Para abordar as formas de como enfrentar a Discalculia através de ações proativas para que se torne eficaz o tratamento, já que é um problema vitalício, não poderia deixar de citar o maior educador brasileiro, Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do Oprimido ele dedica "aos esfarrapados do mundo" seu exílio o ajudou a fazer reflexões sobre educação popular, com mais de um milhão de cópias vendidas no mundo é a terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos na área de ciências humanas. A pergunta seria como a teoria de paulo freire poderia ajudar as pessoas que apresentam esse problema neurobiológico especificamente na área do sulco intraparietal.Nesse livro o autor traz a importância de uma pedagogia libertadora (FREIRE, Pg 54), a pedagogia que faz com um ser compreenda a sua importância para o mundo. 

Partindo desse princípio o professor deve estar atento a cada aprendente e fazer com que cada criança mantenha sua auto estima elevada, que internalize que ele é o futuro e um agente transformador da sua sociedade.

A discalculia nos leva a Kant, o que sabemos? Como teríamos que fazer? O que podemos fazer? Sabemos que a discalculia  leva o aluno a ter uma incapacidade ou inabilidade com números e consequentemente operações matemáticas, o professor terá que agir de forma proativa para que possa libertar esse aluno de uma sociedade extremamente preconceituosa e seletiva, primeiro passo é observar cada detalhe e isso é analisar de forma individual e percebendo uma suposta discalculia deixar esse aluno em observação para descartar qualquer possibilidade de algum outro problema como por exemplo uma dificuldade natural em acompanhar a disciplina, vale ressaltar que no Brasil até por um equívoco de metodologia, os alunos dessa disciplina tem um baixo rendimento em relação a outras disciplinas.

 Caso o aluno seja diagnosticado com discalculia através de uma equipe multidisciplinar com participação efetiva dos pais não pode ser apartado da sala de aula  tem que se manter na turma uma vez que ele só deixará de ser oprimido sendo igual, mas deve ter tarefas diferentes para que possa se desenvolver na disciplina. Paulo Freire descreve o método tradicional do processo de ensino aprendizagem onde o professor é aquele que detém o conhecimento e o aluno é aquele que recebe esse conhecimento pronto e acabado. A busca por conhecimentos e a superação de uma educação bancária (FREIRE,Pg. 68) , tornando a educação uma educação dialógica, fazendo o educador aquele que educa enquanto também é educado e do educando aquele que é educado e que também educa. Creio que produtividade, lazer e contemplação como diria Aristóteles seria os ingredientes básicos para uma interferência correta.

 No livro de Maryanne Wolf " O Cérebro no Mundo Digital " são colocadas questões como a leitura, ela informa que nunca se leu tanto como hoje, com alguns toques no smartphone, temos na palma da mão um universo de informações. Mais será que estamos lendo de verdade? apreendendo esses dados, analisando criticamente,ampliando nossos conhecimentos a partir deles, transformando em sabedoria?(WOLF, capítulo 1) Isso é um realidade e um novo mundo chegou independente dos problemas possam trazer. Os impactos da tecnologia para a maneira como estamos lendo, consequentemente para nossa cognição. A plasticidade do nosso cérebro nos mostra que a partir dessas novas interações nosso aparato neural irá se modificar para absorver essa nova forma de buscar o conhecimento e nos comunicarmos. Jogos  online para que o aluno possa se alfabetizar de forma digital além de ser uma ferramenta muito eficaz para ajudar a criança a desenvolver suas habilidades. O mundo digital oferece a possibilidade, sempre tendo o professor como mediador, para que os objetivos planejados sejam alcançados de forma eficaz já que o aluno se transporta através da tela utilizando a imaginação e se considera parte integrante daquele universo, devido as cores e animação dos jogos. O lúdico como forma de libertação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

FREIRE, PAULO . PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

WOLF, MARYANNE. O CÉREBRO NO MUNDO DIGITAL