Essa luta inicia-se em uma pequena cidade – com poucos habitantes – chamada de Nova Erechim, localizada no estado de Santa Catarina. Em Nova Erechim a maioria das pessoas se conhece, têm poucos muros e prédios, as crianças costumam brincar nas ruas e a violência dos grandes centros urbanos não se manifesta de igual proporção, aliás, geralmente não ocorrem casos policiais. Alguns costumes e crenças religiosas são preservados, por exemplo, a mãe de Lênin, que se chama Aparecida é dona de casa, o Pai, operário, se chama Lutero, tanto um, quanto o outro, incentivaram o menino Lênin a realizar a formação de catequista, como a primeira eucaristia e o sacramento da crisma – isso é uma celebração cristã, toda a família é convidada e organiza-se uma grande festa para comemorar essas passagens.
Com o passar dos anos, Lênin percebeu que se tornara ateu – nesse percurso, seus pais se converteram em evangélicos fervorosos – para evitar conflitos na família, o menino respeitava a opção religiosa dos pais, porém queria muito sair de casa. Assim que Lênin terminou seus estudos no ensino médio, decidiu que queria ingressar em uma universidade, no entanto, seu Pai sempre o lembrava:
–Filho, para ser alguém na vida você precisa estudar e fazer uma faculdade.
–Mas pai, como eu vou pagar!? Trabalho na fábrica de móveis e não ganho o suficiente!
Sua mãe lembrou-se de algo importante:
– Lênin, o filho da vizinha disse que tem uma universidade que é mantida pelo governo, mas é lá em “Xapecó”, falei com ele ontem, quando estava tomando chimarrão com a mãe dele.
Lênin ficou animado com a informação, foi pesquisar sobre essa Universidade e realmente era gratuita, porém ficou desanimado ao se informar da dificuldade de ingresso por existir muitos concorrentes; mesmo assim, ele decidiu tentar. Na primeira tentativa, não passou na seleção e ficou desapontado, então o filho da vizinha o alertou:
–Nessa universidade há cotas, no seu caso, você sempre estudou em escola pública, recorre às cotas, pois você irá conseguir ingressar na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e fazer o curso que tanto deseja.
–Com todas as intempéries que cerceiam um filho de operário, como falta de recursos, pouco estudo dos pais e sem auxílio de terceiros para estudar– Lênin decidiu
fazer uma nova tentativa, nessa busca viu que não era o único a utilizar-se da política de cotas da Universidade, observou que, índios, quilombolas, negros e demais minorias dispunham do mesmo benefício e teriam mais chances de entrar no sonhado curso superior. Meses depois, após mais um árduo dia de trabalho na fábrica, Lênin sabia que o resultado do processo seletivo da Universidade Federal da Fronteira Sul foi divulgado, para a sua surpresa seu nome estava na lista de aprovados, não conseguindo segurar a emoção foi correndo contar para os seus pais:
–Mãe, pai, eu passei, eu consegui!!!
Seu pai sem entender, pergunta:
–O que foi guri? Deixa de gritar dentro de casa feito louco! – Lênin explica que foi aprovado na UFFS; todos comemoram.
Lênin era o primeiro de toda a sua família a ingressar em uma Universidade Federal, e sabia da importância desse acontecimento, pois os conhecidos que viviam em Nova Erechim até duvidaram e outros o parabenizaram pela conquista. Alguns anos, já na graduação, ele soube que foi aprovado graças à política de cotas – seu acolhimento na cidade de Chapecó foi devido a Universidade Federal da Fronteira Sul, através de indicações de pensões e moradias – Lênin conseguiu um emprego e alugou uma “kitnet”.
Lênin vai seguidamente visitar seus Pais, eles o ajudam com comida e alguns escassos recursos, mas ele complementa sua renda através do auxílio socioeconômico que ganha da UFFS para subsidiar alguns gastos como moradia, transporte e materiais didáticos, Lênin continua trabalhando, não é fácil para o menino dividir os estudos com o trabalho, mas assim, é a única forma de dar continuidade em sua graduação. Lênin reconhece as enormes contribuições da Universidade Federal da Fronteira Sul para sua formação e neste momento ele está no final do curso que tanto desejou – o assunto não poderia ser outro, a formatura.
Aparecida está ansiosa para ver seu filho vestindo a beca e segurando seu diploma, ela quer uma cópia para colocar num quadro e mostrar para as pessoas como seu filho cresceu e se formou. Ela não compreende sobre o que o curso do filho se trata, porém o menino explica que cursa Ciências Sociais – Licenciatura e que vai ser professor.
Quando perguntam para ela:
– O que o seu filho faz?
Ela diz:
– Ele vai ser professor de uma matéria estranha.
Como o assunto é a formatura, a preocupação de seu Lutero é a roupa que vai vestir, pois não têm muitas roupas que ele julga “adequadas” para ocasião, seus irmãos estão orgulhosos e esperam que Lênin os ajude quando decidirem cursar uma graduação. – Lênin vai apenas participar da colação de grau, já que não tem dinheiro para fazer uma festa como alguns de seus colegas. Ele pensa em seguir com os estudos e sonha fazer carreira universitária e os próximos passos são destinados ao mestrado, ele sabe da longa caminhada que lhe aguarda.
Mas, como ele mesmo diz:
– Tarda, mas não falha!