O QUE É GENEROSIDADE ?

 

- Generosidade é a virtude, que está por trás de uma decisão que nos impele a atuar como voluntários de ações sociais públicas ou individuais. É também  a ''virtude daquele que se dispõe a sacrificar os seus próprios interesses em benefício de outrem''. É a  caridade entre as pessoas.

Aquele que é generoso ao praticar sua ação, sempre se desfaz de um BEM que lhe é PRECIOSO para dar aquele que é atendido. Ex.: seu tempo, sua dedicação, seu afeto, seu dinheiro, seu esforço, etc...

“Ser generoso é saber-se livre para agir bem e querer-se assim. O homem generoso não é prisioneiro de seus afetos, nem de si; ao contrário, é senhor de si e, por isso, não tem desculpas nem as procura. À vontade lhe basta. A virtude lhe basta. Ser generoso é ser livre de si, das próprias pequenas covardias, pequenas posses, pequenas cóleras, pequenos ciúmes…”

Há diferentes tipos de pessoas que aplicam sua  generosidade:

- Doadores por convicção: São desprendidas de seus interesses em benefício do interesse alheio.

- Doadores por conveniência : Os que doam para serem percebidos e querem méritos por assim fazer. Muitas vezes em tais práticas escondem-se de suas mazelas, seus erros, compensando uma com outras atitudes.

- Doadores por coerção: Se dispõem em ajudar o próximo dado que podem ser discriminados pela ação de outrem que está a sua volta oferecendo ajuda. São impelidos  em ajudar por sentirem-se constrangidos.

O apóstolo Paulo havia decidido levantar uma oferta aos irmãos da Judéia e para isto mandará emissários que se adiantassem neste negócio, razão em ter escrito na carta de 2 Coríntios 9. 1 : A respeito do auxílio que vocês estão mandando ao povo de Deus na Judéia, de fato, não tenho nada que escrever a vocês. Sei que estão querendo ajudar, e por isso eu os tenho elogiado para os irmãos da província da Macedônia. Eu disse que vocês, os irmãos que moram na província da Acaia, já estavam dispostos a ajudar desde o ano passado. A maioria deles ficou muito animada com a boa vontade de vocês. Agora estou enviando estes irmãos para que não fique sem valor o elogio que fiz a respeito de vocês sobre esse assunto. Mas, como eu disse, vocês estarão prontos para ajudar. Porém, se alguns irmãos da Macedônia forem comigo e não os encontrarem preparados, isso vai ser uma vergonha para nós, que tivemos tanta confiança em vocês. E sem falar na vergonha que vocês mesmos vão sentir. Por isso achei que era preciso pedir aos irmãos que fossem antes de mim para preparar a oferta que vocês prometeram. E assim, quando eu chegar aí, ela já estará pronta, e todos ficarão sabendo que vocês deram ofertas porque quiseram e não porque foram obrigados. Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito.  Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras.Como dizem as Escrituras Sagradas: “Ele dá generosamente aos pobres, e a sua bondade dura para sempre.”

Aquele que tem o amor de Cristo em sí, é desprendido de pequenas coisas que impedem de praticar generosidade.

A caridade não visa interesses, nem faz os homens prisioneiros de suas ambições...

Valdir Carvalho- Cascavel-Pr