No mundo globalizado, vendedores sonhadores não têm espaço, porque sempre fogem das regras absurdas, das cotas extrapoladas, dos gerentes burocratas e procuram sempre levar e satisfazer o mais simples dos desejos que seus clientes têm.

 

Parece remar contra a correnteza, mas não é, porque quem dita o curso do rio são os clientes; se eles gostam do atendimento, devemos mudar sempre para melhor, agregando valores percebidos por eles. Jamais retirar benefícios sem dar algo em troca, mesmo com a lei da oferta e procura, na qual muitos se aproveitam da falta para poder aumentar. É lógico que podemos ganhar mais, mas de uma forma cautelosa e condizente com o mercado.

 

Há alguns anos, com a explosão do consumo das lâmpadas fluorescentes e compactas, os que saíram na frente, ganharam muito dinheiro, porque o mercado ditou o preço; bastaram alguns meses que o abastecimento foi demasiado já que o preço de uma lâmpada fluorescente era 20 vezes maior do que uma lâmpada incandescente, que a retração foi eminente. Hoje o preço está entorno de 6 vezes e ainda está elevado.

 

Voltando ao título, sonhar faz parte do vendedor. Ele projeta seus sonhos junto aos seus clientes. É através deles que sua família será constituída e sem eles, seus sonhos jamais serão realidades.

 

Quando jovem sonhava com os pés nas nuvens e hoje, infelizmente tenho de sonhar com os pés no chão porque as pessoas não aceitam os sonhadores e nem permitem que sonhos mirabolantes possam virar realidade. Não tenho um negócio próprio, mas adoraria vê-lo crescer na mesma proporção que crescessem os sonhos dos meus colaboradores. Jamais poderia crescer evitando que os outros crescessem.

 

Infelizmente é a realidade; é o capitalismo absoluto, o qual esquece do trabalho. Um depende do outro, ao passo que sozinho qualquer um deles não sobreviveria para concretizar um sonho.

 

Não quero que confundam pré-venda com vendedor sonhador; podem se misturar, porque é gostoso imaginar o quanto um cliente vai comprar e multiplicar pelos outros, terminando o sonho com a comissão sendo depositada na conta corrente.

 

Se você empreendedor ou dono de um negócio tem vendedores sonhadores, alimente esta chama, dê subsídios, participe o seu crescimento com eles, abra novas fronteiras e jamais diminua o espaço e as condições de seus rendimentos, porque o rendimento é a fonte de uma venda, é o que motiva um vendedor. Saiba ganhar muito, mas saiba dividir porque em vendas dividir é multiplicar resultados, lucros e sonhos.

 

Oscar Schild, vendedor, gerente de vendas e escritor.

http://www.grandesvendedores.com.br