Quando ouvimos falar de suplementos alimentares imediatamente nos vem na mente o conceito de exercício físico, mas nem todo o mundo entende o que na realidade são e para que servem.

Vamos então esclarecer um pouco sobre este assunto de suplementos alimentares. Para iniciar, comecemos por explicar que os alimentos que ingerimos diariamente são constituídos por vários nutrientes que o nosso organismo necessita (uns mais do que outros), que são os carboidratos, proteínas e as gorduras. Estes nutrientes fornecem ao nosso organismo as calorias e vitaminas necessárias.

Os suplementos alimentares são exatamente o mesmo, são substâncias formadas por nutrientes que repõem no organismo alguma eventual falha na nossa alimentação diária, onde esses nutrientes não estão presentes, bem como utilizados por praticantes de exercício físico, atletas, que necessitam melhorar o seu contributo alimentar devido às necessidades de calorias e outros, exigidas por essa atividade física.

Como em tempos muita especulação havia sobre os benefícios e a legalidade dos suplementos alimentares, o Ministério resolveu efetuar a referida legalização desses suplementos, estipulando regras e categorizando os mesmos da seguinte forma:

Hidroeletrolíticos: estes suplementos possuem a função de hidratar por serem constituídos maioritariamente por sais e carboidratos.

Energéticos: São igualmente compostos por carboidratos principalmente por frutose e glucose desidratada, servindo, tal como o nome indica, para reporem a energia perdida e ajudarem no desempenho fisico.

Proteicos: Estes suplementos são constituídos por proteínas, tais como clara de ovo desidratada, leite em pó ou caseinato de cálcio, por exemplo. Muito utilizados pelas pessoas intolerantes a estas substâncias quando ingeridas normalmente nos alimentos, mas tolerantes a elas em suplementos.

Aminoácidos: são constituídos essencialmente por três aminoácidos, a leucina, a isoleucina e a valina e sua função é atribuir energia e definição aos músculos pela sua absorção, ou seja, são diferentes dos suplementos energéticos pois sua função é direta nos músculos.

Compensadores: Estes suplementos são uma mistura de vários nutrientes, que tal como nome indica pretendem compensar o organismo pela falha de vários nutrientes indispensáveis ao seu bom funcionamento.

Resumindo, os suplementos alimentares pretendem complementar a alimentação de uma pessoa saudável dando a esta todos os nutrientes necessários, de uma forma natural e evitando a escolha dos chamados anabolizantes que podem causar problemas graves na saúde e efeitos colaterais muitas vezes irreversíveis.

Estes suplementos alimentares se encontram à venda na maior parte das drogarias e farmácias do país, como a ultrafarma por exemplo, ou até mesmo a drogasmil, que possui uma aba exclusivamente dedicada a produtos fitness e diet & light.

Assim, se acha que necessita de um suplemento alimentar, consulte seu especialista de saúde ou farmacêutico, se aconselhe com este sobre qual a melhor opção para si, e tenha uma boa saúde.