No tópico anterior nós falamos sobre a Tanatologia, sob o aspecto da morte física e a necessidade do homem em ser salvo, em ser resgatado.

Hoje vamos falar sobre a morte espiritual.

Mas o que é a morte? A morte é sempre uma separação. Quando o ser humano morre fisicamente há uma separação de sua parte espiritual da sua parte material, ou seja, a Alma humana juntamente com o Espírito humano, se separam do Corpo físico. Essa é a morte física.

Existe, porém, um outro tipo de morte que é a morte Espiritual. Lembrando que Morte sempre é uma separação. A morte espiritual também é uma separação. A parte espiritual do ser humano se separa de Deus, a isso chamamos de morte espiritual.

O grande problema da morte espiritual é que toda humanidade já nasce morta espiritualmente, separada de Deus, pois em Adão todos pecaram e distituídos foram da Glória de Deus (Romanos 3.23) por hereditariedade. Isso é um grande problema, pois o ser humano anda, corre, trabalha, se diverte, tem prazeres, e não sabe que está morto para Deus, e isso causa-lhe uma sensação de que assim é a vida e assim deve continuar. Logo, o homem não vê motivo algum para buscar uma vida espiritual, pois tudo lhe parece normal. Então, ele vive sua vida intensamente, com desvio moral, enganado e deixando-se enganar, mentindo, roubando, se corrompendo, matando, quebrando leis, magoando e ferindo. O mundo está um caos ao seu redor, tudo à sua volta está perecendo, pessoas conhecidas morrem, doenças o aflingem, nada aqui é duradouro. Mas, mesmo assim (e assim tem que ser) ele não se vê como um morto que precisa nascer de novo, que precisa nascer para Deus.

Devo salientar, porém, que essa morte espiritual é temporária, enquanto estivermos vivos neste planeta, há a possibilidade de qualquer pessoa buscar a Deus, encontrar Jesus e deixar de ser um morto espiritual. O grande perigo é que as pessoas por não saberem que estão mortas espiritualmente, elas não sentem necessidade buscar Deus. Mas, que se ficarem assim, mortas espiritualmente, e vierem a morrer fisicamente, então, já não haverá mais nada a ser feito, pois regeitaram a morte do próprio Deus em seu favor, e assim, eternamente estarão mortos espiritualmente. Ou seja, essa é a Morte Eterna, também chamada de segunda morte.

A morte eterna, é o existir por toda eternidade sem possibilidade alguma de voltar para Deus. E Deus sendo vida, longe de Deus só há morte, sempre e sempre.

Confie em Jesus! Ele é Deus feito homem para nos salvar. Entregue-se a Jesus, confia nele e tudo o mais Ele fará. A vida eterna estará garantida por Jesus!