias de seus colegas, a trabalhar em grupo de forma harmoniosa, a se dedicar e a se comprometer totalmente com as atividades dentro da empresa.

Uma boa forma de capacitar os funcionários e dar a oportunidade de crescerem em conjunto com a empresa.