Esse texto tem como objetivo, mostrar algumas propostas direcionadas para professores iniciantes, sugerimos algumas atividades que ajudará a desenvolver a sua atividade pedagógica, através de uma ferramenta muito importante, o livro. Apresentaremos duas formas de atividades que podem ser utilizadas com as crianças que se encontram em fase de aprendizado e deve ser encorajadas a leitura.

Quando na escola não conta com uma biblioteca, é aconselhável organizar um espaço de leitura na própria sala de aula; As principais características desse espaço deve ser as seguintes: estante, mesas, livros, conforto, brinquedos, aquisição dos livros, organização dos mesmos e também folhas de controle de leitura para cada criança. Esse espaço deve ser agradável. Pode também utilizar a área externa da sala, onde tenha claridade, ate pela questão da visão das crianças, não ficar forçando na leitura.

Vale ressaltar para que tudo ocorra bem, as crianças devem estar sentadas, descontraídas, e devem ser envolvidas na historia, cantando, comentando, participando.

Quando a escola tem biblioteca, o professor não deve esquecer-se de incentivar as crianças visitar a biblioteca, possibilitar a elas o contato com os livros nas prateleiras; cabe ao professor também orientar para que a criança consiga identificar o titulo e viabilizar para que a mesma pegue e manuseia esses livros.

Para a biblioteca continuar organizada, é importante ter como disciplina da devolução. Se a criança não devolver, isso faz com que o espaço fique desfalcado. E importante que o professor faça esse controle disciplinado; o professor deve ter em mente que a prioridade é que a criança tenha oportunidade de ler, oferecendo um prazo maior para a devolução do livro.

Podemos sugerir alguns exemplos de fazer a leitura do livro para os pequenos, utilizando uma serie de recursos e também valorizar o texto lido. Inicialmente ter uma conversa explicando sobre o legume rabanete; em seguida fazer degustação do rabanete; a professora ira colocar um tnt amarrá-lo na porta ou janela; sentados em roda, convidar um de cada vez para puxar o tnt na cor do rabanete e depois que todos estiverem em pé, combinar para que a assistente solte o tnt devagarzinho para que a criança não se machuque; em seguida em roda a professora mostra o livro o grande rabanete, destaca o autor e o ilustrador e lê a historia para todos, procurando sempre mostrar as ilustrações, pedindo para que as crianças descrevam o que estão vendo. E por último a professora distribui massa de modelar para todos, para que a criança faca esculturura do grande rabanete, contemplando a atividade de leitura com uma atividade lúdica.

Outro livro que também é muito interessante de ler para as crianças é Douglas quer um abraço, iniciar a proposta com uma dinâmica utilizando a musica, toda vez que parar de tocar a criança deve abraçar o amiguinho ao lado, depois dessa atividade apresentar a eles a caixa surpresa, as crianças sentadas em roda, chamar um de cada vez e retirar da caixa imagens que representam  afetividade como: amor, carinho, afeto e perguntar para elas se recebem esses carinhos. Em ultimo momento fazer a leitura do livro, não se esquecendo de citar o nome do autor e ilustrador. Nessa atividade, podemos entender alguns tipos comportamentos e mostrar para a criança que e importante ter respeito e afeto pelo amiguinho.

Lógico que essas são umas das atividades propostas, porem quando estiver planejando suas aulas percebera que sempre ira que ter que pesquisar sempre, porque cada criança tem um o seu jeitinho especial de agir e aprender dentro da sala.

 

ELÇA DOS SANTOS MACHADO - Graduada em: Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.GRACIELE CASTRO SILVA - Graduada em Administração pela UESP - FAIESP-UNIC- Campus de Rondonópolis. Email:[email protected]. JONER DAVI GOETTERT (2) graduado em: Geografia: Especialista em Educação Infantil e professor na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis LIDIANE DA SILVA XAVIER - Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.  RAQUEL SANTOS SILVA - Graduada em: Letras; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. RENATA RODRIGUES DE ARRUDA; Especialista em Educação Infantil. Email: [email protected] ROSILENE NUNES DA SILVA - Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. 

Baseado no livro CPT