Diante de qualquer problema, sorria. Sorrir faz de você uma pessoa segura e firme nas suas decisões. Não importa se os dias estão ruins, permita-se estar bem; ajude-se encantar por outras direções que seus olhares podem enxergar. Ao olhar para um único ponto você pode deixar de contemplar todas as maravilhas que Deus lhe presenteou. 

Diante das agruras do mundo, o sorriso se apresenta como uma das mais belas armas que temos para enfrentá-las. Como afirmou Jean-Paul Sartre, "o sorriso é a arma dos desconcertados". Em momentos difíceis, pode parecer difícil encontrar motivos para sorrir, mas é justamente nesses momentos que o sorriso se revela mais poderoso. Ele nos ajuda a manter a firmeza nas decisões, mesmo diante das adversidades, e nos permite olhar além dos nossos próprios problemas.

Olhar ao redor, perceber a beleza que nos cerca, é um convite à alegria de viver. Como disse o filósofo existencialista Albert Camus, "a beleza é uma forma de resistência à morte". Em meio às dificuldades da vida, o olhar para as coisas simples, como o sol que nasce a cada dia, a brisa que sopra suave ou as cores da natureza, pode nos lembrar que há muito mais a se apreciar do que apenas os problemas que enfrentamos.

E se ainda assim, parecer difícil encontrar motivos para sorrir, lembre-se de que sempre há alguém que admira você e que precisa do seu sorriso. Como afirmou Simone de Beauvoir, "a amizade é uma forma de resistência contra a opressão do tempo e da morte". Ter amigos, familiares, colegas de trabalho ou de fé que nos valorizam e apoiam é um motivo para sorrir e seguir em frente.

Não se deixe abater pelas dificuldades. Como afirmou Friedrich Nietzsche, "aquele que tem um porquê para viver pode suportar quase qualquer como". Encontre seus motivos para sorrir, olhe ao redor, seja grato pelo que tem e, se precisar de ajuda, conte com aqueles que admiram e apoiam você. E, acima de tudo, lembre-se daqueles que têm menos do que você, e sorria por eles também. Como disse Martin Buber, "quando uma pessoa sorri para outra, um ato de transfiguração ocorre, e essa é uma das mais belas formas de amor".

Sabe, se me pedissem para escrever uma redação com um tema já elaborado, eu não conseguiria. Eu não gosto de caminhar por caminhos já traçados. O que me encanta é a incerteza do destino, a possibilidade de novos horizontes e a busca pelo desconhecido todos os dias. Pois é na imprevisibilidade que encontramos a verdadeira essência da vida.

Por isso, quero que saiba que pode contar comigo. Talvez meu sorriso não seja o mais bonito, mas a minha felicidade será completa ao saber que você está bem. Você pode sorrir por aqueles que estão presos, nos hospitais aguardando atendimento, nas ruas sem ter um lar, desempregados, analfabetos ou abandonados? Pois é, você pode sorrir por essas pessoas que vivem sem muitos dos benefícios que muitos de nós temos. Assim, não há nada mais bonito e contagiante do que um sorriso sincero e cheio de vida. É ele que nos faz seguir em frente, mesmo nos momentos mais difíceis. O sorriso é uma prova de que a alma está em paz e que, apesar dos desafios, a vida ainda vale a pena ser vivida.


Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/