O teatro pode-se dizer que foi criado pela Igreja, com o intuito de ramificar suas doutrinas e acabar com os ritos pagãos que ainda existiam no medievo, baseando-se nas Escrituras, e doutrina Católica em geral, existiam dois tipos de peças: As de curta duração, denominadas "milagres", e a de prolongada duração, chamada de "mistérios" , com base em episódios bíblicos teve seu apogeu no século XV, com o passar do tempo, de "mistérios" mudos, passou a "mistérios por personagens", tornando o teatro mais parecido com oque estamos acostumados hoje. Era de se esperar que com o tempo os teatros saíssem das Igrejas a passassem a secularizar, sendo não mais apenas obra clériga, mas também secular, em ruas, praças, e de maior tecnologia e enredo. Agora o teatro já não mais clérigo, mas grandes espetáculos, patrocinados por grandes famílias, autoridades e confrarias, tem em seus novos enredos todo tipo de roteiro, não só obra edificante, mas todo tipo de obras, como sátiras, dramas e comédia. Destaca-se oque é estranho a Igreja, o repentino aparecimento de personagens a interpretação da figura "diabo" por volta do século XII, já por volta do século XIV em cidades francesas, haviam as confrarias alegres, eram grupos cujo foco era peças dramáticas, e em suas peças, difamavam e ridicularizavam aqueles a quem eram opositores. É mencionado no livro da disciplina, que nas épocas festivas, todos esqueciam-se de suas diferenças e partilhavam da mesma vivencia, foi assim que o teatro cômico derivou-se para o carnaval.

Com o contágio das confrarias alegres, que eram teatros representados nas ruas, e as festividades pagãs de fertilidade, e seus rituais, começa a surgir oque conhecemos hoje como carnaval. Não derivando de uma única festa, ou comemoração, o carnaval vem de várias festividades pagãs que duravam de dezembro até a primavera no calendário litúrgico, sendo estas todas pagãs, logo a Igreja tratou de "Cristianizar" todas elas, como exemplo o Natal tomando o lugar da festa da Brumalia , que muito tempo antes já era comemorada no dia 25 de dezembro. Mas nem todas as festas a Igreja conseguiu "mascarar" , exemplificando a festa céltica de Samain, que hoje conhecemos como Halloween.

Conhecida no século XIII como "a festa dos loucos" praticada em ruas, com carros alegóricos e figuras bizarras, era patrocinada por autoridades e famílias aristocráticas. Devido a isso, o Igreja criou a quaresma, pois o fiel teria a liberdade para as festas , e logo depois teria 40 dias de purificação pré-páscoa. Assim de acordo com o livro da disciplina, no século XVII o carnaval já fixado como festa oficializada, passa a ter os limites de acordo com as autoridades civis e religiosas.

O Medievo de certa forma nos deixou um enorme legado, desde nossas vestimentas, como nossa forma de lidar com situações do cotidiano, o Ocidente todo é influenciado na cultura e modo de vivencia medieval, influencias políticas, profissional, estudantil e principalmente religiosas. Pequenas coisas como exemplo, nossos óculos hoje são herança medieval, camisa com botão, garfo e etc, todo o nosso estilo de vida ainda é baseado no sistema medieval, nós do Ocidente herdamos uma grande gama de ritos, objetos e forma de tocar a vida dos medievos, desde a maneira de agir, se analisarmos ao nosso redor, nós ainda vivemos como vivia-se na Idade Média, porém com uma qualidade muito mais elevada.

Felipe d'Avila.