RESUMO

A celulite é uma afecção cutânea que promove grande incômodo às mulheres. Nove entre dez mulheres sofrem com este problema, seja na forma mais suave ou no estágio avançado, onde as depressões e saliências estão acentuadas, ocorrendo principalmente na região glútea, abdômen e coxa (SOUZA, 2004). A predisposição desses lugares para o acúmulo de gordura faz com que a celulite apareça mais facilmente nessas regiões. Atualmente, devido ao reconhecimento da importância do combate à celulite, existem diversas técnicas e princípios ativos que podem ser empregados no tratamento desta disfunção e que visam buscar um resultado eficaz e satisfatório, promovendo o bem-estar da paciente, podendo provocar sérias complicações, sendo elas de caráter estético, psicológico e social (Guirro, 2004).

INTRODUÇÃO

O FEG é uma condição que ocorre, sobretudo nas mulheres, constitui queixa extremamente frequente na atualidade.
Para que uma pessoa seja aceita na sociedade, é necessário que ela apresente uma imagem esteticamente agradável, sendo que para isto, é possível recorrer a 10 diversas alternativas, como: exercícios físicos e esportes, cirurgias plásticas e lipoaspirações, medicamentos como diuréticos e anabolizantes. (Damasceno, 2003).
Do ponto de vista estético, o fibro edema gelóide, torna o tecido inarmônico aos olhos, podendo ocasionar problemas de ordem psicossocial, visto os padrões estéticos atuais, ocasionando, em alguns casos, problemas álgicos nas áreas acometidas, comprometendo as atividades funcionais, tornando-se assim, um problema de saúde (Guirro e Guirro, 2002). Afirmam também que, há uma modificação no tecido conjuntivo, resultando numa formação fibrótica, podendo evoluir para esclerose.
Aproximadamente 50% da população refere algum tipo de insatisfação com a sua aparência, e parte deste grupo procura algum tipo de procedimento para a correção dos traços considerados indesejáveis, buscando melhorias na sua autoestima, confiança e qualidade de vida (Hexsel et al., 2012).
Os cuidados com o corpo e com aparência estética tornam-se uma preocupação constante na vida das pessoas, como parte dos reflexos dos valores e padrões culturais, sociais e individuais acarretando baixa autoestima, ansiedade e desestabilização da imagem corporal.
O fibro edema gelóide é uma alteração do relevo cutâneo, que envolve modificações macro e micro estruturais nos adipócitos. Trata-se de uma alteração do relevo cutâneo, envolvendo modificações morfológicas, histoquímicas, bioquímicas e ultraestruturais nos adipócitos, além de alterações na derme e na microcirculação (Hexsel, Dal'forno & Cignachi, 2006; Khan, Victor, Rao
& Sadick, 2010; Santos, Sarruf, Pinto, Kaneko, Baby & Velasco, 2011).
É conhecida popularmente por celulite, termo descrito pela primeira vez em 1920, utilizada para descrever uma alteração estética da superfície da pele (Hexsel et al., 2006; David, Paula & Schneider, 2011).
Existem diferentes termos utilizados, na tentativa de adequar o nome as alterações histomorfológicas, entre os quais, Lipodistrofia, Lipoedema, 11 Fibro edema gelóide, Hidrolipodistrofia, Hidrolipodistrofia ginóide, Paniculopatia edemato-fibroesclerótica, Paniculose, Lipoesclerose Nodular, Lipodistrofia Ginóide (Guirro & Guirro, 2004; Milani, Filho & João, 2008; Wilflingseder Russe & Russe, 2009; Khan et al., 2010; Krupek & Mareze-da-Costa, 2012). No entanto, de acordo com Guirro & Guirro (2004), o termo que melhor se enquadra para descrever a disfunção é o fibro edema gelóide.
Atualmente, na busca de um padrão estético social, é notório o aumento de mulheres que recorrem a diversas terapias, com o intuito de minimizar as disfunções estéticas (GONÇALVES et al., 2005; FERRARO et al., 2012).
Há uma constante necessidade de aperfeiçoar ou criar novas técnicas, para que os resultados pretendidos sejam o mais objetivos ou mais eficientes. Porém, muitas técnicas utilizadas por profissionais da área estética, embora apresentem resultados clinicamente positivos, não se encontram validados e como tal, a necessidade de comprová-las é constante.
Este estudo, portanto, visa trazer informações aos profissionais da área de estética, como um instrumento de coleta de dados que permita avaliar os tratamentos mais eficazes disponíveis no mercado, bem como uma fonte de referência para futuros estudos e o crescimento científico da área de estética.

 2 - JUSTIFICATIVA

Este estudo traz informações aos profissionais da área de estética, como um instrumento de coleta de dados que permita avaliar os tratamentos mais eficazes disponíveis no mercado, bem como uma fonte de referência para futuros estudos e o crescimento científico da área de estética.
Além dos profissionais da área estética, as pessoas interessadas no assunto aqui discutido, certamente encontrarão informações baseadas em trabalhos, pesquisas e revisões bibliográficas, podendo, portanto buscar os tratamentos mais adequados aos seus anseios e condições.
Visa, portanto, buscar algumas tecnologias largamente utilizadas para aplicar com segurança, evitar danos à saúde física dos clientes e dos profissionais envolvidos, o conhecimento é de extrema necessidade.

3 - OBJETIVOS

3.1 - Objetivo geral

Pesquisar os tratamentos disponíveis no mercado mais eficazes para a celulite. Diversas técnicas de tratamento do Fibro Edema Gelóide utilizadas no mercado da estética foram selecionadas, algumas consideradas mais significativas e outras tantas disponíveis no mercado, não tão expressivas ou estudadas o suficiente.

3.2 - Objetivos específicos

- Estudar os aspectos clínicos, epidemiológicos e histopatológicos do Fibro Edema Gelóide;
13
- As causas mais frequentes do acometimento da celulite e o processo de evolução da doença;
- Pesquisar os tratamentos mais largamente aplicados no controle e diminuição do Fibro Edema Gelóide;
- Selecionar as técnicas de tratamento consideradas mais significativas;
? terapias com energia térmica, luminosa, sonora e mecânica;
? massagens;
? ativos mais utilizados e mais eficazes
? controle da alimentação como meio de se evitar e controlar o fibro edema gelóide.
- Comprovar, face aos estudos pesquisados, que as pessoas afetadas por essa disfunção podem sofrer com problemas de ordem psicossocial, tendo em vista os padrões estéticos atuais, ocasionando, em alguns casos, comprometimento
às atividades funcionais, tornando-se assim, um problema de saúde.

4 - METODOLOGIA

O desenvolvimento deste trabalho é baseado em uma revisão da literatura científica disponível acerca do tema em questão, utilizando-se livros, revistas e artigos científicos, nacionais e internacionais.

5 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

5.1 - ASPECTOS CLÍNICOS, EPIDEMIOLÓGICOS E HISTOPATOLÓGICOS DO FIBRO EDEMA GELÓIDE

 O termo celulite foi descrito pela primeira vez em 1920. Palavra de origem latina, Cellulite, foi utilizada para descrever uma alteração estética da superfície da pele. Celulite não seria o termo mais apropriado, pois a derivação da palavra significa inflamação celular e estudos sugerem que não foram encontrados sinais de inflamação no tecido em questão (GIMENEZ, 2001).
O fibro edema gelóide geralmente é associada com insuficiência venosa de membros inferiores pela presença de teleangectasias, sintomas de parestesias, câimbras, sensação de peso, dor à palpação local, micro hemorragias, diminuição da temperatura tecidual nos locais afetados (Guirro e Guirro, 2002). Podem ser desencadeadas alterações micro circulatórias, por insuficiência de esfíncteres pré-capilares alterados nas áreas afetadas, resultando em edema na derme, nos septos interlobulares e interadipocitários (Curri,1993) Uma das possibilidades do surgimento da celulite é, em consequência, pelo aumento do número e o volume dos adipócitos e, por fim, a ação do estrogênio (hormônio sexual secundário feminino) durante a puberdade. Este hormônio é responsável por reter líquidos ricos em sódio (GOMES & DAMAZIO, 2009;
LEONARDI, 2008)

Como a celulite afeta quase exclusivamente mulheres, o fator hormonal merece atenção neste sentido. A distribuição de celulite na mulher ocorre em regiões específicas e segue o mesmo padrão que o depósito de tecido adiposo (de GODOY & de GODOY, 2009).
Kede (2010) ressalta os vários fatores responsáveis pelo aparecimento da FEG, entre eles, a herança genética, etnia, fototipo de pele, alimentação inadequada, 65 ISSN 1980-0894 Dossiê, Vol.8 Nº3, Ano 2013 falta de prática de atividades físicas, uso de nicotina e o uso de determinados medicamentos como terapia de reposição de estrógenos, anticoncepcionais, corticosteroides, antialérgicos, antitireoidianos e betabloqueadores podem agravar a situação. Um dos principais agravantes, em especial, é o estresse, pois também promove a retenção de toxinas (ILIES, 2002; GOLIK, 1995).

 5.2 - TERAPIAS COM ENERGIAS TÉRMICA, LUMINOSA, SONORA E MECÂNICA

5.2.1 - ULTRASSOM

Alguns estudos apontam essa técnica de tratamento como bastante eficaz, que os efeitos fisiológicos provocados no tecido adiposo ocorrem de forma sistemática das ondas sônicas, com efeito térmico.

[...]