A tanatologia estuda as questões que envolvem a morte e seus aspectos.

Essa palavra tem origem em duas palavras de origem grega: Tanatos e Logos, que significam respectivamente, morte e estudo. Portanto, é o estudo da morte.

Filosoficamente o existencialismo chegou à conclusão de que a morte é um fim absoluto, e que, portanto, o homem é um ser para a morte e ponto final. Já Platão e outros filósofos mais antigos não pensavam dessa forma, acreditavam que há uma sobrevivência de algo do ser humano no pós-morte.

A Teologia nos tráz uma perspectiva mais branda, pois nos assegura que temos uma Alma e que essa Alma sobrevive depois da morte física, e que dependendo do que fizemos aqui sofreremos ou receberemos recompensa no outro lado.

O Cristianismo nos tráz uma visão bem mais suave, pois nos diz que não só iremos para o outro lado, ou seja, sobrevivemos à morte física, como também, iremos para um lugar de gozo eterno. Há, porém, uma condicional, para isso temos que entender que todo ser humano está perdido em seus pecados, em sua imoralidade, e que nada há no homem que possa salva-lo por si só. Portanto, o próprio Deus se fez homem, esvaziou-se, e veio a este mundo que Ele mesmo criou, para resgatar o ser humano, mas que para tal seria necessário que Ele (Jesus) morresse em uma Cruz para pagar a dívida que os pecados criaram diante de Deus, pois só a morte de um Cordeiro poderia justificar o homem diante do Criador. Como nenhum homem está livre da corrupção e do pecado, Deus não podia contar com o homem para deixar o pecado e assim nunca conseguiria cumprir a Lei de Deus, pois o pecado o faria quebrar a Lei. Portanto, só alguém sem pecado poderia cumprir integralmente a Lei e assim satisfazer a justiça de Deus. Por isso Deus mesmo teve que deixar seu Trono, sua Glória e vir a este mundo cumprir aquilo que nenhum homem conseguiria preso que estava sob o pecado.

Jesus cumpriu sua missão aqui, pagou o preço pelos pecados de toda humanidade, e assim, hoje todo ser humano é livre para escolher crer em Deus ou não crer. Basta unicamente a Fé.